Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

D. Sevilha: “O cristão não pode ser covarde”

09/04/2015

Notícias

altoprov

Moacir Beggo

 Vila Velha (ES) – A chuva veio de mansinho durante a celebração eucarística do 5º dia da Festa da Penha, mas quem disse que o povo fiel de Nossa Senhora das Alegrias não apareceu? Não só apareceu, como agradeceu pela graça alcançada, já que ontem foi um dia de súplica pela chuva. E quem veio não perdeu mais uma das homilias de D. Rubens Sevilha, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, que podemos chamá-las de verdadeiras injeções de ânimo. “Quem participa de suas celebrações, volta para casa mais leve”, disse Dª Gertrudes Romeiro, definindo bem o quanto o bispo consegue penetrar nas almas das pessoas.

Na verdade, foi um dia intenso no Oitavário, o momento devocional franciscano. Um pouco antes, Frei Mário Tagliari, que representa o governo provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição na Festa da Penha, fez uma reflexão direcionada às famílias, com alma e coração.

A celebração desta quinta-feira, 9 de abril, no Campinho, foi coordenada pela área pastoral Serra/Fundão, uma das maiores da Arquidiocese de Vitória. D. Sevilha, que celebra pela segunda vez na Festa da Padroeira, partiu do tema do Evangelho (Lc 24,35-48) para falar de fé. D. Sevilha provocou, ensinou, afagou, brincou, instigou e questionou a todos: “Como está a sua fé?”

alto2“No Evangelho acabamos de ouvir que os discípulos estavam com medo, confusos, tinham dificuldade para crer e Jesus usa essa expressão que serve para nós hoje: Por que vos preocupais? Por que tendes dúvidas no coração? Olha que palavra certa de Jesus para nós: Por que vos preocupais? Tem gente aqui que está muito preocupada. E tem gente que está ouvindo pela rádio que está mais preocupada ainda. O problema não é a preocupação. O problema é a preocupação exagerada. A pessoa preocupada demais tem falta de fé, não confia em Deus. A pessoa preocupada demais quer resolver tudo sozinha. Ela quer carregar o mundo nas costas”, disse, perguntando em seguida: Vocês já conheceram gente que parece um trator? “Eu já conheci. Ela sai atropelando todo mundo”, respondeu. “Calma! Tem uma aqui levantando o dedo… (risos). Acho que todos nós nos preocupamos. ‘Não vos preocupeis’, disse Jesus. Precisamos confiar nele. Até porque, sozinho, a gente não consegue resolver nada. Pelo contrário. Com essa preocupação, a gente acaba atrapalhando mais as coisas, acaba piorando o que já estava ruim. É sempre preciso pedir luz, pedir ao Senhor que nos ilumine, que nos fortaleça, que nos mostre como agir! Nós somos discípulos, o Mestre é Jesus”, ensinou.

Dom Sevilha usou um ensinamento dos santos para fazermos em qualquer situação da vida. “Pergunte assim: Se Jesus estivesse no meu lugar, como é que faria? Por exemplo, para quem é muito nervosinho no trânsito. Aqui, em Vitória, há pessoas nervosas no trânsito, não? Em São Paulo, Rio de Janeiro, é pior ainda! Tem gente muito estressada no trânsito. Às vezes é católica… A gente vê o ‘tercinho’ lá pendurado…. (risos). E ele xingando… xingando… e o ‘tercinho’ lá… (risos). Deveria se perguntar: se Jesus estivesse dirigindo este carro, como é que Jesus iria dirigir? Olha, está servindo para mim também. Às vezes eu sou meio apressadinho. Mas não passo o sinal vermelho. Já vi ônibus circular passando o sinal vermelho. Olha que perigo, que irresponsabilidade! Como Jesus faria? Se Jesus estivesse na sua casa, como Jesus iria agir? Certamente, não iria ter esse seu nervosismo, essa sua ansiedade, irritação, não! Somos filhos do Deus da paz e de Nossa Senhora, a Rainha da Paz. Filho de peixe, peixinho é. Filho de Maria, da Rainha da Paz, tem que ter paz. Levar a paz e agir como o Senhor age, como Nossa Senhora ensinou Jesus e ensina a nós”, exortou o bispo.

alto3“Como está a sua fé?”, perguntou D. Sevilha. Segundo o bispo, São Pedro, na primeira leitura, disse que foi na fé no nome de Jesus que ele foi fortalecido. “É na fé, é na confiança em Deus que você fica fortalecido para enfrentar os problemas da vida. O cristão não pode ser covarde, não pode desanimar. Nenhum ser humano tem o direito de desanimar. E se dissesse: ‘eu desanimei porque na vida tive e tenho muitos problemas’, a resposta é: quem não tem problemas. Nenhum cristão tem o direito de desanimar porque você não está sozinho, abandonado e jogado na vida. Você tem um pai que é Deus, você tem mãe que é a Mãe de Jesus, portanto você não está sozinho e abandonado. Quem tem fé – e pode dar tudo errado para ele – vai dizer como Nossa Senhora: ‘faça-se em mim segundo a vossa Palavra!’ Dá tudo errado, mas ele sabe que Deus tudo conduz, conserta. Ele sabe das coisas”, animou.

