Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na reunião sobre a “Praedicate Evangelium”, a presença de 197 entre cardeais e patriarcas

29/08/2022

Papa Francisco

                                                                                                                   Imagem: Vatican Media

São 197 os participantes nesta segunda e terça-feira, 29 e 30 de agosto, da reflexão sobre a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium promulgada em 19 de março passado e que contém e sistematiza muitas reformas já implementadas nos últimos anos na Cúria Romana. O encontro foi anunciado pelo próprio Francisco no final do Regina Coeli, em 29 de maio, junto com o anúncio do novo Consistório.

No último sábado, a Sala de Imprensa da Santa Sé havia anunciado os detalhes sobre as participações e a organização dos trabalhos, precisando que dos 197 atualmente considerados presentes, além dos cardeais, participam os Patriarcas Orientais e os Superiores da Secretaria de Estado e que as sessões são alternadas entre manhã e tarde a partir das 09h00 e depois das 16h00, com uma pequena pausa para o almoço.

Haverá encontros de grupos linguísticos sobre diversos aspectos do Documento, bem como debates na Sala. Ao final, na tarde de terça-feira, 30 de agosto, após os trabalhos da assembleia, às 17h30, será celebrada a Santa Missa em Basílica de São Pedro.

Papa prorroga por um ano a indulgência do Perdão Celestino

Na noite desta segunda-feira (29), será fechada a Porta Santa da Basílica de Santa Maria di Collemaggio em L’Aquila. O fechamento será após a celebração eucarística marcada para as 18h30 pelo Bispo Auxiliar da cidade, Dom Antonio D’Angelo. A Porta Santa foi aberta ontem pelo Papa Francisco durante sua visita pastoral por ocasião do início da indulgência concedida pelo Perdão Celestino.

Prorrogada indulgência
Porém, a indulgência não terminará esta noite, como estipulado na Bula “Inter sanctorum solemnia” do Papa Celestino V, mas poderá ser desfrutada até o Perdão Celestino de 2023, por concessão especial do Papa Francisco. Até 28 de agosto de 2023, os fiéis e peregrinos que vierem a L’Aquila poderão obter a indulgência plenária todos os dias, participando dos ritos em honra de São Celestino V ou rezando “na presença dos restos mortais do santo por um tempo apropriado”.

Condições para a indulgência
Para obter a indulgência, é necessário também recitar o Credo, o Pai Nosso e uma oração de acordo com as intenções do Sumo Pontífice. Por fim, é preciso se aproximar da Confissão Sacramental e da Comunhão Eucarística dentro de oito dias antes ou depois de participar de um rito em honra de Celestine V, ou depois de ter estado em oração diante dos restos mortais do Santo Pontífice.

Os idosos, os doentes e todos aqueles que por motivos graves não podem sair de suas casas, também poderão obter uma indulgência plenária se, arrependidos de cada pecado e com a intenção de cumprir as três condições habituais assim que puderem, participarem espiritualmente das celebrações diante de uma pequena imagem de São Pedro Celestino, depois de terem oferecido suas orações e suas tristezas, ou os sofrimentos de suas vidas, ao Deus misericordioso.
A indulgência poderá ser aplicada também aos fiéis falecidos.


Fonte: Vatican News