Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades estudantes terminam Encontro e encaminham propostas à Comissão do Capítulo Provincial

31/07/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – No encerramento do Encontro virtual dos Frades Estudantes da Província da Imaculada Conceição do Brasil, que começou na quarta-feira (28/07) e terminou neste sábado (31/07), os frades do Tempo da Teologia, Ano Missionário e Filosofia, deram encaminhamentos e revisaram as propostas para serem apresentadas à Comissão Preparatória do Capítulo Provincial, previsto para acontecer em novembro. Além disso, o dia contou com a presença e partilha do Definidor Provincial e Secretário para a Formação e Estudos, Frei João Francisco da Silva, e de uma breve avaliação do encontro.

Com a oração da manhã, preparada pelos frades de Rondinha (PR), deu-se início à revisão das propostas, bem como a leitura das atas de todos os dias do evento. Frei Gabriel Dellandrea, representante dos estudantes na Comissão Preparatória do Capítulo e secretário do encontro, informou que, após aprovação dos estudantes, enviaria o texto final para quem é de direito. Dentre as reflexões, destaca-se uma preocupação dos estudantes com o baixo número de formandos. Assim sendo, deu-se pistas para aprimoramento na animação vocacional, tarefa de todos os frades e fraternidades. Além disso, evidenciou-se a assertiva busca da Província e de seus formadores em oferecer uma formação franciscana aberta às necessidades atuais e aos ‘sinais dos tempos’.

Frei João Francisco expressou a alegria de estar presente e de saber que, mesmo em meio aos desafios dos tempos atuais, os formandos se encontraram e refletiram sobre a vida e missão da Província. “Isso enriquece muito para nós que acompanhamos a formação”, declarou, lembrando que os estudantes fazem parte de todo o processo de formação da Província. “O Capítulo Provincial é uma motivação para este encontro, que acontece a cada três anos, mas o que conta mesmo são as reflexões e partilhas que aconteceram nestes dias. Vejo uma disposição muito bonita para aquilo que é a nossa realidade de Província e vocês conseguiram tocar, perceber e acolher”, avaliou.

“É uma alegria saber que no futuro teremos pessoas que também vão dar respostas às questões da Província. Todas as inquietações, no que tange à revisão e avaliação de cada fraternidade, merecem uma atenção maior”, acrescentou.

Sobre o tema da identidade franciscana, abordado por Frei César no segundo dia do encontro, Frei João comentou que ela acontece nos meandros do cotidiano: “Nossa Província ainda tem esse privilégio da formação inicial dedicar um tempo para os estudos. Então, essa identidade só vai acontecer quando cada um de nós tiver consciência de que o nosso papel fundamental, dentro das questões prementes da nossa espiritualidade e do nosso carisma, será vivenciado no dia a dia de nossas vidas”. Para Frei João, as pessoas olham para nós como homens de Deus, como pessoas que amenizam a dor dos irmãos. “E, se as pessoas nos identificam assim é porque nos veem como filhos de São Francisco e percebem essa identidade franciscana”, observou.

“Essa maturidade que vocês já demonstram agora é a mesma maturidade que nós precisamos depois para que possamos responder às questões de Província, da Ordem, como um todo”, explicou Frei João. Ele lembrou que, após a formação inicial, todos farão parte da formação permanente. “Lá na frente, depois, não poderão esquecer do que refletimos hoje. Essa mesma pertinência não pode secar, ser diminuída, nem deixar de existir”, ensinou.

Sobre a diminuição dos formandos, Frei João afirma que cada vez mais teremos frades mais adultos e com certa formação acadêmica, o que pressupõem outras exigências de formação e novas modalidades de se fazer o acompanhamento. “Perfil do formando muda, logo o perfil do formador também deve mudar”, ressaltou.

Por fim, Frei João agradeceu aos estudantes pelo trabalho destes dias. “Me parece que o resultado foi exitoso e penso que esse encontro pode ser repetido, com momentos intermediários, no triênio. As questões apontadas que devem ir para a Comissão Preparatória do Capítulo são bastantes pertinentes e elas espelham também aquilo que nós desejamos e esperamos da parte de vocês: uma participação massiva dos formandos no que tange à vida da Província como um todo. De bom grado acolhemos”, concluiu.

O Encontro dos Frades Estudantes encerrou com os agradecimentos da equipe organizadora e com a oração e  bênção de Frei João Francisco.

Antes, os formandos congratularam-se com o aniversário natalício de Frei Bruno Dias de Deus, que neste dia completou mais um ano de vida. Também fizeram uma avaliação do encontro e deram destaque ao bom aproveitamento das reflexões, partilhas e troca de experiências.


Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Bruno de Deus