Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades do Regional São Paulo se encontram com o Ministro Geral

05/02/2023

Notícias

Na sexta-feira, dia 3 de fevereiro, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, chegou ao Convento São Francisco, acompanhado do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e do Definidor Geral para a América Latina, Frei César Külkamp, para o encontro com os frades do Regional de São Paulo que começou com o almoço fraterno.

Frei Vitório Mazzuco Filho, Coordenador do Regional, abriu o encontro às 14h30 dando as boas-vindas a todos, em especial ao Ministro Geral, e convidando para a oração do Ano Vocacional Franciscano. A apresentação das onze Fraternidades que compõem o Regional de São Paulo, e seus respectivos frades presentes, foi conduzida por Frei João Francisco da Silva, Definidor Provincial. Frei Massimo saudou a todos, manifestando a alegria de poder percorrer a Província da Imaculada Conceição do Brasil com suas grandes distâncias geográficas e não menores riqueza humana e diversidade de culturas.

Considerando o desejo do Ministro Geral de ir ao encontro dos frades e escutá-los em suas realidades, abriu-se a palavra para que fossem apresentados os principais desafios enfrentados pelas Fraternidades no que toca à vida fraterna e ação evangelizadora. Dentre os manifestados, destacou-se o aumento da população em situação de rua, a sensibilidade de deixar-nos provocar pela pobreza, o diálogo inter-religioso, a evangelização para além da modalidade pastoral, o crescente ultraconservadorismo que vai entrando nas Fraternidades e comunidades, a readequação de estruturas e espaços.

Em sua fala, Frei Massimo recordou que a nossa espiritualidade é de ação, ação do Espírito Santo que integra interior e exterior, fé e história, em razão da qual não podemos separar contemplação e ação. As obras não são um problema, nem o tempo dedicado a elas, mas devemos atentar para “o modo como nelas nos colocamos, nossa busca espiritual e a firme decisão de tomar em nossas próprias mãos nossa escolha vocacional. Como acreditar em Deus e se relacionar com Ele em tempos de pós-secularização? Como revitalizar nossa vida franciscana?”

Após breve intervalo, o diálogo foi retomado a partir dos desafios decorrentes da animação e do cuidado vocacional, bem como da necessidade de novas formas de evangelização e de vida fraterna. Frei César fez alusão ao subsídio “Ite, nuntiate…”, apresentado pela Ordem para revitalizar a presença franciscana no mundo de hoje e superar uma tendência reducionista nas frentes de evangelização. Por sua vez, Frei Massimo elencou três elementos indispensáveis a qualquer forma de vida fraterna: clara referência às raízes carismáticas e teológicas, interligação mútua a partir da co-pertença e qualificação da comunicação entre os frades.

                                                                     (toque nas imagens para ampliá-las)

Sobre o processo de redimensionamento da Província, Frei Massimo observou que, dada a significativa diminuição numérica dos frades, manter todas as casas não é possível. Mas alertou que “simplesmente fechar casas sem abrir novas presenças é sinal de morte”. Daí a necessidade de se buscar novos e renovados modelos. O Ministro Geral chamou também a atenção para o fenômeno do sofrimento psíquico de não poucos frades em nossas Fraternidades, e isso no mundo inteiro. Há necessidade de se lidar com isso de modo fraterno e responsável, visto que afeta diretamente o cultivo vocacional e a qualidade de vida de nossas fraternidades.

Na Igreja São Francisco aconteceu a celebração da Eucaristia às 17h00. Frei Massimo ressaltou o esforço da doação de si mesmo a Deus e aos irmãos empreendido por Francisco de Assis e ao qual somos todos chamados, fruto de um encontro com o Senhor que muda toda a vida, dando-lhe nova direção. Ao término da celebração, cada frade recebeu das mãos do Ministro Geral um Tau abençoado na Igreja da Porciúncula e um exemplar da Regra dos Frades Menores. Frei Vitório agradeceu a visita fraterna e as palavras de Frei Massimo, bem como a presença dos confrades: um momento singular de revigoramento na nossa vida e missão de menores.


     Frei Vagner Sassi