Etapa do Postulantado começa nesta quarta
27/01/2020
São Paulo (SP) – A etapa do Postulantado começa nesta quarta-feira, 29 de janeiro, na Província Franciscana da Imaculada Conceição. Durante a Oração da Manhã (Laudes), às 7h30, 13 candidatos serão admitidos na capela do Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), para fazerem esta experiência durante um ano. São eles: Artur V. F. Ferreira; Caio Santos da Silva; Felipe Luiz Mendonça; João Pedro Paes Puglia; Leonardo Moreira Pacheco; Matheus Fernando Teixeira Porcatt; Pedro Henrique Barbosa Pinheiro; Raphael de Faria Costa; Ruan Ramiro Martins; Samuel Correa Ribeiro; Sandro Francisco Bedim da Silva; Thiago de Carvalho Pereira; Victor Coelho Santos Apparício.
Esta turma será orientada pelo mestre Frei Walter de Carvalho Júnior, que deixa a função de secretário da Província da Imaculada, depois de 20 anos, para assumir esta missão formativa na Província.
Esse rito de acolhida, muito simples mas muito significativo, será feito pelo Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, representando o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, que está em Roma no Encontro do Ministro Geral com os Ministros Provinciais eleitos pela primeira vez.
Segundo as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, a formação inicial à vida religiosa franciscana é feita em três etapas: postulantado, noviciado e tempo de Profissão temporária: “O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e a Fraternidade provincial, depois de oportuno e recíproco conhecimento, amadurece sua resposta sobre a admissão dele ao Noviciado”, define o documento.
Neste tempo, a Fraternidade formadora terá a missão de ajudar o candidato a conhecer a si mesmo, completar sua primeira formação cristã, se for necessário, analisar as motivações íntimas de sua própria vocação e adquirir gradual conhecimento e experiência da vida franciscana. A Fraternidade do Postulantado Frei Galvão tem como guardião Frei João Francisco da Silva, como Mestre dos aspirantes Frei Walter de Carvalho Junior, Frei Claudino Dal’Mago como vice, Frei Edvaldo Batista Soares e Frei Walter Hugo de Almeida.