Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

É preciso ter a fé de Jesus, pede Frei Diego em novena

26/09/2018

Notícias

novena_260918 830Érika Augusto

São Paulo (SP) – “São Francisco, mais do que ter fé em Jesus, tinha fé de Jesus”, explicou Frei Diego Melo, pregador do segundo dia da novena em honra a São Francisco no Santuário e Convento dedicado ao santo de Assis, no centro de São Paulo. Nesta quarta-feira, 26/9, dezenas de pessoas se reuniram para participar do segundo dia das festividades dedicadas ao padroeiro local.

O Convento, que reúne devotos no mês de junho para a Trezena de Santo Antônio, está mostrando que São Francisco também tem muitos fiéis.
O tema apresentado hoje foi: “Onde houver dúvida, que eu leve a fé”. O pregador, que é coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV), falou sobre as dúvidas que habitam o coração humano. “Diante da realidade, somos convidados a entender a fé como a capacidade de suportar as dúvidas. Fé é a capacidade de suportar as contrariedades da vida, aquilo que não explicamos, que não conseguimos dar uma razão”, afirmou.

A primeira leitura, retirada da biografia de São Francisco segundo Tomás de Celano, relata o período em que São Francisco esteve preso e como aquele momento de dúvidas começou a mudar seu coração. “Foi exatamente o momento em que, no meio daquelas dúvidas, quando tudo parecia ruir, São Francisco descobre a força da fé. Mesmo diante do sofrimento, da dor, da prisão, de toda aquela lógica de guerra na qual ele estava envolto, mesmo ali existia algo que lhe mantinha vivo, algo que lhe dava esperança”, explicou.

Frei Diego afirmou que aquele que busca ter a fé de Jesus assume opções radicais, como o próprio Cristo e São Francisco assumiram, vendo o mundo e as pessoas com um olhar purificado, amando todos os seres. E afirmou que a fé de São Francisco, entre todos os santos, foi a fé que mais se aproximou da fé de Jesus Cristo.

Ele concluiu sua homilia lendo um texto de Maria José Meirelles Carvalho, mais conhecida como Mazé, sobre a fé e a amizade com Jesus. Mazé sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Apesar da doença, ela dá seu testemunho de fé e de alegria de viver, mesmo diante de sua doença e de suas limitações. Segundo Frei Diego, Mazé é um exemplo de ter a fé de Jesus. Acompanhe o texto na íntegra:

Simples assim  (Maria José Meirelles)

Um dia veio uma enfermeira fazer um plantão para cuidar de mim.
Então percebi que ela olhava atentamente para um canto do meu quarto, onde fica uma mesinha com uma cadeira.
Sobre essa mesa, um abajur e uma xícara de café vazia. Fiquei a pensar o que se passava pela sua cabeça para olhar tanto para aquele canto. Acabei por não resistir e perguntei a ela, o porquê. Ela sorrindo me disse:
– Dá-me a impressão, olhando, que você vai receber uma visita para tomar café com você.
Respondi a ela: isso mesmo! É um amigo da família. Ele vem sempre que preciso, para conversarmos. Nisso tocou minha campainha.
Ela foi ver, achando que era o meu amigo. Abriu então a janela, olhou em direção ao meu portão. Em seguida ela fechou a janela me dizendo que não era ninguém. Deve ser alguma criança que apertou, exclamou ela.
Eu respondi: será? Ficamos em silêncio por um instante.
Depois pedi a ela que pegasse meu terço. Ela o colocou em minha mão, educadamente pediu licença para que pudesse ficar mais à vontade e foi para uma salinha ao lado, me dizendo que se precisasse era só chamar. Antes que se retirasse do quarto, eu a convidei para rezar comigo. Ela não quis. Claro, respeitei sua decisão.
Passou um tempo, até que ela retornou ao meu quarto para ver se estava tudo bem. Então ela me disse:
– Seu amigo acabou nem vindo.
Sorri, olhando para ela, e disse:
– Veio, mas já foi.
– Porque você não me chamou? Indagou-me. Você fala tão bem dele, diz que é amado por tantas pessoas, que gostaria de conhecê-lo.
– Eu te chamei, lembra? Quando te convidei para rezar comigo. Pois então, é nessa hora que Jesus vem para me visitar. Ele é meu amigo, meu todo poderoso.
Ela me olhou profundamente em meus olhos, apertou minhas mãos e me falou:
Agora sei de onde vem tanta fé e tanta força para suportar essa doença, pois você é um verdadeiro milagre de Deus. Quem me dera eu ter um pouquinho só da sua fé.
Sorrindo, respondi:
– A fé, para obtê-la, tem que ser praticada todos os dias. Você vai quer que um bom diálogo com Jesus é tudo. Só ele saberá o que realmente você precisa. Ele sabe tudo de você. Abra o seu coração e deixe Jesus entrar. Assim terá também um grande amigo.
Ela me respondeu dizendo: uma coisa tão simples, que acabamos por não fazer. Conclui dizendo: Pois não é. Simples assim!

A Novena no Convento e Santuário São Francisco acontece até o dia 3 de outubro, de terça a sexta às 15h e segunda-feira ao meio-dia. No domingo, 30 de setembro, acontece a procissão, saindo do Mosteiro São Bento às 9h30. Em seguida, às 10h30,  será celebrado o 6º dia da novena, presidido por Dom Mathias Tolentino Braga, abade do Mosteiro.