Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento São Francisco celebra 370 anos

14/09/2017

Notícias

No dia 17 de setembro de 1647, festa franciscana das Chagas de São Francisco, era inaugurado em São Paulo o Convento em honra ao fundador da Ordem Franciscana. Para celebrar esses 370 anos de evangelização e presença franciscana no Largo São Francisco, a Província Franciscana da Imaculada Conceição e a Fraternidade Franciscana do Largo São Francisco iniciaram no dia 1º de setembro as comemorações, que se estenderão até o dia 4 de outubro, festa do Padroeiro. A principal comemoração desta data festiva acontece neste domingo, às 10h30, com a Missa de Ação de Graças presidida pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

Na ocasião será inauguarada a fachada da Igreja, que passou por uma nova pintura e será lançada uma edição atualizada do livro sobre a história da presença franciscana no Centro da Capital Paulista.

“Sopramos mais uma velinha de aniversário. Mas o motivo maior dessa alegria vai além do simbolismo das paredes do que restou desse Convento: continua viva a história construída em comunhão e parceria com o Povo de Deus da cidade de São Paulo. O Convento São Francisco, desde as suas origens, habitado por homens santos e pecadores, sempre foi um marco referencial de profetismo, de ousadia e de militância pela causa do Bem e da Paz, assim como nos ensina o Evangelho de Nosso Jesus Cristo”, lembra Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição.

No Convento, durante este mês, poderão ser vistas duas exposições. Uma homenageia a exposição fotográfica “Os caminhos de Dom Paulo em São Paulo”, de Douglas Mansur. São 95 fotografias, feitas entre 1980 e 2016, que retratam momentos importantes do “Cardeal dos pobres” à frente da Igreja de São Paulo. A outra é a exposição “Cores da Fé”, do artista plástico Eduardo Marques de Jesus, que tem retratado a cidade de São Paulo, principalmente o centro histórico, em seus quadros.

No dia 25 de setembro terá início a Novena em honra ao Padroeiro. Entre as atividades, a bênção dos Animais do Zoológico de São Paulo, no dia 2 de outubro, às 15 horas. No dia 4 de outubro, o Padroeiro será festejado durante todo o dia. Missas, bênção dos animais, barracas de comes e bebes e muitas atrações.

A programação completa pode ser conferida neste Especial.


Site Franciscanos em colaboração com Pascom do Santuário e Convento São Francisco

IMAGENS DESTE ESPECIAL: Pintura de Augusto de Azevedo Militão e Eduardo Marques de Jesus, o “Edu das Águas”, que está em uma das Mostras do Convento. 

convento_sf_150917

Igreja do Convento, à esquerda; e igreja, à direita, da Fraternidade das Chagas da Ordem Franciscana Secular.