Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conversão é tema do Retiro Quaresmal dos Frades de profissão temporária de Angola

20/02/2021

Notícias

Luanda (Angola) – Durante três dias, os frades de profissão temporária do tempo de Filosofia e Teologia da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola estiveram em Retiro Quaresmal na Fraternidade São Francisco de Assis.

Este Retiro teve a orientação de Frei Firmino Caculo, OFMCap, e participaram, além dos 49 professos temporários (21 que estão aguardando os vistos para estudarem no Brasil, um grupo no curso de Filosofia e outro para continuar o curso de Teologia, que já teve início via online), Frei Valdemiro Wastchuk e Frei João Alberto Bunga.

O retiro teve o seu início na manhã da Quarta-feira de Cinzas e terminou na sexta-feira à noite, com a Missa de Ação de Graças. O tema refletido durante o retiro foi a conversão. Segundo Frei Firmino, a mesma consiste em mudança de vida no sentido positivo, já que a pessoa deixa de fazer aquilo que não estava em sintonia com a vontade do Pai. “O cristão não deve ser aquele que tem inimigo a combater, mas um irmão a converter”, orientou o pregador.

Os encontros tiveram como base o livro do Evangelho de São Lucas, o evangelista da misericórdia, onde no primeiro dia refletiu-se sobre o personagem de Zaqueu (Lc 19, 1-10); no segundo, o Filho Pródigo (Lc 15, 11-32); e, no terceiro e último dia, Os Discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35).

Durante esses dias, a manhã foi reservada para prédicas, onde o pregador expunha as reflexões dos referidos textos; posteriormente, era feito o momento de deserto e, à tarde, seguia-se a plenária, onde os participantes podiam efetuar as suas contribuições bem como apresentar determinadas questões ao orientador. O dia terminava com a Santa Missa.

As sessões começavam sempre com a Oração de São Francisco diante do Crucifixo. Segundo o pregador, o carisma franciscano deve ser vivido à luz dos tempos, por isso indicava essa oração a fim de inspirar os encontros neste mesmo espírito: “Ó glorioso Deus altíssimo, iluminai as trevas do meu coração, concedei-me uma fé verdadeira, uma esperança firme e um amor perfeito. Dai-me, Senhor, o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me”.


Frei Abel Ndala Sahuma Nganji (texto) e Frei Eduardo Camunha (fotos)