Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Gregório: “São Francisco e Papa Francisco, somos seus irmãos!”

04/10/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – Terminou neste domingo, 4 de outubro, a Semana Franciscana na Paróquia e Convento do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). Desde o dia 27 de setembro, a comunidade local pôde vivenciar dias intensos de orações, reflexões e celebrações pelo dia de São Francisco de Assis.

O bispo Dom Gregório Paixão, OSB, da Diocese de Petrópolis (RJ), presidiu a solene Celebração Eucarística, às 10 horas, contando com a  participação dos frades, religiosas franciscanas, membros da Ordem Franciscana Secular (OFS), fiéis, devotos e simpatizantes do Santo de Assis. A Santa Missa foi concelebrada pelo pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, e pelo mestre dos frades que estão no Tempo da Teologia, Frei Marcos Antônio de Andrade. Um coral dos frades estudantes, sob regência do experiente maestro, Marco Aurélio Lischt, animou toda a solene celebração com a Igreja lotada, cumprindo as ordens de segurança e distanciamento. A Santa Missa foi transmitida ao vivo e em cadeia pelas plataformas digitais da Paróquia do Sagrado, Diocese e Instituto dos Canarinhos de Petrópolis, como também pela Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, da Editora Vozes.

Em sua homilia, Dom Gregório destacou aspectos da vida e história de São Francisco de Assis. Disse que todos os olhos estão voltados para Assis neste dia 4 de outubro. “Hoje, celebramos a festa do Seráfico Pai Francisco, mas, ao mesmo tempo um Papa, com o mesmo nome, vai até Assis para proclamar a sua nova Encíclica ‘Somos todos irmãos’, inspirada em São Francisco de Assis”.

Para Dom Gregório, toda a humanidade precisa reconhecer a graça de que todos somos iguais. Enfatizou que o Papa foi até Assis e se inspirou em São Francisco porque vê nele a possibilidade de mudança e conversão. “Francisco escolheu a Deus como Senhor e a terra como mãe e nos ensina pelas suas escolhas pessoais. Ele mesmo se auto-intitulava irmão e chamava de frades seus irmãos. Foi capaz de viver para depois pregar”, ressaltou.

Segundo Dom Gregório, ao convidar toda humanidade para uma grande reflexão, o Papa não deseja que nós vivamos a teoria sobre a fraternidade humana, mas sim, que nós pratiquemos esse ideal. “O papa convida a todos para abrir o coração e a boca para um diálogo fraterno e uma vida verdadeiramente nova”, destacou o Bispo e fez referência ao episódio do encontro de São Francisco com o Sultão, em tempos de guerra.

“Que o nosso testemunho seja sempre de Paz e de Bem. Somos todos irmãos! Que essa palavra mobilize toda a vida e transforme todo o mundo”, ensinou. “São Francisco e Papa Francisco, somos seus irmãos. Que essa graça inunde a nossa vida e o nosso coração”, concluiu.

Neste domingo, no período da manhã, os frades também realizaram a tradicional bênção dos animais. Além disso, a Paróquia do Sagrado ofereceu o “Almoço Mineiro”, via “Drive Thru”. A iniciativa foi em prol da construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida das Duchas, da Paróquia do Sagrado.

TRÂNSITO DE SÃO FRANCISCO

No cair da tarde do dia 3 de outubro, a tradicional celebração do Transitus de São Francisco, marcou a passagem do Santo de Assis para a vida eterna. A Páscoa de Francisco foi celebrada e vivida no cântico dos salmos e na meditação da Palavra de Deus que ele mesmo buscou com humildade e prontidão durante toda a sua vida.

“A celebração do trânsito de São Francisco de Assis, é um costume tradicional da Ordem Franciscana, traz presente o mistério da vida, morte e da ressurreição. Conhecedores desta realidade maravilhosa e, ao mesmo tempo, angustiante e cheia de esperança, estamos celebrando, a exemplo do Seráfico Pai, o dom da vida e buscando aceitar a morte como irmã, caminho único para a ressurreição”, destacou Frei Jorge Schiavini, em sua reflexão.

“Nesta noite,  os anjos e a Trindade convidaram Francisco a ir até eles, dizendo: permanece conosco para sempre.  E nós rezamos com o salmista e com são Francisco: “A vós grito, Senhor, a vós clamo e vos digo: ‘Sois vós meu abrigo, minha herança na terra dos vivos”, concluiu.

LIVE FRANCISCANA

Na sexta-feira, 2 de outubro, toda Fraternidade do Sagrado esteve envolvida na realização da live franciscana. Uma noite que contou com muita música, interação, devoção, espiritualidade, sorteios, arte e fé. A Paróquia do Sagrado foi anfitriã e contou com a parceria da TvFranciscanos e de outras páginas e grupos no Facebook, que transmitiram em cadeia e ao vivo este especial.

“Desde criança sempre contemplei todas as criações de Deus. Estou muito feliz por ter encontrado a TvFranciscanos que compartilha tanto amor e fé com essa alegria contagiante através da #livefranciscana”, disse Vanessa Fiorenza​ nos comentários.

Entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, a programação da Semana Franciscana também contemplou celebrações do Tríduo de São Francisco. As Missas foram presenciais, e também transmitidas pelo Facebook da Paróquia do Sagrado.


VEJA MAIS IMAGENS DA PARÓQUIA E CONVENTO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE PETRÓPOLIS