Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Falece o frade centenário da Província: Frei Olavo Seifert

10/01/2021

Notícias

Faleceu na noite deste sábado, dia 09 de janeiro de 2021, em Bragança Paulista, SP, aos 101 anos, Frei Olavo Seifert, nosso confrade mais idoso. Há alguns dias, o guardião da Fraternidade, Frei Carlos Körber, informou que Frei Olavo havia testado positivo para Covid-19. Dadas as limitações da idade e outros problemas de saúde, Frei Olavo, que pediu expressamente para não ser hospitalizado, não resistiu. O sepultamento será na manhã deste domingo, dia 10 de janeiro (Festa do Batismo do Senhor), no Cemitério do Santíssimo Sacramento, em São Paulo, SP. Por conta das restrições, não haverá velório, apenas uma celebração de despedida com acesso restrito.

O Ministro Provincial, Frei César Külkamp, que se encontra em Angola para a Profissão Temporária dos Noviços do ano passado e para a Admissão dos Noviços deste ano, fez o seguinte depoimento durante a homilia da Primeira Profissão:

“Nossa Província hoje devolveu a Deus o seu filho mais antigo, Frei Olavo Seifert. Caminhava para celebrar 80 anos de vida franciscana e 75 de sacerdócio. Recebeu o privilégio de viver por 101 anos. Tornou-se modelo de fidelidade com humildade do bem viver a vocação e o serviço. Foi mais uma das vítimas da atual pandemia que assola a humanidade, com quase duas milhões de vítimas fatais, além das quase 90 milhões de pessoas que contraíram este vírus. Rezemos e nos solidarizemos com os que mais sofrem neste momento, os pobres, os doentes, e com os que mais se dedicam, principalmente os profissionais de saúde. Deus acolha a alma do nosso irmão, Frei Olavo, com também de todos que perderam a vida”.

Dados pessoais, formação e atividades

04/08/1919 – Curitiba-PR (101 anos de idade)

21/12/1940 – Vestição
22/12/1941- Profissão simples (79 anos de Vida Religiosa)
22/12/1944 – Profissão solene
1942-1944 – Filosofia – Curitiba
1945-1948 – Teologia – Petrópolis
03/12/1946 – Ordenação presbiteral (74 anos de Sacerdócio)
13/02/1949 a 1956 – São Paulo – São Francisco –– Vigário
28/01/1956 – São Paulo – Provincialado –– Secretário particular do Ministro Provincial Frei Heliodoro Müller, arquivo, procurador vocacional, cronista
12/01/1962 – São Paulo – Provincialado –– secretário do Ministro Provincial Frei Walter kempf
15/01/1965 – São Paulo – Vila Clementino –– superior e vigário
28/01/1968 – São Paulo – Provincialado –– Secretário particular do Ministro provincial Frei Walter Kempf, arquivista
28/01/1974 – São Paulo – Provincialado –– secretário particular do Ministro Provincial Frei Antônio Nader e arquivista
21/12/1979 – São Paulo – Paróquia –– vigário e arquivista
21/01/1986 – Rio de Janeiro – Santo Antônio –– atendente conventual
16/04/2015 – Bragança Paulista –– Tratamento

O Frade Menor

 Ervino René Seifert é natural de Curitiba, onde nasceu no dia 4 de agosto de 1919. Filho de Gustavo e Maria. Quando ingressou na Ordem dos Frades Menores, passou-se a chamar Frei Olavo. Ele teve uma irmã, cinco anos mais nova, que faleceu em Curitiba aos 88 anos.

Um ano depois do seu nascimento, seus pais se transferiram para São Paulo, onde a princípio residiram no centro da cidade, mudando-se, em 1924, para o bairro de Santana. Na Paróquia dos Padres Saletinos de Santana fez a primeira comunhão e serviu por longos anos como coroinha nas funções litúrgicas. Segundo Frei Olavo, desde pequeno já sabia o que queria: “Eu nunca tive dificuldade na vocação desde bem cedo”.

“Quando tinha 13 anos, o convite de São Francisco para me tornar franciscano veio até mim na forma de um prospecto do Seminário Seráfico São Luís de Tolosa de Rio Negro (PR)”. Segundo ele, seus tios residiam no Paraná e tinham quatro filhos. “Minha tia rezava para que um se tornasse padre e com eles veio esse prospecto até São Paulo. Não tive dúvida que ali era o local que queria estar, embora não conhecesse São Francisco de Assis, a não ser o frade que me batizou em Curitiba, Frei Pascoal Reuss.”

Como frade, Frei Olavo passou 21 anos trabalhando na Sede Provincial, como secretário e arquivista. Fazia questão de frisar que era um trabalho prazeroso e gratificante para conhecer a vida da Província e dos frades.  “Eu gosto muito da história da Província. Conheci, mesmo que de passagem, quase todos os restauradores vivos. É imprescindível que não nos tornemos unicamente questionadores de ações, hábitos, costumes, comportamentos dos nossos confrades de antigamente, pois, não conhecemos mais, ou ao menos não integralmente os pormenores dos desafios e das lutas que enfrentaram, seja pelo distanciamento grande do tempo, seja pelas constantes transformações que se realizaram. Será que para os nossos tempos não estaria faltando um pouco mais do sacrifício, atividade, entusiasmo, dinamismo, espiritualidade e aquele otimismo que os animavam?”

LEIA MAIS: FREI OLAVO FAZ CEM ANOS

Sobre a vida em fraternidade Frei Olavo contava: “Sempre me dei bem com os frades. Sempre fui muito silencioso, desde criança. Mas me dei bem com todos. Nunca tive discórdia ou desarmonia com ninguém. Nesses 100 anos, valeu a pena ser frade. Eu gostei da vida de frade desde o começo. Me considero frade desde o dia que ingressei no Seminário de Rio Negro”.

Para Frei Olavo, São Francisco de Assis o escolheu desde pequeno. “Vejo São Francisco como um Pai que cuidou sempre de seus filhos e, entre eles, estou eu”.

Na celebração de aniversário dos 101 anos de Frei Olavo, há poucos meses, o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, destacou: “Frei Olavo é o nosso sênior e, por todos os seus valores, tornou-se para todos nós uma inspiração viva. Ele é um testemunho da sabedoria que vem da santidade, aliada à humildade, à fidelidade, ao serviço incansável e a uma profunda sensibilidade aos que estão ao nosso redor e que mais precisam de nós”.

Em 2021, Frei Olavo celebraria 80 anos de Vida Religiosa e 75 anos de Sacerdócio. Que o Bom Deus o acolha para o descanso eterno e que este confrade, com a lucidez e a serenidade que conservou até o fim, seja para nós sinal de bênção e inspiração.

Que pela misericórdia de Deus Frei Olavo descanse em Paz!