Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral visita a Fraternidade de Bragança Paulista

06/02/2023

Notícias

Dia 5 de Janeiro de 2023: Um dia inesquecível de tão bom, quanta simplicidade, fraternidade e simpatia! Foi o comentário mais ouvido dos confrades mais idosos após a visita fraterna do nosso Ministro Geral, Frei Massimo Fusareli.

E realmente ficará gravado na memória de todos este dia em que Frei Massimo, acompanhado do Definidor Geral para a Região Latino-americana e ex Ministro Provincial, Frei César Külkamp, do Ministro Provincial,  Frei Paulo Roberto Pereira, do Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella e dos definidores Frei Alex Sandro Ciarnoscki, Frei Daniel Dellandrea, Frei João Francisco da Silva, Frei Marcos Antônio de Andrade e Frei Robson Scudela estiveram boa parte do dia conosco.

 

Frei Massimo e Frei César chegaram na véspera e na parte da manhã, após a oração das Laudes, no café da manhã já puderam conhecer um pouco mais da Fraternidade e da casa. Às 10:00 hs nos reunimos na sala de TV, preparada para a ocasião, e ali celebramos a missa dominical, presidida pelo Ministro Geral e concelebrada por Frei César, Frei Paulo, Frei Carlos Körber e Frei José Antônio. Após a missa, ainda na sala, Frei Massimo dirigiu-nos algumas palavras de incentivo e reconhecimento por todo o trabalho de acolhimento e cuidado que é feito em nossa Fraternidade, não deixando de destacar todo o trabalho e dedicação à Província dos nossos confrades idosos e em tratamento. Deixou-nos como lembrança um pequeno fascículo de nossa Regra e um Tau abençoado na Porciúncula.

Após a foto para registrar o momento, nos dirigimos para o quiosque onde pudemos passar mais algum tempo de convivência e alegria deliciando-nos com um suculento churrasco e acompanhamentos, oferecido pela Universidade São Francisco.
Participaram também conosco os confrades da Fraternidade Frei Leão, de Itatiba, Frei Vitório Mazzuco Filho, Frei Tiago Alexandre Hayakawa, Frei Alvaci Mendes da Luz e Frei Pedro da Silva Pinheiro.

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Às 14h30 o Ministro Geral fez uma visita às instalações da USF passando por vários setores acompanhado do Definidor para a América Latina, Frei César Kulkamp OFM, e os cinco frades que atuam na USF.  E na segunda feira, dia 06, às 9h da manhã, em São Paulo, o Ministro Geral e o Definitório da Província tiveram uma reunião com a Diretoria e os Conselheiros da Casa Nossa Senhora da Paz (CNSP) onde ouviu e comentou o relatório apresentado que tratou a importância da USF como plataforma educacional e evangelizadora da Província e da Ordem.

O histórico da CNSP, a Ação Social Franciscana; a gratidão pela importância da vocação educadora, o perfil dos colaboradores; o perfil dos estudantes, os programas de inclusão ao Ensino Superior, a Unifag,  Funclar, o impacto social, a extensão universitária, parcerias com religiosos e religiosas,  o alcance dos custos de extensão, o organismo da CNSP, Missão, Visão e Valores.  O Ministro Geral mostrou-se interessado, fez perguntas, esclarecimentos e comentários pertinentes.  Agradecemos a Frei Mássimo Fusarelli por sua simpatia, presença fraterna que nos trouxe muita luz e esperança. Paz e Bem!