Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Eles (frades) partem, mas o espírito franciscano continua aqui. E espero que permaneça vivo e forte”, diz D. Wilson ao povo de Angelina

31/01/2021

Notícias

                                                                          Imagens de captura de tela da transmissão pelo Facebook

 Angelina (SC) – “Os franciscanos gravaram o nome de Deus no coração das pessoas. Esse é o motivo de agradecimento no dia de hoje. Eles partem, mas esse espírito franciscano continua aqui. E espero que permaneça vivo e forte. Esse é o nosso compromisso. Que o espírito permaneça vivo e Jesus conhecido!” Com essas palavras de gratidão do Arcebispo Metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck, os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição passaram o cuidado pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina (SC), neste domingo (31/01), à Arquidiocese de Florianópolis, depois de 130 anos de presença franciscana.

A Celebração Eucarística, às 10 horas, presidida por Dom Wilson, foi concelebrada pelo Ministro Provincial Frei César Külkamp, o Definidor Frei Daniel Dellandrea, por frades da Província e pela Fraternidade atual – o pároco Frei Paulo César Borges e Frei Osvaldo Lino Luiz. Frei João Maria dos Santos já está no Seminário Frei Galvão, onde vai morar agora. Este momento, preparado antes no campo jurídico e canônico entre as duas entidades, faz parte do processo de redimensionamento reafirmado pela Província no último Capítulo Provincial (2018).

Guardando as normas sanitárias, os fiéis paroquianos marcaram presença neste momento de  despedida dos frades, demonstrando toda a gratidão ao trabalho evangelizador franciscano. Aplaudiram e homenagearam os frades em vários momentos da celebração, mesmo com todo do clima de tristeza.

Desde a chegada dos frades missionários alemães, em 1891, a Comunidade de Angelina era atendida pela Fraternidade de Teresópolis (SC). Com a fundação da nova residência dos frades, em Santo Amaro da Imperatriz, Angelina continuou sendo atendida pelos frades até 1921, quando foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, tornando-se independente.

O decreto episcopal que criou a Paróquia de Angelina data de 8 de abril de 1921 e foi promulgado por Dom Joaquim Domingues de Oliveira. Seu primeiro vigário foi o Pe. Frei Gervásio Kraemer, que tomou posse em 17 de abril de 1921. Naquela época, Angelina era um distrito do município de São José (SC), e até então fazia parte da Paróquia Santo Amaro.

A gruta Nossa Senhora de Lourdes foi abençoada no dia 15 de agosto de 1907, sendo que a atual imagem de Nossa Senhora foi colocada ali em 15 de agosto de 1907. Hoje é um lugar de romarias. A iniciativa da construção da gruta foi do Pe. Frei Zeno Wallbrõhl, para cumprir promessa feita em 1897, durante um período em que padecia enfermidade, da qual havia sido desenganado pelos médicos.

Em 16 de setembro de 1946, a capela São Carlos Borromeu foi desmontada para dar lugar à nova igreja, que teria como primeira Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e São Carlos Borromeu como seu segundo Padroeiro. O Santuário foi erigido somente em 1988.

“A espiritualidade franciscana paira sobre a cidade e assim será sempre”. A frase da comentarista no início da celebração deu o tom das homenagens que os frades receberam. Dom Wilson continuou falando desse trabalho evangelizador de 130 anos dos frades em Santa Catarina e especialmente em Angelina.

Falou dos valores deixados na comunidade, destacou em primeiro lugar o espírito franciscano. “Aqui tudo respira o espírito franciscano. Todas as famílias, todas as comunidades têm o modo de ser franciscano, o modo de São Francisco de Assis. E nos alegramos por isso”, disse o Arcebispo, contando que foi em Angelina que seu pai nasceu e se criou. “Ele contava que foi coroinha e se orgulhava muito de estar com os frades. Saiu daqui moço”, recordou.

Segundo D. Wilson, as marcas dos franciscanos se confundem com a comunidade. Ele destacou três grandes instituições que têm essa marca. A bela Matriz erguida pelos frades, hoje um orgulho da cidade. “Não me orgulho por ser um monumento turístico, mas por ser um monumento de fé”, disse.

Outro ponto, é a gruta deixada pelo Frei Zeno. “Vamos fazer dessa gruta esse lugar de fé. Que nós de Angelina façamos dela um lugar importante para nós”, acrescentou.

O Arcebispo também destacou a presença das Irmãs Franciscanas de São José no reforço a esse trabalho evangelizador, a serviço dos colonos e dos doentes.

Dom Wilson não se cansou de agradecer aos frades e, dirigindo-se ao Ministro Provincial, disse: “Frei César, nossa gratidão eterna e que esse espírito seja plantado em muitos lugares”.

Frei César explicou as razões da despedida dos frades de Angelina. Disse com muita clareza que a itinerância é própria do carisma franciscano. Lembrou um pouco da história dos frades alemães que vieram em missão para restaurar esta Província da Imaculada Conceição. “Mais de 200 frades vieram da Alemanha e Angelina foi um dos primeiros lugares que eles serviram”, disse Frei César.

