Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Coral dos Canarinhos apresenta programação especial para o Tríduo Pascal

18/04/2019

Notícias

Daniela Moreira

Petrópolis (RJ) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, apresenta uma programação musical especial para as celebrações do Tríduo Pascal na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). As apresentações dos corais do Instituto dos Meninos Cantores (IMCP) visa promover uma profunda reflexão sobre o mistério pascal e a ressurreição de Jesus Cristo. A entrada é gratuita e começa nesta Quinta-feira Santa (18/04), e vai até o Domingo de Páscoa (21/04). O público poderá aproveitar a oportunidade para adquirir os CDs gravados pelos corais no final das apresentações.

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, apresenta uma programação musical especial para as celebrações do Tríduo Pascal na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ). As apresentações dos corais do Instituto dos Meninos Cantores (IMCP) visa promover uma profunda reflexão sobre o mistério pascal e a ressurreição de Jesus Cristo. A entrada é gratuita e começa nesta Quinta-feira Santa (18/04) e vai até o Domingo de Páscoa (21/04). O público poderá aproveitar a oportunidade para adquirir os CDs gravados pelos corais no final das apresentações.

“Semana Santa é sempre um momento de reflexão para os cristãos que veem em Cristo o seu maior exemplo. É tempo de pensar em sermos mais irmãos e tolerantes!”, comentou o diretor artístico do IMCP, o maestro Marco Aurélio Lischt.

A programação começa com a missa desta Quinta-feira Santa (18/04), às 19h30, com a presença do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e regência do maestro Marcelo Vizani. Associada à Última Ceia de Jesus, a missa repete o ato de humildade de Cristo ao lavar e enxugar os pés dos apóstolos.

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob regência do maestro Marco Aurélio Lischt, participará, às 15h, da celebração da Sexta-feira Santa (19/04), quando se recorda a Paixão e Morte do Nosso Senhor Jesus Cristo. O programa inclui canções de adoração em canto gregoriano, como “Christus factus est”; “Popule meus”, de Tomas Luis de Victoria; “Ecce quomodo moritur justus”, Jacob Handl; “Crucifixus”, Antonio Lotti; “O vos omnes”, Carlo Gesualdo; “Also hat Gott die Welt geliebt”, Heinrich Schütz; “O Domine Jesu Christe”, Gregor Aichinger; “O Jesu Christe”, Jacquet de Mantua; e “Christe, adoramus te”, Claudio Monteverdi.

O Domingo de Páscoa (21/04), às 10h, contará com a presença dos Canarinhos de Petrópolis, com a Missa de Mozart, que contará com cantos gregorianos como “Resurrexi” e “Victimae Paschali laudes”.

CD RELEMBRA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Gravado pelo Coral dos Canarinhos e lançado pelo IMCP, o Cd Reflexos do Brasil lembra o espírito da Páscoa e é uma boa opção de presente para a época. Dentro de um repertório inovador, composto por músicas sacras brasileiras – todas contemporâneas – estão presentes referências à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na primeira faixa (“Jerusalem quae aedificatur”), o coro cita a Quaresma, com o texto do Salmo 121, 3 e 4, para o Domingo Laetare – “Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto!”.

As duas faixas seguintes falam sobre a Paixão de Cristo: na segunda (“Popule meus”), os meninos cantam os primeiros versos da improperia; na terceira (“Adoramus te Christe”), o tema é o canto de adoração de Cristo na cruz.

Na quarta música (“Regina Coeli”), encontramos a oração feita pelos católicos durante o tempo Pascal, com o verso “Rainha do céu, alegra-te… ressuscitou como disse…”, em referência à ressurreição. A última obra pascal do CD (“Mitte manum tuam”) é baseada no texto do Evangelho de João, (20, 27) para o segundo Domingo da Páscoa, fazendo referência a São Tomé, que dizia não acreditar na ressurreição até que Jesus Cristo aparece para ele.

O CD custa R$ 25,00 e está à venda no site: www.canarinhos.com.br. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone: (24) 2104-4141.