Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Coral dos Canarinhos de Petrópolis realiza Concerto Espiritual de Quaresma

24/03/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis abriu a temporada de apresentações do ano realizando o Concerto Espiritual de Quaresma, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, neste sábado (23/03), às 19h30. A apresentação foi transmitida ao vivo pela página do Facebook do Sagrado (veja mais), e contou com a regência do experiente maestro Marco Aurélio Lischt que encantou o público.

O pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, deu as boas vindas a todos os presentes que lotaram a centenária Igreja da Cidade Imperial. “Temos hoje a oportunidade de aprofundar a riqueza própria do tempo litúrgico em que estamos vivendo através da música”, afirmou. Explicou que os fundos arrecadados com o evento serão destinados para o restauro do órgão de tubos e também para a manutenção do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP). Frei Jorge lembrou que o restauro do órgão já começou desde o ano passado com a aprovação do projeto junto ao órgão competente. Segundo ele, no início de fevereiro deste ano, parte do instrumento já foi transportado para a oficina do organeiro Frei Lauro Both. “Temos certeza que em breve, novamente ouviremos os acordes do órgão de tubos”, declarou.

O diretor do Instituto , Frei Marcos Antônio de Andrade, frisou que costumeiramente no dia de Finados, o Instituto tem oferecido um concerto espiritual, proporcionando uma reflexão a partir da música, missão própria da instituição. Porém, a partir deste ano os concertos foram ampliados para outras datas, tendo como pano de fundo e motivação o tempo litúrgico em que a Igreja está vivendo.

As apresentações foram divididas em seis partes, tento em vista os cinco Domingos do Tempo da Quaresma mais a Semana Santa, contando com uma pequena meditação, sobre a fragilidade da vida e a importância da transformação das condutas diárias, conduzida por Frei José Ariovaldo da Silva, para cada uma das partes.

Os meninos começaram cantando o canto gregoriano: “Misereris omnium, Domine”. Na sequência, “Immutemur nabitu” e “Inter vestibulum”, de P. José Maurício N. Garcia, findaram a 1ª parte do concerto. Em seguida, o canto “Invocabit me”, em gregoriano, introduziu a 2ª parte que contou também com: “Scapulis sius” e “Meditabor in mandatis” de Giovanni Pierluigi da Palestrina. “Tibi dixit cor meum”, em gregoriano; “Domine, Dominus noster”, de Thomas Morley, “Misere mei Domine”, de Orlando di Lasso, compuseram a 3ª parte do concerto. Logo depois, “Oculi mei”, em gregoriano e “Justitiae Domini”, de G. P. da Palestrina, marcaram a 4ª parte. Logo após, “Laetera Jerusalem”, em gregoriano e “Laudate Dominum quia benignus”, de G. P. da Palestrina, conclui a 5ª parte do evento. Além disso, os Canarinhos entoaram a canção “Judica me”, em gregoriano e “Fremeuit spiritu Jesus”, de Orlando di Lasso. Para encerrar em grande estilo a noite, entoaram a música gregoriana “Christus factus est”, emocionando os participantes que aplaudiram por um bom tempo o Coral.

Para o maestro Marco Aurélio Lischt, a música pode ajudar na mística quaresmal, na medida em que as pessoas se colocarem na postura de recolhimento. “A música pode trazer emoções diversas e fazer com que as pessoas possam conversar consigo mesmas”, sublinhou. Segundo ele, a playlist do concerto foi escolhida com base no repertório que o Instituto possui de músicas quaresmais e também de um estudo mais aprofundado das músicas renascentistas e dos cantos gregorianos.

Frei Marcos Andrade, diretor do IMCP, avaliou positivamente o primeiro concerto do ano. “Foi feito um programa bastante complexo para a idade. Não é qualquer coro que faz um programa de polifonia renascentista. Foi um concerto maravilhoso dentro do espírito da quaresma, de meditação e oração”, frisou. E, adiantou que a comunidade pode esperar outros concertos tão belos como este durante o ano. “Não só nesse semestre, mas no ano todo teremos muitos outros concertos com muita alegria”, revelou.

Em abril (12/04), acontecerá o Concerto da Semana da Língua Alemã e em maio (25/05), o Concerto Espiritual em honra à Maria.

VEJA MAIS IMAGENS DO CONCERTO