Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Cuidem bem da cadeira franciscana”, diz Visitador Geral

06/08/2018

Notícias

encontro_estudantes050818

Agudos (SP) – Encerrou-se no último domingo (05/08) o 11° Encontro dos Frades Estudantes da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP). Esta casa, que outrora abrigou jovens de diversas regiões, sobretudo dos cinco estados que a Província se faz presente, pôde rememorar o seu passado com a presença dos formandos da Filosofia, Teologia e dos frades que realizam seu Ano Missionário.

Já em clima de despedida, a manhã do 5º dia do Encontro foi destinada à revisão e aprovação de sugestões e propostas para a Comissão do Capítulo Provincial, que acontecerá de 12 a 21 de novembro, baseadas nas reflexões e experiências de cada frade estudante, partilhadas durante os cinco dias em que ocorreu o evento. São sugestões que poderão contribuir para a formação tanto religiosa quanto acadêmica, como também sobre as atividades pastorais realizadas pelos estudantes em suas respectivas fraternidades, bem como pelos frades que optam pelo Ano Missionário.
Um breve momento de avaliação encerrou os trabalhos dos frades formandos, que a partir deste ano perdeu o seu caráter formal de uma assembleia, e que mudou até mesmo de nome, passando a se chamar Encontro dos Frades Estudantes. Com um cunho de uma maior promoção e integração entre os frades formandos da Província, o novo modelo foi muito elogiado e agradou a todos.
encontro_estudantes050818_1

MISSA DE ENCERRAMENTO
Presidida pelo Vigário Provincial, Frei César Külkamp, e concelebrada pelo Definidor e Secretário da Formação e Estudos, Frei João Francisco, pelo Vice-mestre dos frades de Profissão Temporária do tempo da Filosofia, Frei Valdir Laurentino, como também pelo Visitador Geral, Frei Miguel Kleins, e pelo representante a fraternidade local, Frei Carlos Pierezan, a Celebração Eucarística das 10 horas contou com a participação dos fiéis que costumeiramente participam das celebrações no seminário.

Durante a homilia, Frei César ressaltou o tema da “minoridade” e dos sinais da presença e ação de Deus entre homens, presente no Evangelho. Como a passagem de Jesus em Cafarnaum após a multiplicação dos pães e o povo de Israel, que ao murmurar contra Moisés e Aarão vê mais uma vez os sinais da ação de Deus ao cair do céu o seu alimento. Este alimento, posteriormente, passou a ser simbolizado pelo pão que é o próprio Corpo de Cristo.

encontro_estudantes050818_2

“Por estes gestos, Deus nos assegura que não precisamos ser perfeitos, porque Deus compreende a necessidade, a fome, os problemas que cada um de nós enfrenta, porque Ele vem e se abaixa, e, apesar de todas as situações, deseja nos salvar. E aí encontramos o ‘ser menor’ que São Francisco se encantou. Deus é capaz de se desfazer de todo o seu poder e autoridade para se colocar a serviço e à disposição de tantos homens”, enfatizou o frade celebrante.
No final da celebração, o visitador Frei Miguel utilizou da analogia da cadeira em relação à vida religiosa franciscana, e dirigiu-se aos frades estudantes afirmando que se faz necessário estar bem assentados sobre uma cadeira de quatro pernas, que simbolizam respectivamente: a oração, a fraternidade, a missão e o estudo. “Cuidem bem da cadeira franciscana para que vocês se assentem bem na vida!”, pediu ele.

Olhar a vida com os “óculos” da Boa-Nova

Frei João destaca “a alegria das pequenas coisas”

Dia de partilha no Encontro dos Frades Estudantes

Frades estudantes: tempo de reflexão, partilhas e estudos 

 

VEJA O VÍDEO OFICIAL DO ENCONTRO