Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

SAV encerra agosto com “Live” Vocacional

30/08/2020

Notícias

Moacir Beggo e Lucas Santos 

São Paulo (SP) – O mês vocacional de agosto foi concluído pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província da Imaculada Conceição com uma live, transmitida diretamente da bela e histórica capela do Convento São Francisco de São Paulo. Este momento virtual, que se repetiu pela segunda vez durante a pandemia, reuniu os frades que trabalham neste serviço de animação da Província da Imaculada: Frei Diego Melo, Frei Alisson Zanetti, Frei Odilon Voss e Frei Leandro Costa. “Esse encontro Vocacional on-line veio como forma de coroação do mês dedicado às vocações”, disse Frei Diego.

O encontro começou com a oração dos noviços de Angola, que louvaram Maria no dialeto angolano Kimbundu. Essa participação dos noviços foi especial. Este é o segundo ano que o Noviciado acontece em Angola e, neste 30º aniversário da Missão, a casa de formação em Quibala recebe 27 noviços. (VEJA O VÍDEO).

Para a reflexão desta tarde, o jovem Frei Odilon, que está fazendo o Ano Missionário no SAV, trouxe um trecho das Fontes Franciscanas, onde São Francisco reflete sobre as qualidades e virtudes para se tornar um bom frade menor.

Segundo Frei Odilon, trata-se de um dos textos mais fortes da espiritualidade franciscana. Segundo São Francisco, o frade perfeito só existe no conjunto da fraternidade. “Não existe esse frade utópico, mas existe o frade que, com suas qualidades, junta-se a outras qualidades dos demais frades”, disse. Nos escritos da Ordem, Francisco soma as seguintes qualidades e virtudes para descrever o frade menor: a fé de Frei Bernardo; a simplicidade e a pureza de Frei Leão; a cortesia de Frei Ângelo; o aspecto gracioso e o senso natural com a fala bonita e devota de Frei Masseo; a mente elevada em contemplação de Frei Egídio; a virtuosa e constante oração de Frei Rufino; a paciência de Frei Junípero; o vigor corporal e espiritual de Frei João das Laudes; a caridade de Frei Rogério; e a solicitude de Frei Lúcido.

Para Frei Odilon, São Francisco olha para as qualidades que trazemos no coração. “Não é algo utópico”, falou especialmente para os vocacionados.

Uma das primeiras canções vocacionais de Pe. Zezinho, “Vocação”, ditou o ritmo do encontro em seguida: “Se ouvires a voz do vento, chamando sem cessar. Se ouvires a voz do tempo; mandando esperar. A decisão é tua…”.

Foi a decisão de ser frade menor que tomou o vocacionado Gustavo da Silva Gomes, natural de Garça, no interior de São Paulo. Segundo ele, sempre foi engajado em trabalhos pastorais. Mas no início da pandemia, sua vida tomou outro rumo. “Havia saído do trabalho e percebia que precisava modificar algo em minha vida. De forma muito providencial, chegou até mim a notícia do trabalho feito na Tenda Franciscana no Largo São Francisco. Foi, então, que resolvi dar o passo de vir até aqui. Falei com Frei Diego e fui acolhido pela Fraternidade do Pari. Estou tendo a oportunidade de conviver com os frades do Pari e do Largo São Francisco. Quando eu disse que sentia esse incômodo, eu não sabia o que era, mas, quando cheguei aqui, eu entendi. Era a vida fraterna e esse estado de missão que queria e que conheci no convívio com os frades e os voluntários na diversidade da Tenda. Ali, não se trata só de um trabalho social, mas de um trabalho com espiritualidade”, contou o jovem voluntário. Para ele, essa múltipla forma de ser franciscano no mundo chamou sua atenção. “Na Tenda, conheci essa fé que se manifesta através de obras. Uma fé que se manifesta por testemunho. Foi isso que me tocou e toca tantos outros”, revelou.

