Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro dos vocacionados do estado de São Paulo

02/07/2012

Notícias

Aconteceu no último final de semana, de 29 de junho a 1º de julho, o encontro vocacional dos candidatos à vida franciscana (vocacionados) do estado de São Paulo. Os jovens participantes vieram de diferentes fraternidades onde a Província Franciscana da Imaculada atua neste estado.

Para os 18 jovens participantes, o encontro foi um grande momento de viverem juntos o espírito fraterno, que é uma característica marcante na vida franciscana. A chegada, de forma simples e com a acolhida feita pela fraternidade local (Convento Nossa Senhora das Graças), mostrava que os dias ali seriam de fato especiais para aqueles que aspiram à vida religiosa ao modo de São Francisco de Assis.

Intercalando entre palestras, vídeos, orações e partilhas, os frades do Serviço de Animação Vocacional procuraram ajudar os vocacionados a discernir qual a vontade de Deus em suas vidas. O tema central foi a vocação a que cada um é chamado, fazendo um caminho desde os “vocacionados” do Antigo Testamento até Francisco, o arauto da paz e do bem. Nas partilhas e em todo o encontro o grupo demonstrou a vontade de aprender sempre mais, além de estarem dispostos a adquirir o jeito próprio de ser franciscano no mundo.

Não faltaram os momentos de diversão, afinal de contas, ninguém vai esquecer o refrão entoado várias vezes pelo confrade frei Alessandro Dias do Nascimento: “sempre encontrando, sempre encontrando, sempre encontrando nosso irmão”, a música virou hit do encontro e não vai ser esquecida por um bom tempo. Frei Alessandro veio de Santos e trouxe consigo três vocacionados da baixada santista. Não esqueçamos também a festa junina, com direito a dois casamentos: um na igreja, com noiva e convidados de fato; e o tradicional casamento caipira com quadrilha, quentão, cachorro quente e por aí vai. A festa junina foi promovida pelo convento Nossa Senhora das Graças, na qual os vocacionados participaram.

O domingo da solenidade de São Pedro e São Paulo, não podia ser data melhor para encerrar este encontro vocacional, conforme afirmou Frei Pedro da Silva, na homilia da missa presidida na capela do Seminário Frei Galvão. Diante da comunidade local, dos postulantes, dos frades e dos vocacionados, frei Pedro nos falou da vocação destes dois grandes apóstolos, colunas da igreja, mártires da fé, realçando, que assim como eles, nós também precisamos testemunhar com a nossa vida, a causa do Reino de Deus, anunciada e pregada por Jesus Cristo.

Rezemos para que estes jovens permaneçam firmes na busca de responderem o que Deus tem mostrado em suas vidas. E que nós, frades, possamos cada vez mais sermos testemunhas da alegria e da vocação a que um dia fomos chamados.

Frei Alessandro D. do Nascimento
Frei Alvaci M. da Luz
Frei Diego A. de Melo
Frei Pedro da Silva