Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil realiza Assembleia para Secretariado de Formação e Estudos

05/03/2024

Notícias

Lideranças franciscanas do Secretariado para Formação e Estudos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil estarão reunidas até esta quarta-feira (05), no Convento  e Santuário São Francisco (SP), para discutir e refletir sobre as questões que envolvem as etapas de formação e a preparação para o Capítulo Provincial.

De acordo com Frei Marcos Antonio de Andrade, Secretário para Formação e Estudos, a Assembleia é um encontro com foco na capacitação dos Freis formadores. Estudantes também compõem o grupo, pois terão a missão de difundir o aprendizado para os demais formandos, que estão na caminhada religiosa. 

“A Assembleia oferece diferentes abordagens  sobre assuntos que envolvem o ambiente franciscano. Este ano, um dos assuntos destacados pelos  formadores e conselhos foi a importância de acentuarmos as questões que envolvem a formação humana. Precisamos rever todo processo formativo mas, especialmente,  a formação humana nesse mundo tão conturbado que estamos vivendo com tantas dificuldades. O mundo está passando por mudanças rápidas, e nós quase não estamos acompanhando isso. Acreditamos que todos estão num único processo formativo, seja na formação inicial ou permanente”, explicou o frade.

Para acrescentar na aprendizagem e debates, as atividades da terça-feira (04), contaram com a presença da psicóloga Sandra Hansen, especialista em Gestalt-terapia e Logoterapia,  que há mais de 25 anos atua na área de atendimento para formação com religiosos. Segundo Frei Marcos, a ideia de procurar um profissional foi justamente para  ajudar os frades a superar os limites no processo de formação dos vocacionados. “A Dra. Sandra conhece muito bem a nossa linguagem da formação, devido a sua vasta experiência com várias dioceses. Ela fala da figura humana que é única em todos os lugares, especialmente dentro de um projeto de vida religiosa e encontro com Deus”, salientou.

A psicóloga abriu o dia da Assembleia com  o tema: ‘A importância do auto-conhecimento para o discernimento vocacional’. Ela trouxe abordagens como o desafio da formação humana na vida religiosa, e provocou os Freis com  reflexões como a falta de harmonia entre a abordagem humana e intelectual, assim como a dimensão humana e fundamento da vocação religiosa e a consciência clara dos formadores para identificar nos diferentes perfis acolhidos os potenciais e as limitações na formação. “ Esse momento teve como propósito estimular o sentido de um autoconhecimento que favorecesse os formandos e a forma como eles podem proporcionar um ambiente mais humano para os vocacionados e novos frades”, explicou a psicóloga. 

Já no período da tarde, os participantes da Assembleia puderam conhecer os diferentes aspectos que envolvem a ‘ importância do psicodiagnóstico e algumas estratégias de ação’ e os cuidados com os cuidador. Foram debatidas questões como transtornos de personalidade, temperamento e os caminhos para o diagnóstico, tratamento e acolhimento por parte dos formadores.

Frei Marcos explicou que muitas das questões que envolvem a formação humana necessárias para aprimorar ou aprender, estão voltadas mais para os frades que já estão na caminhada, do que aqueles que estão iniciando . “A proposta é buscar entre nós, mais velhos na caminhada, um  melhor modo de crescimento para sermos mais  autênticos frades, para que, a partir da nossa própria vida, possamos ser mais referências e exemplos para os novos  formandos. Estamos indo ao encontro de uma unidade no processo formativo,  como pessoas humanas e frades que estão num processo contínuo  de formação”, afirma.

Para Frei Gabriel Dellandrea, do Serviço de Animação Vocacional, essas situações são importantes para aprimorar as atividades evangelizadoras e de acolhida dos novos vocacionados. “Quando assumi a missão de acompanhar os vocacionados me coloquei na condição de quem quer fazer o melhor. Entretanto, sei de meus limites nesse trabalho. Por isso, essas ocasiões ajudam a acrescentar elementos para aprimorar a atividade evangelizadora do acompanhamento vocacional. Aprofundar o mistério do ser humano, entre suas competências e limites. É a oportunidade de fazer uma avaliação pessoal a fim de integrar-se. É a partir disso que as condições melhoram para acompanhar aqueles que nos procuram, tendo a clareza de que não farei um trabalho completo, mas que visa sempre se aprimorar, com os seus acertos e erros. A nossa Província tem se aprofundado cada vez mais para buscar caminhos de se rever e acertar melhor o passo, inclusive na formação inicial. Isso é uma dádiva, embora exige esforço e atenção”.

A Assembleia será encerrada nesta quarta-feira (06), com planejamento, agenda e comunicações dos frades. “Essa semana é para nosso tempo de formação, considerando também questões já discutidas em 2023 pelas comissões eleitas para trabalhar as várias questões levantadas até o momento como o itinerário formativo e centro de estudos. Tudo isso porque estamos vivendo um ano capitular, e tudo o que está sendo levantado e abordado nesses encontros será apresentado no Capítulo no final do ano”, destaca Frei Marcos.


Fotos e texto: Adriana Rodrigues