Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Peçamos a graça de seguir o caminho da fé”, deseja Frei Jorge

12/05/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – “Peçamos a graça de seguir o caminho da fé! É o Senhor Ressuscitado que caminha conosco e irá nos consolar em seu infinito amor”, recordou o pároco Frei Jorge Paulo Schiavini em sua reflexão na “Celebração do Abraço e da Esperança”, que nesta segunda-feira (11/05), foi transmitida ao vivo pela TvFranciscanos, diretamente da Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), às 19 horas. Os frades do Tempo da Teologia ajudaram a conduzir este momento de fé e esperança.

“Que nossa oração possa ser uma forma de dizer aos entes queridos que partiram que o amamos e que sempre vamos guardá-los no coração. Que possamos sentir o abraço de Deus que acolhe estes entes queridos e abraça calorosamente cada um de vocês que nos acompanha”, animou o celebrante no início da oração.

Dentre tantas intenções, os frades rezaram com especial afeto pelo avô do Frei Tiago Gomes Elias, que falecera ontem (10/05), vitima do Covid-19, aos 85 anos. Para Frei Tiago, a fé na ressurreição não é um mero acreditar: “É uma experiência única e verdadeira quando vivenciamos a perda de um ente querido e recebemos da Mãe Igreja o consolo e o conforto do encontro com o Sumo Bem, Deus”.

Durante a transmissão, os telespectadores puderam acompanhar imagens de pessoas das pessoas que faleceram nos últimos dias, vítimas do coronavírus e outras causas. Para Frei Jorge, este é o momento de partilhar o precioso dom da fé que nos ilumina, aquece e nos conduz nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

Partindo do Evangelho do dia (Jo 14, 21-26), o pároco e guardião do Sagrado refletiu sobre a palavra de conforto que Jesus oferece aos seus discípulos ao dizer: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus”. Segundo ele, estas são as palavras adequadas para a ocasião de perda de alguém querido pois, na sua despedida, Jesus quis dar força aos discípulos para não se perderem diante do sofrimento e da morte pela qual Ele iria passar. “Na afirmação de Jesus, podemos perceber que Ele conhece intimamente o sofrimento de seus discípulos. Ele conhece o sofrimento de cada um. Por isso, essa palavra quer confortar e iluminar. O Coração de Jesus quer estar bem próximo do coração de vocês. Por isso, confiem a Deus o seu ente querido e reze continuamente a Deus, pois ‘Na casa do Pai há muitas moradas’”, sublinhou.

Aos familiares e amigos, disse que caminhando pelo mesmo caminho de Cristo, da confiança no Pai, da intimidade com Ele e do cultivo do amor aos irmãos, teremos sempre a vida plena. “Cristo ressuscitado destruirá a morte para sempre. Ele ‘enxugará as lágrimas de todas as faces e fará desaparecer da terra inteira o opróbrio que pesa sobre o seu povo”, destacou.

Por fim, ressaltou que a morte não tem a última palavra e que o amor incondicional de Jesus supera tudo. “Cristo, em seu amor, está ao lado de vocês que estão sofrendo a perda de seus entes queridos. É o Senhor que sustenta e sofre com vocês neste momento. Ele abraça cada um em seu amor. Peçamos, também nós, a graça de seguir o caminho da fé. É o Senhor Ressuscitado que caminha com vocês e irá consolá-los em seu infinito amor”, desejou.

Após o momento das preces, o celebrante incluiu também todas as intenções e pedidos que chegaram pelos comentários do stream no YouTube. Depois, durante a canto do Magnifcat, Frei Tiago Elias, depositou, aos pés do ambão da palavra, um pouco de incenso. “Junto com o incenso, suba até Deus a nossa oração e a vida dos irmãos e irmãs que partiam. Que o Senhor, Deus da vida, os acolha neste momento”, rezou. A celebração terminou com a oração do Pai Nosso, seguida da prece de encomendação e a bênção final.

Durante a semana, a celebração será transmitida a partir de diferentes Fraternidades da Província da Imaculada. Nesta terça-feira (12/05), a Celebração será realizada pela da Fraternidade do Convento São Francisco de São Paulo; na quarta (13/5), a Fraternidade Santo Estêvão de Ituporanga (SC); na quinta (14/5), a Fraternidade São Pedro Apóstolo de Pato Branco; na sexta (15/5), a Fraternidade Santa Inês de Balneário Camboriú (SC); e, no sábado, a Fraternidade Nossa Senhora da Penha de Vila Velha (ES) e, no domingo, a Fraternidade São Francisco de Assis da Sede Provincial, às 19 horas.


VEJA MAIS IMAGENS


ASSISTA A CELEBRAÇÃO