Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro e partilha no Hospital do Pirapitingüi de Itu

15/08/2012

Notícias

Peixe assado, feijoada, pernil, frango, macarrão, baião de dois, salada, farofa, vinho, cerveja, refrigerante, sobremesa. Cardápio partilhado da celebração do Dia dos Pais em família ampliada: os filhos e filhas de Deus que servem ao Senhor e a seu Povo na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, junto ao Hospital de Pirapitingüi, em Itu, no interior de São Paulo. Este almoço comunitário coroou o segundo domingo de agosto, precedido pela celebração em homenagem a Santa Clara que começou às 8h, próximo à portaria do hospital, onde todos estiveram reunidos para sair em caminhada, com cantos e preces, em direção à capela. A animação ficou por conta de Frei Osvaldo Lino Luiz, Ofm, Capelão franciscano daquela comunidade de fé. Também participaram Frei César Külkamp, Ofm, Definidor da Província Franciscana, Frei Gustavo Medella, Ofm, e Frei Miguel da Cruz, Ofm, coordenador do Projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase, que presidiu a celebração. Além da presença marcante dos Frades Franciscanos da Província, esteve presente na santa Missa uma freira religiosa da Ordem Concepcionista, Irmã Alfreda, (irmã externa) do Mosteiro Nossa Sra. Das Mêrces de Itu. O Administrador Paroquial da Paróquia Sagrada Família, Pe. José Carlos Rodrigues, S.V, marcou sua presença no almoço comunitário oferecido aos frades celebrantes.

Fazendo jus ao que lhe apregoa a tradição popular, Santa Clara clareou! O céu azul e a temperatura amena conferiram piedade e clima de gratidão a Deus para a realização da caminhada, que durou 45 minutos, com algumas paradas para reflexão e oração. A imagem de Santa Clara, num andor florido, foi conduzida pelo povo. Em suas palavras, Frei Osvaldo chamou a atenção para a importância do perdão e para a necessidade do respeito e da preservação da natureza.

Ao chegar a Igreja, a procissão de entrada foi recebida ao canto forte e uníssono da música “Irmão Sol com Irmã Luz”, franciscanamente. A liturgia da Palavra apresentou, na primeira leitura, Deus que oferece o pão da força e da coragem ao profeta Elias no deserto (“Levanta-te e come!”) e seu Filho, Jesus, que se oferece como o “Pão Vivo descido do céu”, no Evangelho. Seguiu a celebração, com a participação ativa de toda a comunidade celebrante, com direito a homenagem aos pais, muitos dos quais deixaram escapar alguma lágrima furtiva durante a canção Utopia, interpretada pela equipe de canto.

A Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração funciona no território do Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, também conhecido como Hospital do Pirapitingui, SP. Os frades estão presentes junto a esta casa de saúde há 62 anos. O local é destinado ao tratamento de hansenianos.

Colabração: Frei Gustavo Medella e Ivan Carlos Anker – ITU/SP.