Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missão tem Exposição Permanente de Presépios

09/10/2013

Notícias

exposicao

Por Frei Vitalino Piaia

A Exposição de Presépios dos Franciscanos Menores do Palanka está, finalmente, pronta. A exposição, na sua quarta edição, está aberta ao público desde dezembro de 2012. Mesmo inacabada, a exposição está sendo visitada por muita gente, principalmente às quintas-feiras, dia de Kimbo e nas vigílias que reúnem, em média, sempre acima de três mil pessoas. Foi pensando nesse público fiel que foi amadurecendo a idéia de a exposição ser de caráter permanente. Presépios são uma expressão ou demonstração muito franciscana, pois São Francisco teria inventado (montado) o primeiro presépio de que se tem notícias na história. Nos anos anteriores, a exposição contou com a participação das comunidades da Paróquia São Lucas. Foi com o incentivo do Pároco que a idéia de ser uma exposição permanente ganhou corpo e se tornou realidade. No dia 11 de setembro deste ano, a exposição foi completamente concluída. Cabe, agora, a manutenção e inovação que, também, devem ser permanentes.

Estrutura: Comprou-se um contentor de 12 metros, que recebeu portas, respiradores, acréscimos externos (entrada e saída do público), cobertura e pintura. Na parte interna existem 33 presépios (número muito simbólico) colocados na parede do contentor numa espécie de 2 andares de presépios, feitos todos em metal, chapa e malha sol com tamanhos e formatos diferentes. Toda a parte interna está forrada em papel, imitando uma grande gruta. A iluminação realça a beleza de cada presépio.

Projeto: A ideia central da exposição é “chegar até Belém” e mostrar (representar) o nascimento de Jesus. Em destaque há uma grande estrela, que com sua cauda passa por todos os presépios. No final da cauda ou no início, como queiram, há a estrela e no seu interior há, também, um presépio. A estrela nos conduz até Belém, para ver Jesus. Todos os 33 presépios são forrados com panos de diversas cores e decorados com pedras, papel e outros materiais (vejam as fotos). Há também um “presépio vitrine”, que fica pelo lado de fora, justamente para despertar a atenção para a exposição.

Objetivo: O Kimbo, como vocês já sabem, reúne muita gente. É um lugar de forte espiritualidade. Lá encontramos as grutas de N. Senhora de Lourdes e de S. Francisco. A Via-Sacra, o Altar da Celebração e agora os Presépios. Tudo isso forma um projeto franciscano de evangelização e espiritualidade. Será muito importante que todos os frequentadores do Kimbo, paroquianos e fiéis em geral, façam uma grande “viagem” espiritual.

Conclusão: A exposição precisará de cuidados e renovações. O público, com certeza, saberá apreciar e contemplar o belo, a arte e o mistério escondido em cada representação do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que a Mamá Muxima (mãe do coração), nos ajude a reconhecer e acolher o Menino Jesus nos presépios e não só, mas de modo especial nos nossos semelhantes. “Sempre será Natal se em você houver um lugar (uma gruta) para Jesus nascer”. Viva o Menino Jesus! Paz e bem a todos!