Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Coral Arautos do Grande Rei comemora 40 anos de fundação

14/12/2012

Notícias

Por Moacir Beggo

No dia 25  de dezembro deste ano, além de comemorarmos o dia de Natal e o nascimento de Jesus Cristo, o Coral Arautos do Grande Rei de Xaxim, SC, completa 40 anos de existência. Frei Afonso Vogel continua de forma magistral à frente desta nobre instituição de ensino, ministrando diariamente suas aulas de música para as crianças e jovens que desfrutam dos ensaios, demonstrando seu constante empenho em utilizar da música como meio pedagógico para o desenvolvimento destas crianças e levando esta bela arte a todas as pessoas.

O Coral Arautos do Grande Rei foi fundado em 1972, quando fez a primeira apresentação na Missa de Natal. Desde então, o Coral não parou mais de fazer apresentações na cidade, no Estado e no país. Para manter esta obra, Frei Afonso Vicente Vogel conta com uma verba mensal da Prefeitura Municipal de Xaxim, promove eventos beneficentes e tem alguns benfeitores.

A sede do Arautos, ao lado esquerdo da matriz, foi inaugurada em 81 e depois foi ampliada.

Nos primeiros oito anos de sua existência, o Coral ensaiava no 1º andar da casa canônica de Xaxim. São 250 metros quadrados construídos, divididos em salas de ensaios, diretoria, saleta para guarda-roupas e dois vestiários com banheiros.

Frei Afonso

Aos 80 anos, com duas pontes de safena, Frei Afonso ainda se dedica exclusivamente à obra que fundou há 40 anos. Hoje, não dá para imaginar Frei Afonso longe dos seus Arautos. Aliás, só em 77 o Coral teve um breve recesso, exatamente porque ficou sem maestro, já que Frei Afonso fora transferido para Curitiba. Mas, em 78, ele estava de volta e o Coral não ficou mais sem o seu regente.  “Quando estava em Curitiba, pude ver uma apresentação dos Meninos Cantores de Viena e voltei mais animado ainda para o Coral dos Arautos do Grande Rei”, relembra o maestro.