Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Canarinhos: Concerto Espiritual de Finados ‘on-line’

02/11/2020

Notícias

A tradição do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e da Igreja do Sagrado Coração de Jesus de homenagear os mortos por meio do Concerto Espiritual de Finados será mantido mesmo diante da pandemia. A apresentação deste ano ganhou um palco diferente e mais acessível: a internet. O Réquiem de Fauré apresentado em 2019 pelos corais dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e pela Orquestra Filarmônica de Petrópolis foi reeditado e será reapresentado nesta segunda-feira, dia 2, às 19h, na página dos Canarinhos no Facebook e na TV Franciscanos no YouTube.

“Não podíamos perder a tradição de realizar este momento de reflexão que já acontece há cinco anos em parceria entre o IMCP e a paróquia do Sagrado. Além de recordarmos os parentes e amigos falecidos e nos solidarizar com a dor das famílias, queremos levar, através da música, esperança e fé nestes tempos tão difíceis que o mundo está vivendo. Esta esperança é o Cristo que está sempre ao nosso lado, apesar de todos os problemas”, declarou o presidente do Instituto, frei Marcos.

Gabriel Fauré compôs seu Requiem no fim do século XVIII e foi uma de suas maiores obras. Formada por sete movimentos, a obra foi feita para ser cantada por dois solistas (soprano e barítono), coro misto acompanhado por orquestra e órgão. Segundo o próprio compositor, a obra seria dominada por um sentimento muito humano de fé no descanso eterno.

“Este é o quinto ano consecutivo de apresentação, mas com a diferença de estarmos na condição de isolamento social. Será uma transmissão do Réquiem de Fauré que apresentamos em 2019 e esperamos levar mais uma vez essa mensagem de paz e esperança para todas as pessoas que irão nos assistir. Esperamos que em 2021 possamos estar ao vivo na igreja do Sagrado Coração de Jesus para mais um Concerto Espiritual de Finados”, comentou o diretor artístico do IMCP, o maestro Marco Aurélio Lischt.

Mais informações sobre o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis podem ser consultadas pelos telefones (24)981245356 e (24)99926-1820 ou no site www.canarinhos.com.br .