Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em 29 anos, Fundação elege o 1º presidente angolano

31/05/2019

Notícias

Luanda (Angola) – O Capítulo da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, em andamento na capital Luanda, viveu um momento histórico hoje, 31 de maio, ao eleger como presidente da entidade o primeiro frade angolano. Em 29 anos de Missão em Angola, Frei Antônio Boaventura Zovo Basa foi eleito em primeiro escrutínio para o serviço de presidente, que vai desempenhar com o Conselho eleito: Frei André Luiz, 1º conselheiro e vice-presidente; Frei João Batista Cajenjenga, 2° Conselheiro; Frei Ivair Bueno de Carvalho, 3º Conselheiro.

O novo governo terá a missão de animar a presença dos frades nesta Missão que a Província Franciscana da Imaculada Conceição assume. Em sintonia com o Governo Provincial, buscará discernir os caminhos para o anúncio do Evangelho e tornar cada vez mais presente o carisma franciscano em Angola.

Depois da eleição, realizou-se a celebração de tomada de posse do novo governo. Frei César lembrou que o escolhido é aquele que se coloca sempre a serviço dos irmãos neste trabalho de animação. Ele ainda recordou que foram escolhidos dois frades angolanos e dois brasileiros para compor o governo. “Sinal de plena integração”, acrescentou, enfatizando que existe uma só Província no Brasil e Angola. “Estamos muito contentes pela ação do Espírito Santo em nossa presença em Angola”.

Ainda hoje e amanhã o novo governo eleito, junto com o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, dão prosseguimento aos trabalhos com o Congresso Capitular, para dar os encaminhamentos necessários e as escolhas dos irmãos nos diversos serviços da Fundação.

O dia de hoje se iniciou às 8 horas com a Missa presidida pelo mestre dos noviços, Frei Marco Antônio, que destacou, em sua partilha da Palavra de Deus, a primeira leitura do livro dos Romanos, na qual Paulo exorta aos irmãos ao amor fraterno. “Que este seja sincero, e que os irmãos apeguem-se ao bem. Que seja este amor fraterno, que os une uns aos outros, com terna afeições. Que os irmãos sejam zelosos e diligentes, fervorosos no espírito, servindo sempre ao Senhor”, disse.No final da Missa, Frei César, Ministro provincial e presidente do Capítulo, conduziu o rito das eleições, invocando o Espírito Santo. Num primeiro momento, o governo anterior entregou os cargos nas mãos de Frei César, que dirigiu, em nome da Província, o agradecimento aos irmãos pelo serviço prestado durante o último triênio.

Da esq.para a dir. Frei Luiz Henrique, Frei Antóno, Frei César, Frei Ivair e Frei João Baptista

QUEM É O NOVO PRESIDENTE

Filho de Maria Tereza e Eduardo Baza, Frei António é natural de Cabinda, onde nasceu em 25 de setembro de 1976. Foi ordenado presbítero pelo bispo diocesano de Cabinda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dia, no dia 15 de janeiro de 2012, às 10h30, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Subantando.

Ele apresentou-se à Ordem dos Frades Menores no ano de 1997. Fez o curso propedêutico no Seminário Maior São José, em Malange, postulantado entre 2000-2001 na Fraternidade Nossa Senhora da Porciúncula, em Viana, e, em 2002, fez o noviciado em Rodeio, SC, professando em 4 de janeiro de 2003.

Em 2006 obteve o título de Bacharel em Filosofia e Pedagogia pelo Centro Dom Bosco de Estudos Superiores, iniciando, em 2008, os estudos de Teologia no Seminário Maior de Luanda. No dia 30 de agosto de 2009, fez a profissão solene na Ordem Franciscana. Sua ordenação diaconal foi no dia 31 de janeiro de 2011.

Frei António foi o segundo frade da Fundação Imaculada Mãe de Deus a ser ordenado presbítero. O primeiro frade angolano a ser ordenado presbítero foi Frei Afonso Kachekele Quissongo.


 

Equipe de Comunicação: Frei Robson Scudella, Frei Bernardo João Cassinda, Frei Evaristo Seque Joaquim e Frei Crisóstomo Pinto Ñgala