Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia Mundial do Meio Ambiente: ajude a cuidar da nossa casa comum!

03/06/2022

Notícias

Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

A preocupação com as mudanças climáticas e com o meio ambiente em geral se faz cada vez mais presente em nosso dia a dia. Catástrofes provocadas e agravadas pelos desequilíbrios climáticos, como as que ocorreram em Petrópolis, RJ e mais recentemente em Recife, PE, vitimam centenas de pessoas, por vezes famílias inteiras.

Eventos climáticos adversos extremos estão cada vez mais graves e mais frequentes! Chuva em excesso de um lado, seca extrema do outro. Calor infernal de um lado, frio extremo do outro. Tempestades, tornados, enchentes… Cada vez mais, manifestações agressivas da natureza nos assustam e nos questionam!

O ser humano, como parte da Natureza, é o único ser capaz de transformar a Natureza para dali retirar as suas condições de sobrevivência. Contudo, nos últimos séculos, com a entrada em cena da “Era industrial”, cada vez com maior intensidade retiramos da natureza mais do que ela é capaz de nos oferecer. Provocamos, assim, grandes impactos e desequilíbrios relacionados à disponibilidade e sustentabilidade dos recursos ambientais, como também ao equilíbrio do sistema climático global.

Poderíamos ainda elencar os sérios problemas de saúde causados pela contaminação do solo, do ar, das águas e dos alimentos, sobretudo pelos agrotóxicos, a destruição da biodiversidade, pandemias e tantos outros problemas relacionados à questão ambiental!

Juntamente com a destruição da natureza, que se mostra cada vez mais perturbada e enfurecida com as agressões que lhe causamos, somos constantemente impactados pela agressividade e crueldade de ações praticadas por pessoas, instituições e até governos que atentam contra a dignidade e a vida de inúmeros de nossos irmãos e irmãs.

Chacinas, execuções, tortura, guerras, violência estrutural, delinquência, drogas, corrupção, fome, miséria, desnutrição, desemprego, injustiças, impunidade, desigualdades gritantes, discriminação racial, massacre de indígenas para o roubo de suas terras, negação de mínimas condições de vida e de saúde para grande parte da população…

Dentro desse preocupante contexto o Papa Francisco lançou, em 24 de maio de 2015, sua contundente Carta Encíclica “Laudato Si” (Louvado Sejas), conclamando “todas as pessoas que vivem na terra” para se engajarem na luta pela superação desta grave crise socioambiental que ameaça a vida do nosso planeta. Precisamos, com urgência, “ouvir o clamor da da terra, juntamente com o clamor dos pobres”! O Papa une a preocupação com a natureza à preocupação com o bem estar de todo ser humano no que chama de “Ecologia Integral”.

Deus criou este mundo com as condições necessárias para que todas as Suas criaturas possam ter uma vida feliz.  “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” Gênesis 1,31. Mas muitos esquecem de Deus e de Seus mandamentos! Querem fazer a sua vontade mesquinha e egoísta e se negam a fazer a vontade de Deus! Em vez de serem os “cuidadores do belo jardim criado por Deus” se tornam tiranos, dominadores, destruidores de Sua criação! Promovem um modelo de sociedade predatório, baseado no lucro, no acúmulo de bens para poucos, no trato da terra como mera mercadoria, em detrimento da natureza e do bem estar da maioria da população!

Com seu pecado e rebeldia, destroem a harmonia da criação e entre os seres humanos, como nossos antigos pais (Adão e Eva) destruíram a harmonia que havia no paraíso! Matam a obra da criação divina, oprimem e exploram os irmãos e irmãs, desfiguram neles a imagem de Deus, segundo a qual todos fomos criados! Por isso nosso mundo está cada vez mais doente! Nossa casa comum cada vez mais destruída… A vida na terra, incluindo a nossa, encontra-se cada vez mais ameaçada!

Há problemas socioambientais de responsabilidade local, outros que são regionais ou até globais! Queremos pensar e nos articular globalmente, mas agir, sobretudo, localmente! Ações em todos os níveis, pequenas e grandes, locais e globais, são importantes e necessárias!

Com seu apelo o Papa deseja mobilizar pessoas de bom coração e de boa vontade: cristãos, membros das diversas religiões, pessoas que não se identificam com nenhuma fé religiosa, mas que se sensibilizam com a causa da preservação e promoção da vida. Deseja também acordar os que se encontram adormecidos e ainda não se dão conta da gravidade da situação que enfrentamos. Conclama-nos para que formemos um grande mutirão para, juntos, construirmos um futuro melhor para toda a vida que habita em nossa casa comum!

Somos chamados a nos questionar com seriedade: Que mundo estamos deixando para quem vem depois de nós? Nossa passagem por este mundo está servindo para deixá-lo melhor ou pior? Deus pedirá contas do que fizemos com a vida, com os dons, capacidades e oportunidades que Ele nos deu!

A Encíclica Laudato Si nos provoca, nos orienta e nos motiva! Queremos dá-la a conhecer ao maior número possível de pessoas e motivá-las a colocar em prática seus ensinamentos.

Deus conta com você! Nós também! Junte-se a nós no esforço para bem cuidarmos da nossa casa comum!

Participe do Movimento Laudato Si (https://laudatosimovement.org/pt/)! Organize em sua Paróquia, comunidade, Igreja, cidade, bairro, escola, local de trabalho…um grupo para discutir este assunto e planejar algumas ações! Caso já exista, participe da Pastoral da Ecologia Integral de sua Diocese (PEI), Paróquia ou Comunidade (procure na Internet maiores informações)! Se ainda não existe, mobilize pessoas e ajude a criá-la! Participe das atividades promovidas pelos frades franciscanos através do SEFRAS e do Serviço Franciscano de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC – https://franciscanos.org.br/tv/categoria/jpic#gsc.tab=0).

O Movimento Laudato Si tem dois cursos online por ano para formação de “Animadores da Laudato Si” (http://www.laudatosianimators.org/pt) . O Instituto Teológico Franciscano (ITF) também tem curso de extensão online “Ecologia Franciscana: Revolução “Laudato Si” (https://www.itf.edu.br/).

O Sefras acabou de lançar a revista Casa Comum (https://revistacasacomum.com.br/), ótima fonte de formação e informação sobre todas as questões socioambientais da atualidade.

Você, sua ONG ou instituição já realiza algo nesta área? Entre em contato, trabalhe em rede, some forças conosco! Juntos somos mais fortes!

Que São Francisco de Assis, que foi grande fonte de inspiração para o Papa ao escrever a Laudato Si, sendo também padroeiro de todos os que lutam em prol da ecologia, inspire nossas ações guie nossos passos e interceda a Deus por nós para que sejamos instrumentos e construtores da Paz e do Bem!


Agudos, SP, 03 de junho de 2022.

Frei André Gurzynski, ofm

Membro do JPIC  e

Assessor Diocesano da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Bauru, SP