Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Em torno da juventude”, o segundo tema de Frei Almir em Curitiba

12/06/2012

Notícias

Nesta terça-feira, no 2º dia do Tríduo de Santo Antônio, na Igreja e Santuário Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba (PR),  Frei Almir Ribeiro Guimarães reflete sobre o tema da juventude. Leia a íntegra de sua reflexão:

EM TORNO DA JUVENTUDE
Dia dos enamorados

Estamos às vésperas da festa de Santo Antônio. Comemoramos neste dia 12 a festa e o Dia dos Enamorados.

1. Pensamos aqui nos jovens. Não é tão fácil dizer quando começa e quando acaba o tempo da juventude. Há jovens velhos, e velhos jovens. Começamos a envelhecer quando não temos mais esperança no amanhã e perspectivas que encham de ardor nossa vida. Talvez possamos dizer que a juventude comece em torno dos dezesseis anos e chega aos vinte e oito ou vinte nove anos. Curto esse período de poucos anos em vidas que chegam à beira do centenário.

2. Fatos importantes ocorrem nesse tempo que chamamos juventude: necessidade de se criar personalidade própria, tempo de estudo, explosão das energias afetivas e sexuais, tomada de distância dos primeiros anos vividos em família, paixão pela profissão que se escolheu, tempo de criação de convicções, escolha da vocação, casamento, chegada do primeiro filho, dentro ou fora do casamento.

3. Podemos dizer que a juventude é tempo de construção da vida e de expressões de profundas alegrias. Olhar para um jovem é acreditar no amanhã. Gostamos de ver esses encontros de jovens marcados pela música.

4. Fundamental que os jovens possam participar de grupos de reflexão, interiorização e oração. Não podem viver soltos, deixados à própria sorte.

5. Há aspectos importantes que merecem nossa atenção:

• Pensamos em primeiro lugar na formação do caráter. Os jovens, inspirados no exemplo da família (o que nem sempre acontece) e na reflexão em grupo, em leituras, vão formando a consciência e traçam as linhas básicas de seu agir: não se deixar levar pela corrupção, viver em função de…

• Há toda a questão de não se tornarem banais e vulgares. Precisam conservar o frescor da juventude e a coragem de querer mudar e de mudar de fato.

• Na juventude rapazes e moças podem criar convicções de sua colaboração efetiva e criadora em sua profissão, sempre junto com outros. Uma paixão pela profissão.

• Sem falsos pudores, os jovens precisam se posicionar humana e cristãmente diante da sexualidade.

6. Cabe nesse contexto algumas reflexões sobre o enamoramento:

• Um homem, uma mulher… duas trajetórias… tempo de namoro não é tempo de casamento… Duas histórias que vão se revelando na multiplicação dos encontros, na alegria das conversas, nas surpresas de cada instante.

• Há a graça do corpo e a alegria da pele. Mas para além há uma admiração pela nobreza e grandeza interior do outro e outra. Não precipitar. Não colocar um filho antes da hora.

• Como se prepara para casamento?

• Os jovens se preparam para o casamento na medida em que observam a maneira como seus pais vivem sua vida conjugal, familiar, de pai e de mãe.

• Importância de reflexão sobre o sentido da sexualidade e do casamento nos grupos de crisma, nos grupos de jovens.

• Jovens cristãos se reúnem em grupos e começam a refletir sobre o assunto.

• Parece conveniente que haja um tempo de noivado: apresentação das famílias, ritos de aproximação…

• Nossas paróquias organizam cursos ou encontros em vista da preparação imediata. Cursos e encontros precisam ser revistos, seu tempo dilatado.

• Na medida do possível, jovens cristãos se preparam espiritualmente para o dia das núpcias.

• Importante que cada passo da cerimônia do sacramento do matrimônio será vivido com o coração: ritos de entrada, liturgia da palavra, momento do consentimento, bênção dos pais…

Viva os namorados e que Santo Antônio vele pelas famílias!