Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana de Língua Alemã tem noite solene com os Canarinhos

13/04/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – A tradicional Missa das 18 horas da sexta-feira (12/04), na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis (RJ), foi bilíngue: alemão e português. Há mais de 100 anos uma celebração assim não acontecia no município. Isso porque a Cidade Imperial, colonizada por imigrantes alemães, acolhe pela 1ª vez a Semana da Língua Alemã. O evento é gratuito e acontece, simultaneamente, em todo o país até o próximo dia 14/04. Além disso, logo após a celebração, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis abrilhantaram a noite com um Concerto todo em língua alemã.

A missa foi presidida por Frei Volney Berkenbrock, doutor pela Rheinische Friedrich-Wilhelm Universität Bonn da Alemanha. O pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, e o reitor do Instituto Teológico Franciscano, Frei Ivo Müller, concelebraram a Santa Missa, que contou ainda com a presença do Pastor da Igreja Luterana de Petrópolis, Elton Pothin, e sua comunidade. Frades, turistas e a comunidade local também prestigiaram o evento.

Na homilia, proferida primeiramente em alemão e depois em português, o pastor Elton refletiu a partir do Evangelho de João (10, 31-42), afirmando que Jesus começou a ser perseguido a partir do momento em que se declarou Filho de Deus. Segundo ele, as pessoas que querem apedrejar Jesus, são justamente aquelas que não acreditam que Ele é o Filho Unigênito do Pai e Salvador.

E continuou sua reflexão afirmando que não eram apenas os judeus que não acreditavam em Jesus. “No Brasil, 10% das pessoas são ateístas, no estado do Rio de Janeiro, 20%”, observou ele, apresentando outros dados em nível mundial.

“Nós podemos fazer muito pouco pela situação europeia em relação ao cristianismo. Porém, podemos olhar para nós mesmos e nos perguntar: Acreditamos em Jesus como Filho de Deus e Salvador? Ou isto é apenas um costume que tenho na minha vida por ter nascido numa família cristã? Ou sou daquele tipo de pessoa que recolho pedras para atirar em Jesus?”, questionou o pastor. “Que nos possamos permanecer firmes na fé por toda a nossa vida, e não como aqueles Judeus que queriam matar a Jesus”, concluiu.

Nos agradecimentos, Marcos Carneiro, um dos responsáveis pela realização da Semana de Língua Alemã na cidade, agradeceu a comunidade do Sagrado que aceitou o desafio de celebrar a missa em Alemão. Agradeceu também a todos os presentes e convidou para o Concerto Barroco-Alemão deste sábado, às 19 horas, na Igreja Luterana. Partilhou também as dificuldades e a falta de apoio financeiro. “Faltou dinheiro, faltou apoio, faltou tudo, mas não faltou fé”, disse ele, emocionado, afirmando que o evento está sendo um grande sucesso em toda a cidade. “Comprometemo-nos a realizar novamente esta linda semana da Língua Alemã na cidade”, concluiu.

CANARINHOS APRESENTAM REPERTÓRIO EM LÍNGUA ALEMÃ

Logo após a Missa, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob regência do maestro Marco Aurélio Lischt, que já haviam encantado e animado a Celebração Eucarística com a Missa em Dó, de Baldassare Gallupi, apresentaram ao público um repertório todo em língua alemã.

Segundo o maestro, é uma honra participar de um evento que reforça as tradições e as origens da cidade. “Ao mesmo tempo, esta apresentação está compondo a temporada de concertos preparados pelo Instituto dos Meninos Cantores para o primeiro semestre, que será encerrado com o Concerto Espiritual em honra a Maria, no próximo dia 25 de maio”, adiantou Marco Aurélio.

No repertório, composições de autores alemães, como “Also hat Gott die Welt geliebt”, de Schütz; “Ein feste Burg ist unser Gott”, de Luther/Arr: Bach; “Richte mich Gott”, de Mendelssohn; “Geistliches Lied”, de Brahms; “Abendlied”, de Rheinberger; “Die Ehre Gottes aus der Natur”, de Beethoven; “Guten Abend, gut Nacht”, de Brahms; “Der Jäger längs dem Weiher ging”, e arranjos de Ralf Schmid, encantaram o público que novamente lotou a Igreja.

A Semana da Língua Alemã vai até o dia 14 de abril, com atividades também no Palácio de Cristal e na Igreja Luterana. O evento é gratuito. O objetivo dos organizadores é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão e despertar o interesse dos brasileiros.

MAIS DE 130 ANOS DE HISTÓRIA EM PETRÓPOLIS

Segundo Frei Clarêncio Neotti, “a igreja do Sagrado Coração de Jesus, núcleo central do que hoje o povo costuma chamar de “O Sagrado”, foi construída em menos de um ano e meio e não teve a solidez das igrejas de pedras que costumam atravessar incólumes os séculos. As muitas reformas porque passou não significaram caprichos pessoais ou moda, mas necessidade de conservação. Hoje, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em seu interior, é bem diferente de há 50 anos, de há 100 e de a 130 anos. Da igreja original sobram as duas paredes laterais e, ainda assim, com remanejamentos das janelas e dos próprios vãos das janelas. Prestar-lhe uma homenagem pelo centenário é mais recordar, sem saudosismos, a intrepidez dos que fizeram, os altos ideais que sempre guiaram seus vigários e a espetacular, ininterrupta e rara folha de serviços que esta igreja prestou à comunidade alemã, à comunidade petropolitana e, pelas ligações com o convento franciscano, à comunidade brasileira”.

Frei Augusto Koenig, OFM, diz no ano de 1989, por ocasião dos seus 115 anos: “A igreja do Sagrado Coração de Jesus tem sua origem intimamente ligada à própria história da cidade de Petrópolis, quando em 1837 aqui chegaram os primeiros imigrantes alemães, seguidos depois por outras levas de colonos a partir de 1845. Estavam lançados os fundamentos da nossa cidade e o Major Koeler, oficial alemão a serviço do Governo Imperial desde 1833, nomeado Diretor da nascente colônia, iniciou a construção do Palácio Imperial, em torno do qual se agrupavam as construções coloniais; Petrópolis era então chamada Fazenda do Córrego Seco, propriedade da família imperial. Até 1846, a Colônia era dependente de São José do Rio Preto no atendimento religioso.

VEJA MAIS IMAGENS DA MISSA E DO CONCERTO