Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Capitulares definem comissões para estudo de temas específicos no 15º dia

25/05/2015

Notícias

Frei Walter de Carvalho Júnior

Assis (Itália) – No domingo, 24, Frei Michael Perry, Ministro Geral, presidiu a missa solene de Pentecostes na Basílica da Porciúncula. Foi o único momento comum do dia para os capitulares. Em sua homilia, Frei Michael desejou que o Espírito possa arder em cada um de nós, libertando-nos de todo tipo de medo, e nos permita ir pelo mundo com o impulso da fé para anunciar com alegria a verdade que Jesus prometeu a toda a humanidade e Criação.

01No dia 25, pela manhã, os capitulares reunidos definiram algumas comissões de estudo em torno a: relações fraternas e com a Criação; o artigo 3º das Constituições Gerais; clericalismo;  fidelidade e perseverança dos irmãos; centros de estudo da Ordem; vida de oração e devoção; governo e serviço; carisma da pobreza e estilo de vida; solidariedade para com os pobres; orientações para a gestão econômica da Cúria Geral; promoção da paz e diálogo interreligioso; novas formas de evangelização; presença dos frades nas periferias; missões ad gentes, entre outros.

Ainda no período da manhã, os capitulares receberam várias visitas: do Vigário Geral OFMCap (o Ministro Geral fizera palestra logo no início do Capítulo), do Ministro Geral OMFConv, do Ministro Geral da OFS e de uma irmã da presidência da Confederação das Congregações da Terceira Ordem Franciscana Regular. Nas falas, a tônica foi o desejo de colaboração entre os frades da Primeira Ordem, das várias obediências, e não somente no que diz respeito aos centros de estudos franciscanos, ou porque há necessidade de juntar forças, mas pelo valor mesmo do testemunho de vida fraterna, um caminhar juntos que seja sinal claro para o mundo.

02Comentou-se também a importância de deixar para trás resquícios de desunião do passado, tendo em vista a urgência de um testemunho de comunhão e fraternidade para os nossos dias e para o futuro. Uma metáfora foi empregada para mostrar o quanto podemos aprisionar o carisma: como há raízes que levantam o asfalto nas ruas de Roma, assim é o nosso belo carisma, que parece gritar: “Deixem-me sair”; uma força potente que encontra dificuldade em se expressar por dificuldades que nós mesmos colocamos.

O Ministro Geral da OFS, por sua vez, afirmou: “Precisamos da ajuda de vocês, do seu testemunho. Os franciscanos seculares precisam da sua assistência espiritual, de seu amor, de seu pessoal comprometimento. Nós daremos o nosso melhor para ajudá-los no seu serviço na Ordem e na Igreja, e também para melhor vivermos como franciscanos seculares”.

No período da tarde, os capitulares foram brindados com contundente  e muito bem elaborada conferência feita por Marie Dennis, americana, membro da OFS, co-presidente da Pax Christi Internacional. Citando documentos recentes da Ordem, e mesmo os de preparação para o Capítulo, ela procurou mostrar (e também perguntou) aos capitulares como os franciscanos podem contribuir hoje na questão do enfrentamento dos problemas ambientais, de justiça e de paz, inspirados no Santo de Assis, e considerando as tantas situações de risco, de guerra, de desrepeito para com a dignidade humana e da natureza. Ela, com propriedade, soube explicitar mecanismos e interesses que estão por trás de variados tipos de violências, de descomprometimentos e abusos em tantos países.