Família Franciscana se reúne em Lages
10/11/2014
Assembleia Regional da Família Franciscana do Brasil
Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm
Lages (SC) – Nos dias 08 e 09 de novembro de 2014, realizou-se em Lages-SC, no Centro Católico de Formação, a Assembleia Regional da Família Franciscana do Brasil (FFB-SC). Fizeram-se presentes: Ministros da OFS, religiosas e leigas consagradas franciscanas, e a coordenação da FFB-SC, composto por Irmã Zulmira, coordenadora, Frei José Lino Lückmann, OFM, vice-coordenador, Frei Rafael Spricigo,OFM, diretor espiritual, Irmã Nadir, secretária, e a Ingrid, tesoureira da FFB regional.
Irmã Zulmira deu início ao encontro, depois foi realizada uma apresentação breve de todas as famílias e congregações presentes na assembleia, e em seguida recebeu a todos dando as boas vindas. Frei Rafael foi quem conduziu a oração de abertura. “Queridos irmãos e queridas irmãs, Paz e Bem. É com alegria e entusiasmo que hoje, nos reunimos, como Família Franciscana do Brasil, como irmãos e irmãs unidos a Cristo nas pegadas de São Francisco e Santa Clara de Assis, para vivenciar mais uma assembleia sendo esta eletiva.”
Refletiu-se o texto sobre o Vaticano II e Francisco, elaborado pelo Conselho Diretor da FFB. Foram desenvolvidas no texto três ideias centrais: 1- A centralidade da Palavra de Deus. 2- Prioridade do seguimento de Cristo, sobre os aspectos da religião. 3- O respeito a todas as culturas. Adiante se realizou uma breve partilha.
Aprofundou-se também outro texto, sendo este intitulado São Francisco de Assis: O Retorno ao Evangelho (Frei Éderson Queiroz, OFMCap). Nele viram-se os três elementos do Evangelho que falaram alto ao coração do jovem Francisco. Dentre eles: -O envio dos discípulos: Ide! –A exigência da pobreza: Não leveis! –O conteúdo do anúncio: A todos anunciai a Paz! Estes três elementos contribuíram para que Francisco se tornasse um guia seguro e inovador para quem quisesse viver a radicalidade do Evangelho da Missão (Ide), da Pobreza (Não leveis) e da Paz (Anúcio).
Após a leitura os seguidores de São Francisco, reunidos como família, tiveram como chave de suas reflexões:
A riqueza da natureza humana de Francisco: trata-se de um fato incontestável, Francisco foi possuidor de uma riquíssima natureza humana. Tornou-se símbolo da integração: divino-humano; masculino-feminino e carnal-espiritual. São Boaventura diz: “Os sentimentos bem naturais de seu coração eram suficientes para torná-lo fraterno diante de toda criatura.” (Legenda Maior – São Boaventura 9,4);
O Sopro Evangélico: o sopro do Evangelho nesta rica personalidade, liberou suas potencialidades humanas. O Evangelho dinamizou sua vida e sua conversão, foi uma busca apaixonada de viver em comunhão com o Crucificado de São Damião. A natural hospitalidade de seu espírito e de seu coração se abriram às dimensões do mundo. O beijo no leproso e o Cântico da Criaturas são os mais belos símbolos de sua comunhão universal;
A cumplicidade com a história: o movimento franciscano se deu na história, considerou sua realidade e a partir dela, lançou possibilidades para o novo, foi assim nas origens e tem sido assim ao longo dos séculos.
Em seguida, realizaram-se algumas observações tendo em vista a caminhada percorrida nestes três anos. Foram destacadas várias questões… Elogiou-se a coordenação da FFB-SC. Também, colocou-se em pauta que ainda existe muito pouca participação por parte de algumas Congregações. Um exemplo disto foi esta assembleia. O filme Clara e Francisco fechou nosso dia de atividades.
No dia seguinte, iniciaram-se as atividades com a Santa Missa, celebrada no mosteiro de Nazaré, em comunhão com nossas Irmãs da Segunda Ordem de São Francisco, as Irmãs Clarissas. A missa foi presidida pelo Frei José Lino Lückmann e concelebrada por Frei Rafael Spricigo. Logo em seguida, houve um encontro alegre e informal com as Irmãs Clarissas.
Após a celebração, cumpriu-se a agenda programada para a manhã do domingo. Sendo assim, realizaram-se os trabalhos de assembleia, e os devidos encaminhamentos para o próximo triênio de 2015 a 2017. Também foram repassados alguns avisos, dentre eles:
• A partir do ano que vem a FFB passará a ser chamada de CFFB (Conferência da Família Franciscana do Brasil);
• Em 2016 celebrar-se-á 50 anos da FFB. A mesma nasceu em 1964 na Holanda, no Chile, e depois no Brasil em 1966, após o Concílio Vaticano II, sendo que o primeiro presidente foi Frei Estevão Ottenbreit, OFM;
• Dia 30 de novembro de 2014 inicia-se o ano da Vida Consagrada e no mesmo dia far-se-á a abertura do ano da Paz, pela CNBB;
• De 02 a 06 de março de 2015, acontecerá encontro dos presidentes e diretores da FFB da América Latina;
• De 20 a 23 de agosto de 2015 haverá a Assembleia Ordinária e Eletiva da FFB nacional;
• A partir de 2016, a contabilidade da FFB será centralizada através de um CNPJ, sendo assim as notas deverão vir no devido endereço com nome e CNPJ correspondente.
• O Retiro do ano que vem será do dia 03 a 09 de maio. O mesmo será conduzido por Frei Estevão Ottenbrait em São Leopoldo – RS, no Monte Alverne.
Findando a assembleia, foi redigida uma carta que será encaminhada às Congregações e Ordens do Regional de SC. Nela encontrar-se-á os devidos encaminhamentos prestados pela FFB-SC. E assim, ao meio dia, encerrou-se a Assembleia Regional da Família Franciscana do Brasil. Paz e Bem!