Em Pato Branco, jovens vivenciam o carisma franciscano
28/01/2024
Neste sábado (27), o terceiro dia da 8ª Missão Franciscana da Juventude (MFJ), realizada em Pato Branco, foi repleto de momentos de partilha, doação e caridade. Das 8h às 18h, os mais de 200 jovens, acolhidos nas casas das famílias do município, dividiram-se em grupos que percorreram diferentes regiões da cidade que estavam prontos para recebê-los.
Guiados pelo carisma franciscano e inspirados pelos ensinamentos de São Francisco de Assis, os missionários desenvolveram diferentes atividades destinadas a espalhar mensagens de amor, esperança e solidariedade.
Os jovens cumpriram diferentes missões. Alguns dedicaram-se à distribuição de cestas básicas para famílias carentes. O gesto concreto demonstra o compromisso em atender não apenas as necessidades espirituais, mas também as materiais daqueles que mais precisam.
Outros grupos percorreram as ruas das comunidades, abençoando residências e acolhendo os doentes com boas conversas. Essa abordagem refletiu a essência da missão franciscana, centrada na compaixão e no cuidado pelos mais vulneráveis.
Outro momento especial foi a visita à casa de repouso São Francisco, onde os jovens dançaram com os idosos e celebraram as belezas da vida.
As famílias que receberam os jovens vinham se preparando para isso há algumas semanas. Elenice, que é membro do conselho da igreja na comunidade de Santa Isabel, abriu a sua casa para uma dupla de jovens e ela relatou que a experiência foi transformadora e que em poucos minutos aqueles missionários já não eram mais desconhecidos. “ No momento em que enxergamos aquelas carinhas com a esperança de um mundo melhor contagiou a gente. Parecia que eu ja conhecia aqueles jovens, pois nos partilhamos os mesmos princípios, como querer bem o próximo e querer divulgar o evangelho, então não foi difícil, em questão de 5 minutos nós já éramos como uma família”. Contou a conselheira.
Na Casa de Recuperação S.O.S Vida, os jovens viveram momentos de escuta, apoio e encorajamento daqueles que buscam superar desafios pessoais. A presença dos missionários trouxe consolo e esperança para aqueles que estão em busca de uma nova chance na vida.
Já na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Pato Branco, os jovens mergulharam numa realidade que , para muitos, é estranha à realidade de suas vidas. Mas, onde há desespero, também é possível levar esperança. Foi isso que os visitantes fizeram quando conversaram com os recuperandos e levaram alívio para as vidas que ali esperam por atenção. Essa experiência destaca o compromisso franciscano com a justiça restaurativa e a compaixão para com aqueles que, muitas vezes, são marginalizados pela sociedade.
Uma das propostas da MFJ é promover a transformação dos jovens participantes, dando a eles a oportunidade de viver experiências características do carisma franciscano. Conhecer diferentes realidades e vivenciar situações que favorecem a solidariedade e o amor ao próximo. Este também é o caminho para um encontro especial com Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.
João Vítor Rodrigues