Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nasce o Conselho de Juventude da Província

17/02/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Em 2019, atendendo a uma demanda dos próprios frades, nasce o Conselho Provincial da Juventude. Ao todo, 23 pessoas, entre religiosas e leigos, compõem o seleto grupo, vindos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Outra característica é que nele estão representadas as cinco Frentes de Evangelização da Província: Solidariedade, Comunicação, Missões, Educação e Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento.

Segundo Frei Diego Melo, coordenador do SAV, o Conselho será um braço direito no planejamento do processo formativo da juventude da Província. “A missão deles é pensar, articular, amadurecer, avaliar e apontar caminhos e direções para as atividades com juventude”, esclarece.

Para o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, a formação deste Conselho da Juventude é um grande passo, que vai de encontro com o que é proposto pelo Plano de Evangelização da Província. “Uma das dimensões da nossa evangelização, e que está em destaque no Plano de Evangelização da Província, é que ela seja partilhada com os leigos e leigas. No campo da juventude, é importante que os jovens sejam os protagonistas deste trabalho”, pontua Frei César. Para ele, outro fator de destaque na criação e articulação do Conselho é a garantia de um trabalho continuado, que caminha independentemente de quem esteja à frente do Serviço de Animação Vocacional.

Segundo o Ministro Provincial, os jovens podem trazer um novo espírito para os trabalhos em todas as Frentes de Evangelização, além de apontar novos caminhos a serem trilhados. “Os jovens têm muito dinamismo, são mais ousados. É um espírito próprio da juventude. Acredito que eles podem contribuir dando mais vida, renovando tudo aquilo que se faz, também no sentido de abrir caminhos. Hoje temos cinco Frentes de Evangelização. Quem sabe a juventude possa nos apontar sinais do nosso tempo que precisem mais da nossa presença, ou então um modo próprio de estar em cada uma das Frentes já abraçadas pela nossa Província”, afirma.

Histórico

Desde 2011, os frades têm acompanhado de perto a juventude presente nos cinco estados atendidos pela Província. Naquele ano, o Secretariado Provincial para a Evangelização promoveu um encontro no Seminário de Agudos (SP), que reuniu quase 80 jovens, vindos de todas as Frentes de Evangelização. Este encontro foi o ponto de partida para ouvir os apelos da juventude. Em 2014, foi realizada a primeira edição da Caminhada Franciscana, atividade que movimentou os jovens e os aproximou, sobretudo, dos frades e do carisma franciscano.

Oito anos depois daquele encontro, muitas coisas aconteceram. Um número impressionante de jovens responde positivamente a cada encontro promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV). São as Caminhadas, Missões, Encontros formativos e acampamentos, além das atividades vocacionais, dirigidas especificamente aos jovens com o desejo de discernir sua vocação junto à Ordem dos Frades Menores. Tanta demanda fez com que fosse criado o Conselho Provincial da Juventude.

O Conselho da Juventude esteve reunido nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Convento e Santuário São Francisco, no centro de São Paulo. Na ocasião, eles deram seus primeiros passos enquanto grupo constituído, conheceram um pouco mais da organização da Província e dos diversos trabalhos das Frentes de Evangelização. Para Mariana Cassiano, de Nilópolis (RJ), foi um momento importante para ter um panorama da Província. “Temos vários trabalhos sendo feitos, provincial e regionalmente, que não conhecemos. Acho que a questão de conseguir dialogar com várias frentes de juventude é o que torna esse Conselho importante. Conseguimos ouvir experiências diferentes, de lugares diferentes, que às vezes pode dar certo em nosso regional ou não, mas acho que essa troca é muito importante”, assegura a jovem. No domingo de manhã, o grupo celebrou a Eucaristia com a comunidade local. A Missa foi presidida por Frei César.

Formação é uma das prioridades

Para Frei Diego Melo, uma necessidade latente da juventude presente nos locais onde a Província atua é a formação. “Hoje em dia há muita desinformação, falta de clareza e dificuldade de entender a própria história, a fé, a Igreja, a realidade. Vemos que eles têm dificuldade em fazer uma leitura amadurecida e evangélica disso tudo”, aponta o frade. Segundo ele, as atividades promovidas pelo SAV podem ajudar os jovens a encontrarem um caminho desafiante, que responda seus questionamentos. “Nós, franciscanos, podemos apresentar uma proposta de vida que seja de fato audaciosa, desafiadora e, ao mesmo tempo, que esteja ao alcance deles, mas que os puxe sempre mais para cima. Como o Papa Francisco pede, precisamos evitar a mediocridade”, alerta Frei Diego.

O carisma franciscano é essencialmente jovem

Conforme apontou o Ministro Provincial, uma característica marcante dos jovens é a ousadia. Esta também foi uma característica do jovem Francisco de Assis. Talvez por isso, o carisma franciscano continue atraindo centenas de jovens em todo o mundo, no Brasil e na Província da Imaculada. Segundo Frei César, é preciso resgatar este ideal franciscano. “Francisco e seus seguidores viveram com aquela rebeldia, com esse espírito arrojado da juventude. Este é um ideal essencialmente jovem. Mesmo que a gente envelheça em idade, neste ideal nunca podemos perder este espírito jovem, renovado. Por isso ele continua também atraente”, assinala Frei César.

Para ele, outro fator que continua em alta entre os jovens é o seguimento de Jesus Cristo. Os jovens hoje, como Francisco naquela época, anseiam o seguimento a Cristo. “O Evangelho é atemporal, ele continua muito atual no nosso tempo. O Evangelho é a nossa forma de vida, é a nossa regra. São Francisco não quis inventar nada para além do Evangelho. Ele encarna o Evangelho no seu tempo, por isso também ele continua atraindo, porque nos desafia a encarnar o Evangelho também no nosso tempo”, convida o Ministro Provincial.

Confira algumas imagens do encontro realizado em São Paulo: