Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conselho Provincial de Juventudes começa a ganhar forma

25/03/2019

Notícias

Uma comissão formada a partir do Conselho Provincial de Juventudes deu início, neste final de semana (23 e 24/3), nas dependências da Fraternidade Santo Antônio do Pari, em São Paulo/SP, à sistematização e planejamento das atividades. Para atender às demandas dos jovens da Província, este trabalho foi organizado a partir de três eixos definidos na primeira reunião do Conselho: itinerário, formação e comunicação.

Compõe esta comissão: Frei Diego Atalino de Melo e Frei Vitor Amâncio, pelo Serviço de Animação Vocacional; Frei Marx Rodrigues dos Reis, pelo Serviço Franciscano de Solidariedade; Ir. Isabel Simeoni, da Congregação das Franciscanas de Ingolstadt; Mariana Rogoski e Maurício Bernz, de Curitiba/PR; Suzan Aparecida, Aline Vieira e Vinícius Fabreau, de São Paulo/SP; e Carlos Neto, de Bauru/SP.

As atividades ocorreram na sede administrativa do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras). Frei Diego deu as boas vindas e fez a oração inicial que teve como inspiração um texto do Espelho da Perfeição do Frade Menor, onde São Francisco associa o frade perfeito à união dos múltiplos talentos e personalidades de cada frade, reunidos em prol de um mesmo ideal. Em seguida, Frei Vítor fez a leitura da ata da primeira reunião do Conselho.

Quatro passos

Para aquecer os trabalhos, Vinícius Fabreau, da Juventude Franciscana (Jufra) de São Paulo, fez uma pequena apresentação a partir dos documentos da Igreja, sobre um possível caminho da ação evangelizadora e franciscana: observar, discernir, transformar, celebrar.

Em seguida, os participantes definiram o Plano de Ação do Conselho e foram divididos em dois grupos de trabalho: Itinerário e formação. O objetivo era construir planos de ações das diferentes atividades realizadas com os jovens, refletindo sobre este itinerário de caminhada franciscana. Ao final da tarde, o grupo socializou e alinhou as demandas de trabalho e definiu as responsabilidades e cronograma para execução desta sistematização.

Protagonismo e formação

Evangelizar de um jeito jovem é o objetivo principal deste Conselho, como explica Mariana: “Para realizarmos ações de evangelização de jovem para jovem é necessário a organização e estruturação de tudo o que acontece”, definiu.

Para Carlos, a formação franciscana, através de subsídios, é essencial para o engajamento das juventudes. “Fomentar uma cultura formativa para os jovens da Província, contemplando as atividades que já acontecem, é de extrema importância. É fundamental a questão da formação franciscana, por isso é uma área que precisa ser valorizada”, enfatizou.

Comunicação

No domingo, após a Celebração Eucarística, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, a comissão reuniu-se para alinhar o planejamento de comunicação. Cada um apresentou seu ponto de vista, porém, foi comum a percepção da importância das redes sociais e da adequação de formatos de materiais evangelizadores para as juventudes. Esta comunicação deve estar a serviço da formação, como meio de visibilizar o itinerário franciscano.

Para a Irmã Isabel, as discussões foram muito produtivas. “Essa organização contribui para a facilidade de acesso a materiais para executar as atividades. Ver este trabalho pronto vai dar muita força para cada um de nós que estamos construindo esta sistematização”, concluiu.

Desde o Capítulo Provincial de 2012, Frei Diego coordena os trabalhos do Serviço de Animação Vocacional da Província e está entusiasmado com o protagonismo das juventudes. “Queremos dar voz aos jovens e torná-los participantes de tudo aquilo que é feito nessa área na Província, de modo que este trabalho se consolide com os jovens”, explicou.

Com a conclusão desta reunião, a equipe levou para suas comunidades a tarefa da construção e sistematização dos planos de ação e o desejo de construir na sociedade os valores franciscanos. Nossos agradecimentos à Província e de modo especial à Fraternidade que nos acolheu com tanto carinho e dedicação.

Equipe de Comunicação do Conselho