Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral escreve sobre sua lenta recuperação

21/10/2019

Notícias

O Ministro Geral, Frei Michael Perry, que sofreu um acidente de bicicleta no dia 15 de agosto, dá notícias sobre sua lenta recuperação e pede orações.

Meus queridos Irmãos da Ordem,

Que o Senhor te dê paz!

É com satisfação que, mais uma vez, tenho a oportunidade de escrever para fornecer uma atualização do meu processo de reabilitação. Em 15 de outubro, visitei o cirurgião ortopédico que realizou a operação inicial para reconstruir parte da minha pelve (bacia). De acordo com os raios X, o osso está lentamente se recompondo. Graças às suas orações e apoio, a um programa de repouso para não fazer força ou peso na perna esquerda e, é claro, aos 31 parafusos e 2 placas que ajudam a manter tudo unido. Devo continuar evitando peso na perna esquerda pelo menos até o final de novembro. Se tudo correr bem, devo conseguir aumentar lentamente o peso na perna esquerda até o mês de dezembro. Continuo fazendo fisioterapia três vezes por semana para trabalhar a força muscular e flexibilidade.

Uma preocupação permanece: se existe cartilagem suficiente na articulação do quadril esquerdo para permitir o livre movimento da cabeça do fêmur na articulação pélvica. Não há testes para determinar isso. Isso será revelado quando colocar  peso crescente na perna esquerda para recuperar lentamente a capacidade de andar sem a ajuda de um andador ou muleta. Existe a possibilidade de que, em algum momento, eu precise de uma segunda cirurgia para fazer o que é chamado de substituição total do quadril caso a cartilagem tenha sido severamente comprometida. Por favor, mantenha essa intenção especial em suas orações.

Durante esse período de convalescença, recebi muitas mensagens de apoio e carinho de vocês, meus queridos irmãos, da Primeira Ordem, de nossas queridas Pobres Senhoras da Segunda Ordem e de membros da Ordem dos Franciscanos Seculares. Sou muito grato a cada um de vocês e a outras pessoas que expressaram preocupação e ofereceram apoio espiritual para acompanhar minha reabilitação.

Ao seguirmos o Sínodo Especial dos Bispos para a Amazônia, lembrem-se de manter as pessoas da região da grande bacia amazônica em nossas orações. Enquanto a Igreja discute questões vitais para a futura sobrevivência dos povos indígenas, o meio ambiente na região e as implicações globais de não se cuidá-lo e protegê-lo, assim como o futuro da evangelização e da missão da Igreja, os detratores continuam a desafiar a ortodoxia do Papa. Francisco, a Igreja local nos nove países e a Igreja do povo de Deus que, apesar de todos os obstáculos que enfrentam, permanece fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo que nos foram entregues pelos apóstolos. Oramos para que Deus, que é todo misericordioso e gracioso, ajude todos os que professam a fé em Jesus Cristo, que são membros da Igreja, e outros cristãos a passar de uma mera profissão verbal de nossa fé para realmente colocá-la em prática em nossas vidas. A encíclica do Papa Francisco sobre ecologia integral, fundamentada em uma visão bíblica e teológica consistente com os ensinamentos da Igreja, continua a inspirar, mesmo quando desafia. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que professam fé em Jesus Cristo e seguem o exemplo de São Francisco de Assis, que reconheceu a interconexão de todas as coisas que começam e são sustentadas por Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, uma relação de Trindade expressa, de acordo com nosso próprio São Boaventura, no e através do universo criado, continua a inspirar, mesmo que desafie.

Oremos também por nossos membros franciscanos, pela Igreja e pelo povo de Deus em países onde a agitação e o conflito civil dividem as pessoas, resultando na destruição da vida e da propriedade. Lembremos de maneira especial o Haiti, Peru, Equador, Venezuela, Sudão do Sul, Egito, Sudão, Benin, a Região Administrativa Especial de Hong Kong, Síria e outras partes do mundo que precisam de nossa oração e solidariedade.

Que Deus continue abençoando cada um de vocês, meus queridos Irmãos da Ordem, e todos os membros da Família Franciscana. Oremos uns pelos outros e, juntos,  esforcemo-nos em colocar na prática nossa fé. Desejo expressar mais uma vez minha mais profunda gratidão ao irmão Julio Bunader, Vigário Geral que atua em meu lugar, aos membros do Definitório Geral, ao secretário geral e a todos os ministros (provinciais, Custódios, presidentes) que diariamente dão a vida por seus irmãos.

Desejo a você todas as bênçãos espirituais de Deus!

Frei Michael Perry

Chicago, 18 de outubro de 2019