Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com Missa de ação de graças termina o CPO em Varsóvia

29/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – O Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores chegou ao fim nesta sexta-feira (29 de novembro) depois de duas semanas de trabalho. A manhã deste ultimo dia foi dedicada a uma avaliação do mesmo. De modo geral, todos estavam contentes com a forma e o conteúdo, com a dinâmica e a acolhida. Destaque especial mereceu o clima fraterno, não apenas do convívio dos irmãos de tantas partes do mundo, mas principalmente pela abordagem objetiva das questões que facilmente poderiam causar conflitos de interesse.

Todos estão convencidos também que se deu um passo a mais, um passo importante. A ideia e mentalidade meramente geográfica (queremos ter o nosso homem em Roma),  está cedendo a uma visão de corresponsabilidade efetiva através do Definitório Geral.

“Vinho novo em odres novos” foi o lema escolhido para este CPO e o documento final leva o mesmo título. Não faltou questionamento a respeito da oportunidade deste título. Creio que seja um bom título desde que se faça a seguinte reflexão: O vinho novo é Cristo e seu Evangelho. Odres novos são os canais através dos quais a presença e a mensagem de Cristo se manifestam. Estes canais devem estar abertos e não entupidos. As paredes destes canais devem ser resistentes (estreitos e rígidos demais ou flácidos e estendidos demais causam problemas de pressão que colocará em perigo a vida). E para recuperar e fortalecer estes canais (odres), o documento final, através do texto motivador, propõe refletir e reconquistar na nossa vida que:

 – somos chamados a sermos irmãos;

– vivendo no dia a dia como irmãos;

– enviados em fraternidade de irmãos.

Ou como o resumiu um confrade africano, citando um dito do povo: SOU PORQUE SOMOS.

É bem a mensagem do CPO: Somos quando vivemos como irmãos.

O CPO terminou à tarde com uma sessão conclusiva e a Missa em ação de graças. O último ato foi um jantar festivo: peixe…

Amanhã todos voltam para seus países, fraternidades e afazeres, agradecendo a Deus pela oportunidade e aos confrades das províncias polonesas pela excelente hospitalidade em Varsóvia, na Polônia.