Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Inaugurada a nova iluminação do Convento da Penha

01/10/2018

Notícias

penha_011018

Foi inaugurada na noite de quinta-feira (27/09) a nova iluminação monumental do Convento da Penha, proporcionando ao monumento histórico, turístico e religioso mais importante do Espírito Santo, mais beleza, sustentabilidade, segurança e economia energética. Além da iluminação do Santuário toda em LED, a estrada principal de acesso ao Campinho também recebeu mais de 100 pontos da nova iluminação.

A cerimônia de inauguração foi realizada no Parque da Prainha, aos pés do Convento, com presença do Governador Paulo Hartung, do Prefeito de Vila Velha, Max Filho, de representantes da Câmara de Vila Velha, da presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Varejão, da superintendente do IPHAN no Espírito Santo, Elisa Taveira, da subsecretária de turismo de Vila Velha, Neymara Carvalho e demais autoridades, além do Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, Frei Pedro de Oliveira e Frei Pedro Engel. O evento contou com a participação da Banda do 38º Batalhão de Infantaria do Exército.

Após a execução dos três hinos, Nacional, do Espírito Santo e de Vila Velha, teve início a fala dos responsáveis pela obra e pela entrega da nova iluminação e todos os envolvidos na importante realização do projeto. Em seguida, foi autorizada pelo prefeito o acendimento da nova iluminação.

O investimento total foi de R$2,4 milhões, feito por meio de recursos da Prefeitura de Vila Velha, conforme Ordem de Serviço assinada em 15 de março deste ano. Foram instalados mais de 100 novos pontos de luz em todo o Convento, desde a subida até o Santuário. A nova iluminação de LED valoriza ainda mais cada detalhe do Convento, que é um dos mais importantes do Brasil. A obra é um marco para a história do Santuário, que teve sua construção iniciada na segunda metade do século XVI (1558) e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1943.

penha_011018_1

A cidade de Vila Velha entra na rota das cidades com potencial para receber o título de “Cidade Luz” com a inauguração da nova iluminação. A tecnologia utilizada é de LED, sigla do termo inglês Light Emitting Diode, que, em português, significa “Diodo Emissor de Luz”. A nova iluminação favorecerá a visitação noturna ao Convento, sobretudo aos eventos que acontecem durante o ano, como a Festa da Penha, Missas e eventos. Além da nova iluminação, o Campinho passa a contar com um sistema de Wi-Fi gratuito.

O Prefeito de Vila Velha, afirmou que todos os custos da energia externa do Convento, a partir de agora será pago integralmente pela prefeitura. Ele destacou que o consumo será menor porque os equipamentos instalados são de última geração, com tecnologia internacional. Por fim, destacou a alegria de inaugurar um projeto tão importante para todo o Espírito Santo.

De acordo com o Frei Paulo Roberto, a nova iluminação do Convento proporciona um presente para todos os capixabas, já que também de longe, a Casa da Mãe da Penha poderá ser vista com destaque e riqueza de detalhes, o que possibilita que mais pessoas possam visitar o Santuário, incluindo nos horários em que a iluminação ainda estará ligada. Durante a semana o portão abre às 05h15, e aos domingos às 04h15, ou seja, os romeiros, devotos, turistas, poderão subir com mais segurança e iluminação. Frei Paulo afirmou ainda que há projeto de extensão no horário de funcionamento durante o verão, já que o município de Vila Velha recebe milhões de turistas.

O Frei disse ainda que através da convergência de forças municipais, estaduais e dos próprios voluntários, o Convento poderá realizar mais eventos noturnos, no entanto, ainda não serão realizados eventos frequentes.

O Governador Paulo Hartung assinou a Lei de reconhecimento público que torna a Associação dos Amigos do Convento da Penha como uma instituição de importância e utilidade pública para o Estado do Espírito Santo, em seguida, ele e o Prefeito Max Filho descerraram a placa da nova iluminação.

A solenidade foi encerrada com um show da Banda do Exército.

Assista como foi a inauguração.

Assessoria de Comunicação do Convento da Penha