“Mas no espírito de São Francisco e ele seguia o espírito do Cristo, jamais foi de ficar para sempre no mesmo lugar. Isso é muito difícil e doloroso. Mas o próprio Cristo não ficou onde estavam as multidões. Ele ia adiante. Precisamos ir a outros lugares. E São Francisco também seguiu essa mesma lógica e pediu isso também aos seus frades. O espírito que move os frades é chamado de itinerância. De ir adiante. Servir onde for chamado, mas não se estabelecer. É o espírito de peregrino e faz parte da nossa missão evangelizadora”, explicou o Ministro Provincial.

Segundo ele, essa missão foi muito forte em Santa Catarina, mas hoje passado tanto tempo, a gente celebra aqui 130 anos de presença e, em abril, 100 anos de constituição dessa Paróquia. “São frutos belíssimos pelos quais nós só temos de dizer também um muito obrigado”.

“Mas as necessidades são outras. Além desse espírito de itinerância, nós temos uma realidade também de diminuição das vocações, nossos frades estão mais envelhecidos em todos os trabalhos. E por isso precisamos deixar os trabalhos”, confessou, recordando as recentes entregas de Santos, São Sebastião e Lages.

Frei César contou que a Província tem outras frentes de evangelização, como as Missões em Angola, onde 84 frades angolanos estão em formação. “A Arquidiocese de Aparecida nos pediu para assumir o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, que é o santo da nossa Província e por isso também é lugar de irradiação do carisma franciscano.  E nós temos outros campos de evangelização e missão. Aqui em Santa Catarina e outros lugares, nos dedicamos a formar comunidades de fé. Por isso foi um trabalho intenso na formação de Paróquias, mas também temos um trabalho grande na educação, na comunicação, no social e essas Missões em diversos lugares do Brasil e do mundo. Então, precisamos da ousadia de irmos onde somos necessários e podemos servir. Foram diversas motivações que fez a Assembleia capitular tomas essas decisões”, explicou.

“Para nós que estamos aqui numa despedida, a dor é muito grande porque somos humanos, porque a gente cria lanços e relações. Isso é sempre difícil, imagino que para vocês. Nas vezes que pude vir aqui, vi o quanto os nossos frades são amados, cuidados, estimados. Mesmo com todos os defeitos e pecados, o povo nos quer bem, cuida de cada um de nós.  Nesse lado humano é um passo sofrido para nós e creio para vocês também. E, por isso, nesse momento, em nome dos frades, gostaria de dizer uma palavra, acima de tudo, de gratidão”, disse, agradecendo a Dom Wilson, aos frades que serviram no Santuário e ao povo de Angelina.

Frei César pediu que acolham bem o Pe. Francisco e Pe. Alex que vão continuar esta missão. “Vocês são a Igreja de Deus e são o carisma franciscano. Tenho certeza que esse carisma está muito plantado”, disse, lembrando que os frades continuam em comunidades próximas.

Depois de Frei César, a Comunidade Paroquial prestou homenagens aos frades. Frei César recebeu uma placa comemorativa, ressaltando dos 130 anos de presença franciscana em Angelina.

Irmã Inês Pereira, Superiora Provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, falou que estão neste trabalho evangelizador há 94 anos. “Angelina, para nós, é o vale da graça. E devemos aos frades. Toda nossa gratidão a eles”, disse.

A Prefeita Roseli Anderle deixou umas palavras de gratidão em nome de todas as autoridades. Segundo ela, Angelina é uma terra abençoada e que deu muitos frutos com a presença franciscana. “E continua cultivada por todos os freis que aqui passaram. A eles peço uma salva de palmas”, disse. Para ela, os frades foram marcantes no desenvolvimento do município de Angelina e Rancho Grande. Segundo a prefeita, não se trata de uma despedida, mas de um momento de gratidão. E terminou citando São Francisco: “Irmãos, comecemos porque até agora nada fizemos!”

Frei Paulo Borges e Frei Osvaldo também deixaram uma palavra de gratidão. “Agradecemos a Deus por ter vivido esta experiência, à Província, à Arquidiocese e ao povo das 18 comunidades da Paróquia. Vamos fazer uma retirada geográfica, mas São Francisco continuará em nossos corações”, disse o pároco.

Frei Osvaldo confessou que foi nessa Gruta de Nossa Senhora de Lourdes que nasceu o desejo profundo de seguir Jesus. Segundo ele, sempre voltará a este lugar sagrado.

Durante a transmissão, as pessoas fizeram agradecimentos, como Luiz Carlos Nunes: “A história de Angelina está vinculada de forma indelével ao trabalho incansável dos filhos e filhas de Francisco. Aos frades que são chamados hoje para outras missões, o eterno agradecimento de toda uma cidade que nasceu franciscana e assim o será para sempre”.

Para Maria Alves, registrou a sua gratidão aos freis pelos serviços prestados nestes 100 anos de Evangelização Franciscana. E Serli Hoffmann Marchi disse: “O nosso muito obrigado aos Freis que pregaram o Evangelho em nossas comunidades e nos oportunizaram a aumentar a nossa fé”.