Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Evangelização é o tema do terceiro dia

14/03/2013

Notícias

Luanda (Angola) – O terceiro dia de trabalhos no Capítulo Eletivo da Fundação Imaculada Mãe de Deus  (FIMDA) de Angola foi uma graça. Encontramo-nos às 7 horas para o “matabicho” (café da manhã), sorridentes, animados e alegres, estávamos todos, fruto do sono abençoado e renovador que tivemos. Em seguida fomos para a oração das Laudes. Revigorados pelo alimento espiritual e corporal, seguimos com os trabalhos agendados para este dia.

Ajudou-nos na orientação dos trabalhos Frei Valdir Nunes Ribeiro, com o tema: “Para onde nos conduz o Espirito, na Evangelização e Missão”. Pediu-se a panorâmica das cinco casas – fraternidades – que temos em Angola, e os frades atenderam ao pedido, narrando suas frentes de atuação evangélica, missionária e formativa, conquistas e desafios, dificuldades, mas o desejo de continuar a lutar, a trabalhar , a evangelizar e a formar e vivendo como frades menores nas terras de Angola.

Feitas as devidas considerações, seguiu-se o trabalho em grupos, onde os frades deveriam fazer uma reflexão sobre as nossas frentes de evangelização e missão, fazendo propostas concretas sobre o trabalho que realizamos em Angola. Em seguida, tivemos a pausa para o recreio fraterno, almoço e descanso.

Às 14h30, retomaram-se aos trabalhos, discutindo as propostas apresentadas pelos grupos. O debate foi intenso, o que mostrou que estamos todos engajados na missão e evangelização. Alguns pontos podem melhorar e algumas frentes podem ser fortalecidas com a nossa presença. Dando uma maior prioridade às nossas fraternidades, de formação sobretudo, constituindo-as de três frades solenes; maior espírito de partilha da nossa vida e buscar não privatizar os projetos, os planos que nos são confiados pela Província da Imaculada Conceição e pelas necessidades da Nossa Fundação.

 

Esperando o novo Papa Francisco…

A celebração eucarística de hoje foi presidida pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, quando foram entregue as ordens menores de Leitorato e Acolitado aos nossos confrades – estudantes do 3º ano de Filosofia – Frei José Cambolo e Frei Manuel Tchincocolo Ramos. E, todos, fomos exortados pelo Ministro Provincial a sermos guardiães: de nós mesmos, das nossas fraternidades, dos nossos irmãos, da Igreja e da Missão. Por isso, devemos procurar servir sempre aos irmãos e à Igreja como um todo. Terminou o dia com a grandiosa notícia da escolha do Nosso Pastor, o Papa que prendeu-nos na sala de TV apertadinha, esperando que Sua Santidade Francisco surgisse, vindo dos “ confins do mundo” para estar entre nós como representante de Cristo. Jantamos fraternalmente e nos despedimos calorosamente.

Pela Comissão da Comunicação: Freis Piaia, Tiago e Tchincocolo.