Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Não se sinta sozinho, não se sinta abandonado”, consola Frei Medella

10/05/2020

Notícias

São Paulo (SP) – No domingo (10/5) em que o Brasil atingiu a marca de mais de 11 mil mortes por causa da pandemia do novo coronavírus, a Província Franciscana da Imaculada Conceição deu início às celebrações diárias on line para levar um pouco de alento e conforto às famílias enlutadas que praticamente nem puderam se despedir de seus entes queridos. Na capela da Fraternidade da Sede Provincial (SP), às 19 horas, o Vigário Provincial Frei Gustavo Medella iniciou a Celebração do Abraço e da Esperança, mostrando, através de fotos, as intenções apresentadas nesta celebração.

Enquanto Frei Carlos Lúcio tocava e cantava “Quem nos separará do amor de Cristo”, Fernanda Bortoluzzi, filha de D. Joana, agradeceu: “Ver a foto de minha mãe me emocionou demais”.

Frei Medella deu as boas vindas a todos e apresentou ainda Frei Raimundo Oliveira Castro, Frei Euclyides Pezzamiglio e Frei Jeâ Andrade. “Todos nós sabemos que sepultar um ente querido é um direito humano fundamental que nos distingue do profundo do nosso ser. E quando não podemos exercer esse direito, a tendência é que fique dentro de nós uma ferida bastante dolorosa. E esse ferimento pode depreender de muitas circunstâncias e a circunstância mais forte que nos aparece é essa pandemia que estamos vivendo”, explicou Frei Gustavo.

Segundo Frei Medella- dirigindo-se às famílias que não tiveram a chance de velar, celebrar e sepultar seu ente querido -, nesta celebração oferecia algo semelhante ao que São Pedro diz ao homem que lhe pediu uma graça na porta do templo. “São Pedro disse o seguinte: ‘Eu não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu lhe dou’. O que São Pedro tinha? A fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós não temos ouro nem prata. Nós temos isso aqui: a simplicidade dos nossos meios e a força da nossa fé em Jesus Cristo. É essa força que queremos oferecer nesta ‘Celebração do Abraço e da Esperança'”, explicou.

Frei Medella observou que todas as fotos dos falecidos que foram escolhidas e enviadas pelos familiares tinham algo em comum e que chamou a sua atenção: todos estavam sorrindo. “Podemos imaginar, é claro, que quem recorda o seu ente querido e o quer apresentá-lo para recordação, vai preferir uma imagem bonita, serena, que transmita algo positivo, algo belo. Por outro lado, creio que motivando esta escolha em cada um de nós existe a certeza plantada por Deus em nós de que a vida é um presente maravilhoso, um dom, que vale a pena e que não se resume ao número de dias que passamos sobre a terra, mas é algo eterno, que vai além do limite da nossa compreensão”, destacou.

“Essa certeza faz com que queiramos, então, partilhar essas imagens de sorriso, de paz interior, de satisfação plena daqueles que partiram. E, certamente, temos dentro de nós a certeza de que agora esses que celebramos vivem do jeito que nós os apresentamos: na plenitude de uma vida onde não há mais contradição, onde não há mais dor, onde não há mais tristeza. O que há é um convívio amoroso no seio de amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo”, acrescentou Frei Gustavo.

A exortação de Jesus no Evangelho de João foi escolhida para esta reflexão: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”.  “É dessa união pela fé, que se transmite no abraço e na solidariedade, que Ele nos consola”, disse Frei Medella, lembrando que a fé desperta em nós aquilo que temos de melhor.

Falando às famílias que não puderam celebrar presencialmente o sepultamento dos seus, enfatizou que não nascemos para morrer, mas vivemos para ressuscitar. Segundo o frade, é na ressurreição que vamos encontrar o consolo de que tanto precisamos. “E consolados somos também capazes de ser fonte de consolação uns para os outros. Mão amiga, ombro acolhedor, abraço que envolve, força que reergue, mão que indica o caminho. Jesus age em nós e através de nós. Não se sinta sozinho, não se sinta abandonado. Fortaleça-se na fé que Deus planta no coração de cada um de nós. Que essa certeza não seja tirada de nós por nada deste mundo. Seu ente querido que partiu descanse na plenitude e na glória de Deus!”, pediu.

Depois das preces, Frei Gustavo fez a Oração de Encomendação e concluiu a celebração a bênção final.

Durante a semana, a celebração será transmitida a partir de diferentes Fraternidades da Província da Imaculada. Nesta segunda-feira (11/5), a Fraternidade do Sagrado conduzirá, de Petrópolis (RJ), esta celebração  (Acesse o link da transmissão); na terça (12/5), será a Fraternidade do Convento São Francisco de São Paulo; na quarta (13/5), a Fraternidade Santo Estêvão de Ituporanga (SC); na quinta (14/5), a Fraternidade São Pedro Apóstolo de Pato Branco; na sexta (15/5), a Fraternidade Santa Inês de Balneário Camboriú (SC); e, no sábado, a Fraternidade Nossa Senhora da Penha de Vila Velha (ES).

DIA DA SEMANA FRATERNIDADE HORÁRIO
SEGUNDA Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis, RJ) 19h00
TERÇA Convento São Francisco (São Paulo, SP) 19h00
QUARTA Paróquia Santo Estêvão (Ituporanga, SC) 18h45
QUINTA Paróquia São Pedro Apóstolo (Pato Branco, PR) 20h30
SEXTA Paróquia Santa Inês (Balneário Camboriú, SC) 20h30
SÁBADO Convento da Penha (Vila Velha, ES) 17h00