Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Definitório Geral da Ordem Franciscana visita o Rio de Janeiro

30/01/2023

Notícias


No final de semana dos dias 28 a 30 de janeiro, a Fraternidade do Convento Santo Antônio recebeu a visita do Governo Geral da Ordem dos Frades Menores, um grupo de frades procedentes dos cinco continentes e que têm a responsabilidade de animar a vida da Ordem em todo o mundo. No dia 29, pela manhã, tiveram a oportunidade de visitar o Santuário do Cristo Redentor, onde foram recebidos pelo Reitor, Padre Omar Raposo. Nas palavras de acolhida, Padre Omar manifestou a alegria de receber aos pés do Cristo, símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, a Ordem Franciscana. Para o Padre Omar, sendo ali também uma reserva ecológica e um lugar de cultivo da espiritualidade cristã, a inspiração de São Francisco está vivamente presente na missão daquele Santuário. Na parte da tarde, foram até a Fraternidade Nossa Senhora da Rocinha, na Zona Sul, onde puderam visitar brevemente uma das comunidades da Paróquia, concelebrar a Missa das 18h e, logo após, participar do Recreio com a Fraternidade Local.


Participaram da visita ao Cristo Redentor o Vigário Geral da Ordem, o mexicano Frei Ignacio Ceja Gimenez, e os definidores Frei Joaquin Echeverry Hincapie (Colômbia), Frei Albert Schmucki (Suiça), Frei Victor Quematcha (Guiné-Bissau), Frei John Wong (Malásia), Frei Konrad Cholewa (Polônia). Também fizeram parte da comitiva o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, e o Definidor Provincial, Frei Robson Luiz Scudela.
Na terça-feira, dia 31, durante a oração da manhã, o Convento Santo Antônio recebeu o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, e o Definidor Geral para a América Latina, Frei César Külkamp, que rezaram com a Fraternidade e, logo em seguida, após o café, embarcaram para Vila Velha, no Espírito Santo, dando prosseguimento à visita que fazem à Província.