Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Devoção e homenagens a Santo Antônio no Convento da Penha

14/06/2018

Notícias

penha140618-830

Vila Velha (ES) – O dia 13 de junho foi marcado de expressões de devoção, carinho e homenagens a Santo Antônio no Convento da Penha, em Vila Velha (ES). Em todas as celebrações, os devotos participaram de momentos especiais em honra ao “Santo Casamenteiro”. Os cantos litúrgicos, as orações, a Ladainha, a bênção e distribuição dos “pães de Santo Antônio”, propiciaram muita emoção e ao mesmo tempo felicidade a todos.

Frei Pedro Oliveira presidiu a Celebração Eucarística das 9h30, com um bom número de pessoas presentes. Ele destacou a importância da intercessão do santo franciscano que é muito popular no Brasil e no mundo. Ao falar um pouco da história de Santo Antônio, Frei Pedro trouxe a reflexão dos valores herdados pela sociedade em geral.

Já às 15h, no Campinho do Convento, o Frei Paulo Roberto Pereira presidiu a Santa Missa Solene de Santo Antônio. Frei Edvaldo Batista concelebrou a Eucaristia e conduziu a bênção dos pães e oração devocional e Frei Pedro Engel fez a proclamação do evangelho. Os fiéis compareceram em grande número, enchendo de carinho e de amor o Santuário da Penha.

Na homilia, Frei Paulo Roberto falou a importância da intimidade da intercessão de Santo Antônio. “Santo Antônio é o santo do mundo inteiro e para nós brasileiros, nós o temos como alguém de casa. Tanto é que chegamos pra ele e falamos com muita liberdade dos nossos problemas mais íntimos.” O Guardião ainda brincou: “Oh Santo Antoninho, pelo amor de Deus, ajuda eu achar um bom marido, até isso as mulheres pedem. É muita intimidade, é muita intimidade, com nenhum outro santo a gente tem isso”, brincou.

“Cultivar a intimidade com o Senhor, a exemplo de Santo Antônio. Íntimo, amigo do Menino Deus. A intimidade fecunda com o Senhor. Rezar, encontrar o caminho da oração…”, afirmou o frade.
Frei Paulo ainda falou sobre a situação política e social, relacionando a intercessão de Santo Antônio para resolução das decisões que retiram os direitos do trabalhador e dos pobres.

Confira a homilia de Frei Paulo na íntegra:

Fonte: Site do Convento da Penha