Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Abertura do processo de beatificação de Frei Bruno Linden

05/11/2013

Notícias

alto


tribunal2Moacir Beggo

Joaçaba (SC) – Confiança, alegria e esperança. Essas três palavras marcaram a abertura do processo de beatificação do Servo de Deus  Frei Bruno Linden, na quarta-feira (30 de outubro), às 15 horas, no Salão Paroquial da Catedral Santa Terezinha de Joaçaba. Mesmo sendo um ato cheio de formalidades, as pessoas envolvidas neste serviço voluntário pela causa de Frei Bruno estavam felizes.

E ninguém melhor do que o bispo diocesano D. Mário Marquez resumiu este acontecimento: “Creio que estamos num momento histórico importantíssimo para a Igreja particular de Joaçaba, e também para os Frades Menores da Província de Frei Bruno. Nossa Igreja está em festa com os franciscanos por dar início oficialmente, nesta data, à causa de Frei Bruno”.

Foto Moacir Beggo

O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel presidiu a Oração da Tarde (Vésperas) e citou o Papa Francisco para falar do Servo de Deus. “Se hoje vivemos um novo tempo profético na Igreja, animados pela unção das palavras do Papa Francisco que suplica por uma Igreja despojada – franciscanamente despojada! -, ele mesmo nos diz que este despojamento só é possível quando colocamos em primeiro lugar o que o Evangelho nos ensina: Jesus Cristo. Logo, não existe caminho de santidade sem o Evangelho, sem Jesus Cristo”, disse.

“Portanto, se hoje aqui nos reunimos para iniciar este processo diocesano em vista da desejada beatificação e canonização de Frei Bruno Linden, nenhum outro interesse deverá nos mover a não ser a glória do Deus Santo, sujeito e fonte de toda a santidade. Ele é que nos permite, através do caminho das bem-aventuranças, que sejamos santificados em Cristo Jesus”, completou o Ministro Provincial.

meio

Depois da oração, com as autorizações obtidas de Roma, Pe. Paulo Ramos, chanceler da Diocese, leu o decreto de abertura de D. Mário para o processo diocesano  e foram apresentadas as pessoas que farão parte do Tribunal Eclesiástico: Pe. Davi Lenor Ribeiro dos Santos, como delegado do bispo, Pe. Clair José Lovera, como promotor de justiça; Michelle Selig, como notária (secretária); e Cláudio Orço, como notário auxiliar. Frei Estêvão, então, lembrou que na comissão não poderia ter um frade, “porque não podemos trabalhar em causa própria”, explicou.

Em compensação, a Comissão histórica não tem esse impedimento, muito pelo contrário, a presença de um frade que conhece bem a Província e Frei Bruno vai ajudar muito no processo. Esse frade não poderia ser outro senão o jornalista e escritor Frei Clarêncio Neotti, que terá ao seu lado a historiadora Iraci Lopes.

“A esta comissão é confiada a missão de recolher toda a documentação sobre Frei Bruno, tudo o que se escreveu sobre ele, tudo que possa ser uma referência à vida e santidade de Frei Bruno. Trata-se de um trabalho exaustivo”, explicou Frei Estêvão.

Depois das apresentações, toda a comissão e os dois vice-postuladores – Frei Estêvão Ottenbreit e Frei Alex Cianorski – fizeram o juramento de fidelidade à causa.

Frei Alex, por sua vez, entregou a D. Mário uma lista de 160 pessoas que serão chamadas na fase dos interrogatórios. A primeira pessoa a ser chamada já tem data: 9 de dezembro próximo. “É com muita alegria que entrego a lista daqueles que tiveram a felicidade de cruzar em suas vidas com Frei Bruno. São pessoas que trazem em seus corações a marca que ele deixou. Por se tratar de uma causa semi-histórica – mais de 50 anos nos separam da morte de Frei Bruno – uma vasta lista de pessoas nós conseguimos levantar com seus depoimentos. Muitas pessoas já morreram. Mas muitas podem atestar sobre a vida e santidade de Frei Bruno”, disse Frei Alex.

oficial

Confiantes

Frei Clarêncio Neotti começou a trabalhar na biografia de Frei Bruno bem antes. “Há dois anos quando se começou a falar sério desse processo com a presença do postulador que mora em Roma, D. Mário e o meu Ministro Provincial me previniram que eu deveria assumir este trabalho”, contou Frei Clarêncio, que espera lançar a biografia de Frei Bruno na Romaria Penitencial do próximo ano, no dia 16 de março.

Confiante, Frei Clarêncio acredita no processo. “Eu admiro a tranquilidade, a serenidade, tanto do bispo diocesano D. Mário quanto do Frei Estêvão e do Ministro Provincial. Com esta serenidade, nós estamos dando o passo certo, sem acelerar e depois ter que desfazer coisas que foram mal acabadas. Todos os passos dados até aqui foram dentro das normas oficiais e são bastante serenos e sérios. Eu acho que este processo vai caminhar dentro da normalidade”, acredita.

Já o Pe. Clair, que vai fazer a vez de “advogado do diabo”, conta que nunca participou de um tribunal eclesiástico. “Eu terei a missão de ouvir e ver se o depoimento tem fundamento”, acrescenta. Para ele, o processo está no caminho certo. “Ficou muito claro o que o Ministro Provincial falou: pelo Evangelho e por causa do Evangelho tudo vai correr bem”, espera.

Segundo o Vigário Geral da Diocese de Chapecó, Frei Bruno tinha fidelidade ao Evangelho e à vocação dele. “Tinha espírito comunitário e era um servidor do povo. Ele está dentro do que pede o Papa Francisco: despojado e que vai ao encontro do povo. É a Igreja que faz essa caminhada pela vida. A vida de Frei Bruno é um grande chamamento para a gente estar mais próximo do povo”, emenda.

Alcione Weiss, presidente da Associação Amigos de Frei Bruno, é uma incansável lutadora pela causa: “Estou muito feliz hoje. Ganhei o melhor presente da minha vida, que é o início do processo de beatificação no dia do meu aniversário”.

Cláudio Luiz Orço, o secretário auxiliar, não escondia a alegria por fazer parte deste momento. “É uma experiência ímpar. A princípio eu pensei em dizer não. Mas depois refleti melhor e vi que não teria mais na minha vida essa oportunidade e aceitei”, confessou.

Para o Pe. Davi, a expectativa é boa. “Eu já li uma parte dos depoimentos e agora vamos apurar isso. Eu diria que vamos ter de espremer para tirar o suco”, disse o padre, que é pároco em Herval d’Oeste. “Todo dia a gente ouve histórias relacionadas a Frei Bruno, pois estou numa paróquia onde o povo conhecia a ele”.

Já Iraci fez um resumo do que a maioria faz nesta causa: “Estamos colocando todas as nossas forças e temos uma fé muito grande de que Frei Bruno vai ser beatificado”.

Foto no alto: da esq. para dir.: Pe Clair, Pe Davi, D. Mário, Michelle e Cláudio