“Estar em Deus é estar em paz”, recorda Frei Mário em momento celebrativo
12/05/2020
São Paulo (SP) – Nesta terça-feira (12/05), a Celebração do Abraço e da Esperança – iniciativa que começou no domingo (10) – retornou à capital paulista. Frei Mário Tagliari, reitor e guardião do Convento São Francisco, e Frei Fidêncio Vanboemmel, moderador da Formação Permanente da Província da Imaculada, conduziram o momento celebrativo transmitido ao vivo do Convento São Francisco (SP).
A iniciativa quer dar um pouco de conforto aos familiares e amigos das vítimas fatais da covid-19. O Brasil ultrapassou a marca de 12 mil mortos nesta terça-feira, com mais de 178 mil casos confirmados. Entre estes casos, estão Frei Mário e Frei Alexandre Rohling, que também participou da celebração de hoje. Eles passaram por tratamento, chegaram a ser internados, mas agora se recuperam bem.
Ao início da celebração, Frei Fidêncio explicou por que este momento foi chamado como abraço e esperança. “O abraço é porque queremos sentir o palpitar do coração ferido de cada pessoa e família que nestes dias entregaram a vida de seus entes queridos a Deus, sem que eles pudessem ter uma digna celebração de despedida. E a esperança é porque nos unimos na fé para proclamar que a vida de nossas pessoas queridas não foi uma passageira ilusão. Pelo mistério da morte, eles não estão mergulhados na escuridão, mas participam da ressurreição de Cristo. Se a pandemia tirou a vida de tantas pessoas – hoje mais de 880 pessoas – assim mesmo cremos que a vida não foi tirada, mas transformada. Por isso, temos que ter presentes as palavras do Senhor, que vem para salvar e dar vida plena. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, não morrerá para sempre”, explicou o frade.
O guardião do Convento afirmou que a oração realizada nesta noite é para celebrar a vida e não a morte. Na homilia, o frade falou a respeito da paz, abordada no evangelho lido durante a Celebração (Jo 14, 27-31). “Este evangelho quer ser um consolo, uma esperança para cada um de nós. ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou’, é a promessa de Jesus. Estar em Deus é estar em paz. E isso não é só para depois da nossa passagem neste mundo. Isso é uma proposta de vida para o nosso dia a dia. Quem está em Deus, como Jesus testemunhou, por isso ele é um homem de paz”, afirmou o frade.
Segundo Frei Mário, a paz deixada por Jesus para a humanidade deve ser transformada em serviço, em atitudes concretas que transformam a vida das pessoas e da sociedade. Quem tem a paz de Jesus, deve ter compaixão, assim como Ele teve. “Jesus teve compaixão, compadeceu-se da dor e do sofrimento da viúva de Naim. Neste gesto, Jesus quis mostrar que nós viemos de Deus e para Deus voltamos, que esta vida é passageira”, acrescentou.
O frade citou ainda o Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. “Ele compôs a última estrofe na hora de sua morte. ‘Louvados sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal, felizes aquele que ela os encontrar na graça’”, recordou. Este é um pedido para que a morte não traga tristeza, mas paz.
A Celebração do Abraço e da Esperança está sendo realizada durante toda a semana em diversas paróquias e conventos da Província e transmitida através da TVFranciscanos (LINK). Para enviar as intenções, mande uma mensagem de WhatsApp para (11) 97693-2430. Neste número, é possível enviar a foto de seu amigo ou familiar falecido, com nome completo, local e data de nascimento e falecimento.
Confira abaixo o dia, horário e local das próximas transmissões:
DIA DA SEMANA | FRATERNIDADE | HORÁRIO |
QUARTA | Paróquia Santo Estêvão (Ituporanga, SC) | 18h45 |
QUINTA | Paróquia São Pedro Apóstolo (Pato Branco, PR) | 20h30 |
SEXTA | Paróquia Santa Inês (Balneário Camboriú, SC) | 20h30 |
SÁBADO | Convento da Penha (Vila Velha, ES) | 17h00 |