Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mês da Bíblia termina solene com concerto do Coral das Meninas dos Canarinhos

29/09/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – Em procissão, com velas nas mãos, as meninas do Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) deram início ao Concerto “Mês da Bíblia”,  neste sábado (28/9), na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, entoando a composição gregoriana “Ubi Caritas”, de Jacques Berthier.  Sob a regência do maestro Marcelo Vizani, o evento  beneficente foi realizado em prol da manutenção do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), que oferece aulas gratuitas para os músicos, e da continuação do restauro do órgão de tubos da centenária Igreja do Sagrado.

O pároco Frei Jorge Paulo Schiavini acolheu a todos e explicou que o Concerto foi preparado a partir da 1ª Epístola de São João, tema que serviu como base de estudo para todo mês de setembro, o mês da Bíblia. A reflexão é proposta anualmente pelo Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos de Minas Gerais (MG) e é abraçado por toda a Igreja do Brasil.

“Que possamos aproveitar esse momento como um aprofundamento de nossa fé e, da mesma forma, que possamos louvar a Deus pela arte do canto”, desejou Frei Jorge, agradecendo a todos pela generosidade e fidelidade nas doações para o restauro do órgão.

Frei Marcos Andrade, diretor do IMCP,  explicou que há  anos tem-se o costume de realizar concertos espirituais. “O objetivo principal é a evangelização através da música”, revelou o frade. “O Concerto ‘Mês da Bíblia’ contribui para transmitir o conteúdo da Epístola de São João de forma sintética e, com toda certeza, a música dá o toque de reflexão e meditação destes textos, que são muito ricos e espirituais”, refletiu o frade, que também é músico.

O repertório apresentou canções como “Ubi caritas”, de Jacques Berthier, e “O Nata lux”, de John J. Brackenborough. O grupo também apresentou: “O sacrum convivium”, do maestro Marco Aurélio Lischt; “The Lord is my shepherd”, de Randall Thompson; e “Salmo CL”, de Ernani Aguia; “Kyrie”, de Gabriel Rhinberger; “Memorare”, de Henrique Oswald; “Ave Maria”, de Giovanni Palestrina (VEJA O VÍDEO); “The Lord Bless you and keep you”, de John Rutter; e “Pater Noster”, de Franz Liszt.

A apresentação musical foi intercalada com textos da Epístola de São João, lidos pelas próprias meninas cantoras. Além disso, o Concerto contou com a presença da pianista, cravista e compositora Elisa Wiermann, que abrilhantou a noite.

O roteiro do Concerto foi pensado pelo experiente professor e assessor pedagógico do Grupo Educacional Bom Jesus de Petrópolis, Nilson Tassi. Para ele, o trabalho principal foi resumir  a Epístola de São João escolhendo as partes principais da obra. Segundo ele, o desafio foi transformar a linguagem em uma forma coloquial. “A intenção foi de que as meninas pudessem ler o texto bíblico como se estivessem conversando com a plateia”, disse. “Eu não sou um estudioso da Bíblia, mas procurei entender e passar a verdadeira mensagem que consta na Sagrada Escritura”, revelou o docente, que trabalha há mais de 20 anos na área da educação.“Estou satisfeito, gostei muito! Quando seu trabalho é premiado com música, na beleza que o coral apresenta, fica muito mais legal ainda”, comemorou.

Segundo o maestro Marcelo Vizani, todo o repertório foi pensado e voltado para a oração e reflexão. “Eu tenho certeza de que para a grande maioria das meninas foi um prazer, pois é um repertório que a gente ama fazer, e elas fazem com a alma e todo o carinho. Estamos todos emocionados com o resultado”, disse o maestro, afirmando que o Concerto já vinha sendo preparado há mais de um mês e meio. Para ele, um dos desafios da noite foi a peça de Randall Thompson, “The Lord is my shepherd”. “É bem difícil e exige bastante atenção do coro pela sua intensidade, mas acredito que as meninas realmente vestiram a roupagem da obra e foi um dos maiores prazeres desta noite”, acrescentou Marcelo Vizani.  “Não podemos esquecer que o coro é muito bom, sim, mas que elas são crianças”, lembrou.

O público, bastante eclético, lotou a Igreja do Sagrado e viu o encerramento  do concerto com chave de ouro: as meninas entoaram  o “Salmo Cl”, de Ernani Aguiar. Elas emocionaram e ganharam aplausos por um bom tempo.

No próximo sábado (05/10), o Coral dos Canarinhos apresenta o Concerto Franciscano, com músicas voltadas para o santo fundador da Ordem Franciscana,  São Francisco de Assis, e compostas exclusivamente por frades. O evento faz parte da programação “Semana Franciscana” da Paróquia do Sagrado. No dia 2 de novembro o coro fará o “Concerto de Finados” e, em dezembro (21/12), realizará o “Concerto de Natal”.


VEJA MAIS FOTOS DO CONCERTO