Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Especialistas vão discutir os escritos de Francisco de Assis

04/03/2023

Notícias

Francisco de Assis: uma das maiores personalidades do século 12 – Fotomontagem com imagens de domínio público e PxHere

Francisco de Assis – Escritos e História é o nome do ciclo de palestras mensais que será realizado a partir de 25 de março, com a participação de especialistas do Brasil e da Itália. O evento será on-line, com transmissão via plataforma Meet. As inscrições devem ser feitas até 6 de março através deste link.

Francisco de Assis (1182-1226) é um dos personagens mais conhecidos do chamado período medieval, como destaca o texto de apresentação do ciclo de palestras, publicado no site do Laboratório de Teoria e História das Imagens Medievais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que organiza o evento. Apesar dessa fama, a historiografia sempre privilegiou as obras hagiográficas que contribuíram para formar a imagem de Francisco de Assis, em detrimento de seus próprios textos. “A renovação dos estudos sobre Francisco no último século gerou também um maior interesse pelos seus escritos, enquanto objetos de estudo de sua vida, mas também de história da própria Ordem como custódios e agentes de memória”, acrescenta o texto.

Em 1635, o historiador franciscano irlandês Luca Wadding (1588-1657) publicou os Opuscula Beati Patris Francisci Assisiatis, uma coletânea de mais de 100 textos cuja autoria era creditada a Francisco. “Submetidos a uma exigente crítica textual e análise linguística, hoje são reconhecidos como seus pouco mais de 30 textos.” A formação, a exegese e o legado desses textos serão analisados no ciclo de palestras, sempre do ponto de vista histórico.

O evento é uma realização do Laboratório de Teoria e História das Imagens Medievais da FFLCH em parceria com a Sapienza Università di Roma, a Pontificia Università Antonianum – ambas da Itália -, o Instituto Teológico Franciscano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade São Francisco.

O ciclo de palestras Francisco de Assis – Escritos e História será realizado de 25 de março até 30 de setembro, sempre no último sábado do mês, das 10 às 12 horas. As inscrições devem ser feitas até 6 de março através deste link. Grátis, o evento será on-line, com transmissão pela plataforma Meet. As palestras de professores italianos terão tradução simultânea. Mais informações estão disponíveis no site do Laboratório de Teoria e História das Imagens Medievais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Cartaz de divulgação do evento on-line Francisco de Assis – Escritos e História – Foto: FFLCH/Reprodução


Fonte: Jornal da USP https://jornal.usp.br/