Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Coral dos Canarinhos de Petrópolis participa do 17º Congresso Nacional Pueri Cantores

12/10/2022

Notícias

Passos (MG) – O Instituto Meninos Cantores de Petrópolis (RJ) com o Coral dos Canarinhos participa, do dia 10 ao dia 16 de outubro da XVII edição do Congresso Nacional Pueri Cantores, sediado, neste ano de 2022, na cidade de Passos em Minas Gerais. O congresso, contando com a presença de 14 corais de diferentes regiões do Brasil, tem por intuito proporcionar a mútua partilha entre às experiências destes grupos corais e evidenciar a beleza da música sacra para o cenário nacional.

O encontro acontece na cidade de Passos motivado pelos 10 anos de criação do coral local,  “Os Pequenos Cantores de Passos”. Felipe Terra, idealizador do projeto, iniciou este coral de meninos no ano de 2012, inspirado de que, pela música, conseguiria incluir jovens de diferentes classes sociais em um projeto capaz de os amadurecer e bem capacitar para as diversas coisas da vida. “Nossos meninos cantores também são canarinhos e precisam voar, estamos aqui para ajudá-los”, disse.

Em Passos, os Canarinhos de Petrópolis chegaram a todo o vapor na segunda-feira (10/10), e, foram recebidos pelas famílias do Santuário da Penha, que disponibilizaram a acolhida dos seus lares pelos dias em que acontecerá o Congresso. Neste mesmo dia, pela noite, os anfitriões, os Pequenos Cantores de Passos, proporcionaram para os recém-chegados um espetáculo intitulado “Um incrível show de mímica”, seguido da apresentação da banda filarmônica “14 de maio”.

Pela manhã da terça-feira (11/10), os corais participaram do ensaio geral em preparação à abertura oficial do Congresso que aconteceria pela noite na Paróquia Senhor Bom Jesus de Passos, Matriz da cidade e sede do encontro. Após o ensaio, todos foram dirigidos à escola Professora Júlia Kubitschek, na qual foi oferecido o almoço. Reabastecidos, os ensaios foram retomados, no intuito de que ao fim do dia, às 18hs, todos estivessem prontos para oficialmente começar o XVII Congresso Nacional Pueri Cantores.

E às 18h, oficialmente se iniciou o Congresso por meio de uma liturgia Ecumênica celebrada entre o pároco, Sandro Henrique de Almeida da Paróquia Senhor Bom Jesus de Passos, e o pastor, Marcelo Irmagiasse da Igreja Presbiteriana. Os corais cantaram juntos durante a abertura do congresso e juntos dividiram a expectativa de um encontro frutuoso para todos. Após a liturgia, o coral dos Pequenos Cantores de Passos, cantaram para todos. Eles apresentaram um repertório que foi de músicas populares brasileiras à composições estrangeiras.

Filipe Ornellas a esquerda e Pedro Nunes a direita

Entre os Canarinhos de Petrópolis as expectativas se dividem de um lado com os meninos que já tiveram a oportunidade de partilhar de outros Congressos, e os novatos, que pela primeira vez viajem para um encontro de caráter nacional. Filipe Ornellas, de 17 anos, participa do coral desde 2015, e já pôde viajar para diversas regiões do país. “Estar em um Congresso Nacional, depois de dois anos parados por conta da Pandemia, é de novo reviver uma experiência de comunhão com os diversos corais da federação. Aqui nós aprendemos e também ensinamos. Partilhamos o conhecimento que recebemos com o nosso maestro, e aprendemos com aquilo que os outros corais têm a nos ensinar. Podemos ter a certeza de que iremos voltar para Petrópolis cantando melhor”, destacou.

Pedro Nunes tem 10 anos e está no coral há menos de um ano. É a primeira vez que ele viaja com os Canarinhos, e divide a expectativa de que pelo congresso ele possa conhecer mais do canto coral: “Fazer parte dos Canarinhos é um orgulho para mim e para minha família. Tenho estudado bastante para conseguir aprender, e aqui no Congresso já tenho sentido que com os outros corais, vou poder aprender muito”, frisou.

O maestro Marcos Aurélio Lischt, diretor artístico do IMCP e responsável pelos coralistas de Petrópolis, na abertura oficial do Congresso, falou para todos sobre a história da criação da Federação Nacional dos Meninos Cantores e da importância que teve Frei Leto Bienias – fundador do IMCP em 1942 – para a música coral no Brasil. Partilhando a expectativa de que o encontro possa oferecer aos coralistas um mútuo conhecimento e  a ajuda para que entre eles cresça o sentimento de união, Lischt, tem composto a organização geral do encontro, ajudando na regência dos ensaios.

O encontro oficialmente acabou de começar. O clima é de alegria pelo reencontro, porque depois de dois anos, apenas se vendo por meio das mídias sociais, os maestros, coralistas e os diversos acompanhantes que ajudam na realização do evento, podem novamente experimentar a beleza do canto coral ao vivo e a cores. A Igreja Matriz, Bom Jesus dos Passos, será nesses dias a sede de uma multidão de Canarinhos, que aqui, têm encantado a cidade, com a partilha do dom que receberam pela graças de Deus.


Frei Lucas de Moura Justino Souza e equipe do IMCP