Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A situação da Ordem dos Frades Menores hoje

21/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – O quarto dia do Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores (OFM), que está em andamento desde a última segunda-feira em Varsóvia, na Polônia, foi ocupado – seja em plenário seja em grupos linguísticos – com a apresentação e discussão, da pesquisa pedida pelo Capítulo Geral de 2009, sobre “A situação da Ordem hoje”. Frei Ambrosio Van Si, OFM, presidente da comissão nomeada pelo Definitorio Geral e o Pe. Renato Minon, SDB, da Universidade Salesiana, apresentaram o trabalho realizado:

1. Um seminario em duas partes – por assim dizer um olhar para fora – para conhecer melhor o mundo em que vivemos; e 2. uma pesquisa – por assim dizer um olhar para dentro – para conhecer a situação real, as dificuldades e expectativas dos frades.
Fato louvavel e significativo, certamente, é que de 1.500 frades escolhidos em nível mundial, 1.408 responderam. Isto, certamente, demonstra a “consciencia de que alguma coisa deve mudar”.

Diante da avalanche de dados, gostaria de mencionar – embora certamente numa interpretação subjetiva – alguns desafios que saltam aos olhos:

1. Precisamos buscar um maior equilíbrio entre a vida de oração e a de trabalho. Muitos não conseguem manter a oração pessoal.
2. Falta comunicação interpessoal nas fraternidades.
3. Dificuldade de viver a obediência como discernimento da vontade de Deus.
4. Viver com simplicidade e em atitude de serviço e de respeito em relação ao outro.
5. Necessidade da formação permanente em vista da maturidade afetiva e capacidade de conviver com e administrar conflitos.
6. Evangelização que consolide uma vida eclesial realmente comunitária e solidária, partindo do testemunho silencioso do bom exemplo.
7. Saber conviver com o pluralismo cultural, vendo nele uma riqueza para o indivíduo e a fraternidade.

Na hora do almoço – hora oficial do Vaticano quando se comunica a nomeação de bispos – fomos pegos de surpresa com a nomeação episcopal de um membro do Conselho Plenário, Frei Paskalis Bruno Syukur, Definidor Geral para a Ásia. Todos os presentes se alegraram com ele e desejam as bênçãos de Deus para o pastoreio na Indonésia. Ele assumirá a Diocese de Bogor.

Na foto acima, o Ministro Geral, Frei Michael Perry, abraça o novo bispo da Indonésia.

Veja também o site do evento: http://www.ofm.org/CPO2013/