Segundo Frei Diego, falando a Gustavo, completou: “Nessa experiência de três meses, você respondeu àquele convite que já estava no seu coração”, disse. O animador vocacional, que está trabalhando na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, e veio a São Paulo especialmente para participar desta live, fez um convite aos jovens: “Eu tenho certeza que muitos jovens têm essa mesma inquietação nos seus corações, como teve o Gustavo. Não deixem passar essa oportunidade”, pediu o frade.

“Continue firme que ano que vem Ituporanga te espera”, disse Frei Diego a Gustavo, referindo-se à etapa do Aspirantado (VEJA O VÍDEO) que é feita no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC).

Os seminaristas de Ituporanga fazem o Ensino Médio e o Aspirantado. Segundo o guardião Frei Pedro da Silva, é um tempo de discernimento.

Neste caminho formativo que o jovem vai fazer até a profissão solene, depois ele ingressará no Postulantado e no Noviciado, onde fara a Primeira Profissão na Ordem dos Frades Menores ou receberá os votos temporários. Na Profissão Solene, o frade dá o seu sim definitivo a Deus. Veja os depoimentos dos frades que farão a Profissão Solene neste ano (VEJA VÍDEO)

O acompanhamento vocacional é feito pelos procuradores em cada Paróquia ou Convento da Província. Em junho ou julho, os candidatos fazem três encontros regionais em casas formativas da Província. Mas só no final do ano, com o grande Estágio Vocacional, são escolhidos os candidatos que iniciarão essa experiência formativa.

Devido à pandemia, não será possível este Estágio e, para isso, o SAV dividiu este evento nos estados em que a Província está presente: Ituporanga SC), Campo Largo (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES). Segundo Frei Alisson, os candidatos conhecerão os critérios que precisam seguir para serem admitidos na Ordem Franciscana e na Província. Nestes encontros, os frades entrevistarão os candidatos para conhecê-los melhor.

“Embora os desafios em função da pandemia sejam grandes, não podemos deixar de continuar motivando os nossos vocacionados, esclarecendo suas dúvidas e acolhendo-os em nossas Fraternidades, ainda que tudo isso de um modo virtual e à distância”, disse Frei Diego, que destacou o  envolvimento e participação dos Frades do Noviciado de Quibala, dos aspirantes e seminaristas de Ituporanga, o testemunho bonito dos Frades que farão a profissão solene nesse ano, bem como a bênção do Frei José Cambolo, frade angolano ordenado nesses tempos de pandemia.

“Embora tenhamos tido algumas dificuldades técnicas na transmissão, o envolvimento de todas essas casas de formação e Frades, certamente, já é um sinal do quanto a animação Vocacional toca diretamente as nossas fraternidades. Além disso, cabe destacar a presença e o testemunho do jovem Gustavo, que amadureceu a sua própria vocação durante o voluntariado na Tenda Franciscana, do Sefras, ao longo de 3 meses de convivência com a fraternidade Santo Antônio do Pari. O despertar Vocacional dele é a certeza de que não existe vocação desvinculada da missão, e que todo chamado exige uma resposta bem concreta de serviço a Deus e ao próximo”, avaliou Frei Diego.

Até os Estágios, os candidatos têm um número do Whatsapp exclusivo para tirar as dúvidas: (11) 96607-3441.

Frei Alisson fez os agradecimentos antes da bênção final. “São Francisco foi o santo da gratidão. Primeiro, agradecemos a Deus pela vocação à vida”, disse, enumerando uma lista de agradecimentos, a começar pela Província, em nome do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, “que sempre nos apoia e nos estimula dando as ferramentas para que o trabalho do serviço de animação aconteça”; aos frades do Convento São Francisco; aos frades e noviços de Angola; aos frades e seminaristas de Ituporanga; aos voluntários da Tenda. “Hoje, é o dia do Catequista. Esses voluntários são para nós também catequistas ao entregarem as quentinhas”, disse. Frei Alisson, chamado carinhosamente de Frei Tio, agradeceu a todos que participaram virtualmente deste momento e aos envolvidos na produção e, de modo especial, aos vocacionados, esperando finalmente revê-los, desta vez presencialmente, nos estágios em novembro.