Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fazer-se próximo, eis a tarefa do nono dia da Trezena

08/06/2017

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Nesta quinta-feira, 8, aconteceu o nono dia da Trezena em honra a Santo Antônio no Santuário São Francisco, região central de São Paulo. Muitos devotos vieram participar da celebração, e quanto mais próximo o dia do santo, mais devotos comparecem à trezena.

O tema escolhido para o 9º dia foi: “Santo Antônio e Santa Maria: animai-nos no amor ao próximo”. Em sua homilia, Frei Gustavo destacou que a sociedade vive hoje um tempo de muitas facilidades tecnológicas, fato que deveria aproximar as pessoas, mas acaba afastando ainda mais. E afirmou que Jesus, na parábola do bom samaritano, mostra que se faz próximo quem ajuda e faz o bem ao outro. “Está aí o grande desafio cristão: o decidir aproximar-se amorosamente das pessoas, especialmente daquelas que estejam em maior necessidade. Para cumprir bem esta tarefa, não há dúvida de que precisamos nos despir de preconceitos, buscar uma sintonia profunda com Deus e, com muita frequência, morrer para nossa vontade”, afirmou.

O pregador da trezena deste ano falou ainda da proximidade de Maria com as pessoas, por exemplo sua prima Isabel, que precisava da ajuda de uma pessoa mais jovem, e Maria prontamente se colocou a disposição. O frade destacou ainda a proximidade de Nossa Senhora em suas aparições, destacando 3 delas: Nossa Senhora de Guadalupe, em 1531, Nossa Senhora Aparecida, em 1717 e Nossa Senhora de Fátima, em 1917.

Sobre Santo Antônio, Frei Medella afirmou que ele, mesmo com toda sua sabedoria teológica, nunca se afastou dos mais pobres e humildes. Pelo contrário, em seus milagres é possível notar a intimidade de Santo Antônio com os mais necessitados, fato que se estende até os tempos atuais, tornando-o um dos santos mais carismáticos da Igreja. “Mostrando o caminho da construção desta proximidade, Santo Antônio nos instrui: ‘Somos templos de Deus e santos, se formos contemplativos, renunciando aos bens temporais; se mortificarmos nossa carne; se nos compadecermos do próximo’”, acrescentou o frade, que deixou como gesto concreto deste 9º dia da Trezena a tarefa de fazer-se próximo, numa postura amorosa.

Um minuto pela paz

Em seguida, Frei Gustavo falou da iniciativa “Um minuto pela paz”, promovida pelo Papa Francisco, em memória pelo histórico encontro em 2014, que reuniu o Pontífice, o líder israelense Shimon Peres, o líder palestino Mahmoud Abbas e o Patriarca Bartolomeu I. Todos então permaneceram em silêncio por um minuto, em pé ou de joelhos, numa oração silenciosa pela paz.

A trezena continua nos próximos dias, sendo celebrada nesta sexta (9) e sábado (10) às 15h, domingo às 10h30 e na segunda (12), ao meio-dia. Neste fim de semana acontece também a Festa Junina, no claustro do convento.