Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Imbariê, Dom Frei Evaristo e Moema falam sobre o Sínodo para a Amazônia

16/11/2019

Notícias

A Paróquia Santa Clara de Assis, em Imbariê (RJ), foi presenteada com as presenças de Dom Evaristo Spengler, bispo da Prelazia do Marajó, e de Moema Miranda, antropóloga e franciscana secular, nesta semana (12/11), quando relataram suas experiências vividas nos 21 dias em que participaram do Sínodo para Amazônia.

Ambos testemunharam fortemente a ação do Espírito Santo em todo o processo sinodal. Não há dúvida de que o Espírito Santo alcançou os sinodais em suas falas durante todo o Sínodo.

Nas colocações de D. Evaristo e de Moema, chamou a atenção dos paroquianos de Imbariê cada detalhe sobre o Sínodo narrado durante as duas horas de palestra, como por exemplo, um imenso pano levado com diversas bandeiras de cada povoado, nas quais tinham os nomes de homens, mulheres e crianças dos povoados representados no Sínodo.

Moema foi enfática ao falar da importância da presença das mulheres no Sínodo, que se fizeram presente como nunca em outros Sínodos. Frei Evaristo chamou a atenção para a sensibilidade e atenção do Papa Francisco quando as mulheres e os indígenas falavam.

Foi emocionante, durante a palestra, quando Frei Evaristo relatou o testemunho da fala de uma indígena, chamada Yesica, que disse, em certo momento do Sínodo, que o Papa conhecia mais da Amazônia do que todos eles que estavam lá no Sínodo. A mesma jovem concluía sua fala, segundo o Frei, dizendo ao Papa: ‘Irmão Francisco, você não está sozinho. Nós estamos com você’. Yesica concluía, interpelando os bispos: ‘Bispos, peguem o remo; vamos remar juntos’. A partir desse momento, o Sínodo ganhou outra forma, segundo os palestrantes da noite.

Foi-nos falado das principais propostas do documento final do Sínodo. Moema destacou um parágrafo do documento em que se fala de uma igreja Madalena, discípula, acolhida e amada,  anunciadora da ressurreição. Sejamos nós, anunciadores da vida nova da mãe Terra, nossa Casa Comum.

No final, foi aberto espaço a perguntas. Nossa Paróquia agradece profundamente a Dom Frei Evaristo e a Moema por tão grande presente a nós, da Paróquia Santa Clara de Assis.


Melry Coutinho, pela Pascom da Paróquia.