O bispo lembrou, então, de uma palavra bonita do Evangelho: “A paz esteja com vocês!” “Os discípulos achavam que Ele era um fantasma, que não era real. Isso é coisa nossa, do ser humano, pois temos nossa resistência em crer. Não interessa, Ele estava lá! Onde entra o Senhor, onde entra Jesus, entra a paz, essa paz que nos fortalece, essa certeza de que Ele nos conduz, que Ele está conosco! Não estamos sozinhos e Ele nos ensina como agir”, orientou.

Dom Sevilha não ignorou as preocupações reais. “Há coisas que devemos nos preocupar, como doença, problema na família, relacionamento, o problema de droga hoje. Essa questão da droga é um problema sério. Não só pela droga que escraviza, mas pela violência que está vindo junto. A gente fica sabendo que não é só na cidade, não! Lá na roça, nos pés do cafezal, os jovens estão usando droga. Que problema é esse do ser humano hoje? Que vazio é esse? O problema da droga, da bebida, também é a falta de fé, que torna o ser humano fraco. Sem Deus, sem fé, o ser humano fica com um vazio na alma. E aí ele se torna uma pessoa amargurada, triste, sem vida, sem ânimo. Então, para disfarçar esse vazio, ele tem que preencher com euforia, com uma alegria falsa. É quando entra a bebida, a droga, para preencher essa tristeza profunda. E a droga e a bebida não vão dar alegria, pelo contrário, só vai piorar a alma”, lamentou

Para o bispo auxiliar, não é o que Nossa Senhora das Alegrias e Jesus querem do ser humano, mas que tenham vida plena. “Deus quer ver você alegre. Ouçam: Deus quer você alegre! Isso não significa que Deus quer você sem problemas. Alguns acham que ter alegria na vida é não ter nenhum problema. Muito dinheiro, saúde ótima. Problema nenhum. Aí ninguém vai ter alegria. Todos nós na vida temos nossos problemas e nossas alegrias de cristão, com problema e tudo. Aliás, é enfrentando os problemas da vida, sabendo que temos uma missão – você que é pai, você que é mãe -, que Deus nos deu para realizarmos, enfrentarmos. Mas eu sou fraco? Mas Deus é forte. Ele sabe que você é fraco. Ele sabe que eu sou fraco. Por isso que participamos da Igreja em comunidade. Nos agarramos com Deus porque é ele que nos fortalece nessa luta, nessa caminhada para enfrentar, com a graça de Deus, no colo de Nossa Mãe Maria Santíssima, essa missão da nossa vida até o final”, motivou.

Dom Sevilha terminou com a bela oração de Dom Hélder Câmara, outro bispo que vai ter iniciado o seu processo de beatificação. Quero me dirigir a Ela, nossa Mãe, com as palavras de D. Hélder. CLIQUE AQUI PARA REZAR COM D. HÉLDER E. D. SEVILHA!

mario

OITAVÁRIO

O guardião do Convento da Penha, Frei Valdecir Schwambach, às 14h30, acolheu os romeiros e fiéis com alegria e com seu carisma próprios. Esse momento devocional franciscano é composto por orações, reflexões e cantos, conduzidos sempre com maestria por Frei Florival Mariano de Toledo e Frei Paulo Ferreira.

Frei Mário Tagliari fez sua reflexão com base num texto do Papa Francisco sobre a família, lembrando que “a alegria verdadeira vem da harmonia entre as pessoas”.

Para Frei Mário, Maria mostra como buscarmos a verdadeira alegria e paz. “O caminho da paz passa por aquele que escuta a voz de Deus. Por aquele que se faz servo de Deus”, disse. Infelizmente, segundo Frei Mário, não é o que se vê nas famílias, onde falta amor. “Maria nos ensina esse caminho. No amor de Deus nos encontramos o amor acolhedor, misericordioso. Ter o coração nas mãos, não pedras nas mãos, quando nos dirigimos aos outros dentro de casa, na própria família. Ir com o coração na mão é ir com o coração de Deus. Se não nos respeitarmos dentro de casa, não vamos nos respeitar fora”, observou o frade.

Para ele, esse caminho de paz se faz quando “a família não se fecha no seu egoísmo, nos seus interesses, nos seus individualismos”. Frei Mário deixou algumas perguntas: Vemos o outro com os olhos de Deus? Vemos os outros com olhos realmente do coração? Nossas famílias são santuários de paz?

Nesta sexta-feira, 10 de abril, as Missas na Capela são às 6h00, 7h00, 8h00 e 9h30 (Missa dos advogados), sendo às 14h30 o Oitavário, tendo em seguida a Santa Missa, que será coordenada pela área pastoral de Vitória.  As confissões são atendidas das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00.

IMAGENS DO OITAVÁRIO

IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

VEJA IMAGENS TAMBÉM NO FACEBOOK DO CONVENTO DA PENHA

https://www.facebook.com/penhaconvento