Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CPO conhece o mártir Pe. Jerzy Popieluszko

24/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – Se a mensagem que o mártir São Maximiliano Kolbe nos deixou ontem, sábado, foi: “evangelizar é dar a vida pelo outro”, hoje (domingo, 24), a mensagem de outro mártir, o Beato Pe. Jerzy Popieluszko, nos lembra: “Vencer o mal fazendo o bem”. Na parte da manhã visitamos a Paróquia, onde o jovem padre polonês trabalhou até a sua morte cruel.

Nascido de uma família pobre, não quis outra coisa a não ser sacerdote. Escolheu a Diocese de Varsóvia porque queria estar perto da grande e carismática figura do cardeal Wyszynski. Ocasionalmente se confrontou com a situação de abandono dos operários. Soube ler os sinais dos tempos e se tornou uma grande referência para a classe operária.

O regime comunista não gostou nada disso. Em circunstâncias difíceis de serem esclarecidas, foi maltratado, morto e jogado no rio. Seu corpo foi achado, amarrado os pés e as mãos com o rosto desfigurado dos maus-tratos. O regime pensou, desta maneira, que calaria uma voz incômoda. Ledo engano. No dia dos seus funerais, 3 de novembro de 1984, compareceu mais de um milhão de pessoas. A voz “calada” pelo serviço secreto polonês, agora falaria ainda mais alto. No dia 6 de junho 2010 foi beatificado pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato, enviado especial do Papa Bento XVI.

Visitamos sua Paróquia, que abriga um museu documentando sua vida, trabalho, morte e sua mensagem.

O Museu de Chopin em Vasóvia

O Museu de Chopin em Varsóvia

Em seguida fomos ao Convento e Paróquia dos franciscanos para celebrar com o povo a festa de Cristo Rei e o encerramento do Ano da Fé.

Celebrante principal foi o Núncio Apostólico da Polônia, Dom Celestino Migliore. Celebração longa mas muito bela, principalmente por causa dos cantos melodiosos. Em seguida, às 14h30, houve almoço festivo no convento.

À tarde tivemos um passeio guiado pelo centro histórico de Varsóvia que terminou no Museu de Chopin. Com sua música nos ouvidos voltamos para casa para retomar os trabalhos do Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores (OFM), que nesta segunda-feira, 25 de novembro, entra na segunda semana de trabalho em Varsóvia, na Polônia. Esta assembleia da Ordem dos Frades Menores só termina no dia 30 de novembro.