Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conselho de Cardeais se reúne com o Papa Francisco até dia 4

02/07/2014

Papa Francisco

franciscards
O Conselho de Cardeais está reunido com o Papa Francisco deste ontem (1º de julho) até sexta-feira, 4 de julho. Estes quatro dias de trabalho poderão vir a ser decisivos para a reforma do governo central da Igreja, como informa a Rádio Vaticano. Os oito cardeais conselheiros – mais o nono membro que é o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé – debatem os principais temas da organização e da missão da Igreja e preparam uma síntese. Com a coordenação do cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga, este grupo poderá apresentar propostas concretas para que o Papa Francisco, sempre presente nos debates, tenha condições de tomar decisões.

Várias são as questões a serem analisadas: o futuro do IOR, Instituto para Obras de Religião, cuja comissão de controle, presidida pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castello reúne-se também durante esta semana em Roma; a figura do hipotético “moderator curiae” da Cúria, que muito se fala e parece ser uma hipótese a ser adotada, e ainda o destino de alguns Conselhos Pontifícios com a provável fusão ou agregação a outros, sempre com a finalidade de modernizar, simplificar e principalmente, economizar.

Precisamente com este objetivo de economizar, foi criada recentemente a Secretaria para a Economia, confiada ao Cardeal George Pell, arcebispo emérito de Sydney, que estuda como reduzir os custos do Vaticano, nomeadamente, os que estão ligados às áreas da comunicação e da informação.

Recorde-se que o Conselho de Cardeais foi criado pelo Santo Padre para o ajudar no governo da Igreja Universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica “Pastor Bonus” sobre a Cúria Romana, que foi publicada pelo Papa João Paulo II (1920-2005) a 28 de junho de 1988. Esta é a 5ª reunião do Conselho.

O grupo, coordenado por Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, inclui Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile, e Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia.

Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e George Pell arcebispo de Sydney, na Austrália, completam o elenco do conselho que tem como secretário D. Marcello Semeraro, bispo da diocese italiana de Albano.


Fonte: Rádio Vaticano