Educação Franciscana: Escolhas para uma vida fraterna, solidária e feliz
31/10/2022
Frei Claudino Gilz
Da educação na atualidade
A que se destina a educação?… Trata-se de uma pergunta que nos mobiliza a considerar alguns aspectos em relação à história da educação, assim como a educação na atualidade. A respeito do termo educação, cada um de nós já traz consigo um conjunto memorável de aprendizados, saberes, práticas e experiências já desenvolvidas.
Fato é que a educação não foi inventada pelos gregos, asseguram inúmeros historiadores. A educação é contemporânea ao aparecimento das primeiras experiências humanas em grupo, ao desenvolvimento da linguagem, das atividades laborais, da arte, da religiosidade, entre outras práticas humanas. Por ser inerente à experiência e aos aprendizados de cada ser humano, a educação veio se delineando, ao longo da história, numa expressiva variedade de formas, de conteúdos e de metodologias, seja de uma sociedade para outra, seja de uma época para outra. Cada etapa da história da educação está articulada ao nosso presente. Ajuda-nos a refletir sobre as mais diversas questões e problemáticas do tempo presente.
“O ser humano contemporâneo experimentou que o que acontece numa parte do mundo pode ter consequências noutras, e que ninguém pode, a priori, sentir-se seguro num mundo onde há sofrimento e miséria.”, sinaliza o Documento “Educar ao Humanismo Solidário – para construir uma civilização do amor”, publicado em 2017 para Congregação para a Educação Católica.
A educação nos leva a ser protagonistas de escolhas, de saberes e de atitudes que emanam de um pensamento analítico e crítico, seja do que é dito, informado, ou mesmo ensinado às atuais gerações. O texto-base da Campanha da Fraternidade – 2022 convidou-nos a refletir sobre aspectos elementares do ato educativo, tais como: “A educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade.” (n. 6); “Educação não é condicionamento ou adestramento. tornar a pessoa consciente, para que se torne sempre mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações.” (n. 22); “Educar para o humanismo solidário implica, também, trabalhar por uma verdadeira inclusão, considerando o que é próprio de cada cultura e de cada contexto, sempre com o olhar cuidadoso para as gerações futuras.” (n. 177).
Eis porque a educação é um campo de atuação humana em constantes mudanças e, por isso, complexo, exigente e desafiador. Estar a serviço da educação pressupõe, por isso mesmo, uma constante disposição à pesquisa, à análise da conjuntura (histórica, cultural, religiosa, política, econômica, sociológica etc.). Disposição à interlocução com os que no contexto da educação trabalham e ensinam. Disposição à interlocução interdisciplinar, ao diálogo, ao trabalho em rede, à troca de percepções, de conhecimentos e de iniciativas promissoras. Disposição sensível e solidária com os mais pobres da sociedade e com as demandas de cuidado do meio ambiente. Disposição essa impregnada de alma franciscana, de humildade, de alegria, de amor, de comprometimento e de bom humor.
Educação Franciscana – escolhas para uma vida fraterna, solidária e feliz
Cada um dos aprendizados, dos saberes, das práticas e das experiências sobre educação que nos acompanham são, por assim dizer, pressupostos à educação franciscana, principalmente quando se busca empreender escolhas para uma vida memorável, fraterna, solidária e feliz. O Tempo Franciscano de 2022 traz este tema e visa nos desinstalar à memória e à reflexão do modo de ser e de viver peculiar de Francisco de Assis.
À Ordem Franciscana, nunca é demasiado considerar que o ato educativo é um modo de conhecer, de acolher, de amar, de sentir, de servir e de promover o desenvolvimento do ser humano em todas as duas dimensões. Ser humano compreendido como ‘um núcleo de relações com a natureza, com os seres humanos, com Deus e consigo mesmo, como um ser único e irrepetível em sua essência e existência, como uma unidade integral de múltiplas dimensões e como um ser histórico que se constrói no marco da liberdade e da responsabilidade.’[1].
Na Carta Encíclica Laudato Si, o Papa Francisco assim afirma: “Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos.”. Modo de ser e de viver esse de Francisco que deu origem e passou a se configurar como pressupostos à educação franciscana.
O estudo sobre a educação franciscana remete-nos, antes de tudo, para o contexto familiar não só de Francisco, como do contexto familiar de cada um de nós. Conhecer em que consiste a educação franciscana pressupõe termos presente nossa origem histórica, familiar, geográfica, étnica, cultura e religiosa. É importantíssimo cada um de nós se perguntar: tal como se passou com Francisco, por meio de quais virtudes já durante a própria infância cada um de nós se distinguia dos demais irmãos e amigos? Pela alegria? Pela cortesia? Pela observância de determinados princípios? Pela generosidade para com o próximo? Pela humildade em reconhecer as próprias omissões em meio aos fatos e acontecimentos cotidianos?…
Biógrafos atestam o quanto Francisco durante a infância já se distinguia por escolhas que o levavam a ser um menino alegre, dado a brincadeiras e a cânticos, à boemia, à cortesia com quem quer que fosse, a ser comedido nas palavras, à observação dos costumes familiares e dos princípios religiosos, à extravagância na generosidade com os amigos e os pobres, a ponto de dar, a estes últimos, abundantes esmolas.
Sintetizando…
A educação franciscana integra, nesse sentido, o que cada pessoa traz consigo de princípios familiares, culturais e religiosos. A educação franciscana privilegia toda e qualquer escolha que leva o ser humano a deixar transparecer, dentre várias virtudes possíveis, a alegria, a prodigalidade, a cortesia, a humildade, a fraternidade e a solidariedade.
Tema e objetivos do Tempo Franciscano 2022
O Projeto do Tempo Franciscano 2022 teve como objetivo geral refletir sobre a importância da educação franciscana enquanto um conjunto de escolhas a serem feitas em prol do alcance de uma vida fraterna, solidária e feliz das atuais gerações escolares das Unidades Bom Jesus.
Três foram os objetivos específicos deste projeto: 1.º) Distinguir na trajetória de vida inaugurada por São Francisco de Assis inspirações e fundamentos à educação franciscana fundamento das atuais gerações escolares das Unidades Bom Jesus; 2.º) Compreender a relevância da educação franciscana à instauração de uma cultura baseada no respeito às diferenças, na inclusão, na tolerância, no cuidado da Casa Comum, na solidariedade com os mais pobres e na promoção da paz; 3.º) Identificar o Tempo Franciscano de 2022 como um período propício para uma revisão de vida à luz do exemplo de vida, de fé e de amor de São Francisco de Assis por todas as criaturas.
Frei Claudino Gilz, Coordenador dos Projetos FAE Social e Bom Jesus Social
[1] Cf. OFM. Ide e ensinai: Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana, Roma, 2009.